Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallim, Elaine Ferraz do Amaral
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_48a20ab9c8cb3edb754aef99d6601650
oai_identifier_str oai::385105
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguisticoDifficult into learning into question : a neurolinguistic studiyngDificuldade de aprendizagemEscritaLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLearning difficultiesWrittenPortuguese language - Study and teachingOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho tem como proposta conduzir um estudo neurolinguístico motivado por três questões. A primeira refere-se ao ensino da língua portuguesa e o quanto a prática pedagógica fundamentada num ensino normativo e redutor, que desconsidera a natureza histórica e social, intersubjetiva e cognitiva da linguagem, pode prejudicar o futuro dos jovens que não aprendem nem a teoria nem a língua. Ao adotar, erradamente, uma visão ancorada na Lingüística saussureana, abre-se caminho para a exclusão do mundo social e do sujeito, bem como de suas atividades ou experiências significativas. Por filiar-se a uma visão normativa de língua e por não conseguir eficiência naquilo que se propõe, a escola justifica o seu desempenho atribuindo patologias àqueles alunos que, por algum motivo, não se ajustam às normas, provocando efeitos devastadores a lhes prejudicar a expressão e a comunicação para o resto de suas vidas. As conseqüências desse tipo de ensino também atingem professores, que, tendo a sua formação escamoteada, retornam à escola, para dar aulas, formando um círculo vicioso que compromete toda a qualidade de ensino. Para desenvolver este trabalho, faço um estudo de caso do sujeito BN, aluna do curso de pedagogia, que foi diagnosticada aos 5 anos de idade como portadora de dificuldade de aprendizagem. Analiso este caso, não pelo seu aspecto singular, mas pelo fato de se constituir um exemplar do que acontece nas instituições escolares, tendo em vista que atuo como professora de Língua Portuguesa, no ensino público, há 20 anos. Primeiramente, faço a análise do modo como a escola ¿ ensino fundamental ¿ tem conduzido o ensino da língua portuguesa. Em seguida, apresento e analiso textos escritos pela aluna na universidade e, finalmente, os textos escritos no seguimento longitudinal, feito por mim, no Laboratório de Neurolinguístico (LABONE), IEL/UNICAMP. Em outro momento, falo da subtilização do cérebro do aluno pela escola, que, distanciada da vida, tem suas práticas pedagógicas baseadas em atividades descontextualizadas e, essencialmente, metalingüísticas. Essas práticas pedagógicas ganham espaço na sala de aula, porque não fazem parte da escola determinados saberesAbstract: The purpose of this task is to discuss questions related to Portuguese language teaching and the importance of pedagogy practice based on a normative teaching, that doesn¿t consider the historic and social nature, intersubjective and cognitive language that can damage the future of young people that don¿t learn neither language nor theory. Adopting this saussureana linguistic, open a way to exclude the social world the person, his or her activities or meaningful experiences. Adopting a normative vision of language and not achieving efficiency in what is purposed, school justifies its performance attributing patologies for those students that for any reason don¿t succeed the norms, causing desolating effects and damaging their communication for the rest of their lives. The consequences of this kind of teaching affect teachers with an interrupted graduation that come back to school to teach creating a vicious circle that compromises the quality of teaching. To develop this study, I have an example with a student BN , a pedagogy student, that was diagnosed at the age of 5 having learning difficulties. I analyze this case not just for its singular aspect, but because it¿s an example of what is happening at school nowadays. First of all, I analyze the way school (elementary and middle) has been handling Portuguese Language teaching. Then I present and analyze written texts by a college student and finally written texts, written in a longitudinal segment, made by me at Unicamp, neurolinguistic laboratory (LABONE/IEL). I talk about the school sub utilization of the student¿s brain too, when far from life has its pedagogical practices based on out of context activities and essentially met linguistic. Those pedagogical practices obtain a great success in the classroom, because they don¿t belong to school knowledgeMestradoNeurolingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Alkmim, Tania MariaMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVallim, Elaine Ferraz do Amaral20062006-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762VALLIM, Elaine Ferraz do Amaral. Dificuldade de aprendiagem em questão: um estudo neurolinguistico. 2006. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/385105porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:42:16Zoai::385105Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:42:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
Difficult into learning into question : a neurolinguistic studiyng
title Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
spellingShingle Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
Vallim, Elaine Ferraz do Amaral
Dificuldade de aprendizagem
Escrita
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Learning difficulties
Written
Portuguese language - Study and teaching
title_short Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
title_full Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
title_fullStr Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
title_full_unstemmed Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
title_sort Dificuldade de aprendiagem em questão : um estudo neurolinguistico
author Vallim, Elaine Ferraz do Amaral
author_facet Vallim, Elaine Ferraz do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Alkmim, Tania Maria
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallim, Elaine Ferraz do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem
Escrita
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Learning difficulties
Written
Portuguese language - Study and teaching
topic Dificuldade de aprendizagem
Escrita
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Learning difficulties
Written
Portuguese language - Study and teaching
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762
VALLIM, Elaine Ferraz do Amaral. Dificuldade de aprendiagem em questão: um estudo neurolinguistico. 2006. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VALLIM, Elaine Ferraz do Amaral. Dificuldade de aprendiagem em questão: um estudo neurolinguistico. 2006. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/385105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188954927267840