Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Sara de Fátima Domingos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2139
Resumo: A aprendizagem da leitura e escrita pelas crianças é um dos principais objetivos das escolas do ensino primário. A nossa prática docente tem mostrado que existem muitas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos alunos do ensino primário desde a 1ª à 4ª classe. Perceber as razões que estão na base das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e contribuir para a resolução, propondo estratégias didáticas que facilitam a aprendizagem da leitura e escrita é o propósito desta investigação. Para tal optamos pela metodologia essencialmente qualitativa, realizando um estudo de caso na Escola Primária, Iº e IIº Ciclo, do Ensino Secundário, da Damba Maria 1064, do Município de Benguela, em Angola. As informações foram recolhidas numa amostra de 122 sujeitos, através de questionários, entrevistas e observação direta. Os resultados mostram que o fraco domínio pedagógico e metodológico dos professores, a fraca preparação dos alunos nas classes anteriores, a falta de acompanhamento de alguns pais ou encarregados de educação aos filhos, as condições técnicas/materiais das salas de aulas inadequadas que implicam uma postura corporal incorreta, interferindo assim na leitura e na escrita (leitura incorreta e letra inelegível), são alguns dos fatores que estão na base das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, o que tem contribuído para um processo de ensino-aprendizagem deficiente. Assim, recomendamos que a direção da escola desenvolva iniciativas de promoção da literacia e de capacitação pedagógico-metodológica através de seminários ou encontros dedicados à aprendizagem da Língua Portuguesa, envolvendo professores, pais e encarregados de educação. No que respeita aos professores, seria essencial que implementassem estratégias de diagnóstico e intervenção precoce de dificuldades de leitura e escrita a fim de responderem com ações didáticas diferenciadas e adequadas.
id RCAP_7debf8a1e612e31546c75d33ba2c3ba9
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.Aprendizagem da leituraDidática da Língua PortuguesaDificuldades de aprendizagemAprendizagem da escritaLearning to WriteTeaching Portuguese LanguageLearning difficultiesLearning to readManagementA aprendizagem da leitura e escrita pelas crianças é um dos principais objetivos das escolas do ensino primário. A nossa prática docente tem mostrado que existem muitas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos alunos do ensino primário desde a 1ª à 4ª classe. Perceber as razões que estão na base das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e contribuir para a resolução, propondo estratégias didáticas que facilitam a aprendizagem da leitura e escrita é o propósito desta investigação. Para tal optamos pela metodologia essencialmente qualitativa, realizando um estudo de caso na Escola Primária, Iº e IIº Ciclo, do Ensino Secundário, da Damba Maria 1064, do Município de Benguela, em Angola. As informações foram recolhidas numa amostra de 122 sujeitos, através de questionários, entrevistas e observação direta. Os resultados mostram que o fraco domínio pedagógico e metodológico dos professores, a fraca preparação dos alunos nas classes anteriores, a falta de acompanhamento de alguns pais ou encarregados de educação aos filhos, as condições técnicas/materiais das salas de aulas inadequadas que implicam uma postura corporal incorreta, interferindo assim na leitura e na escrita (leitura incorreta e letra inelegível), são alguns dos fatores que estão na base das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, o que tem contribuído para um processo de ensino-aprendizagem deficiente. Assim, recomendamos que a direção da escola desenvolva iniciativas de promoção da literacia e de capacitação pedagógico-metodológica através de seminários ou encontros dedicados à aprendizagem da Língua Portuguesa, envolvendo professores, pais e encarregados de educação. No que respeita aos professores, seria essencial que implementassem estratégias de diagnóstico e intervenção precoce de dificuldades de leitura e escrita a fim de responderem com ações didáticas diferenciadas e adequadas.Learning to read and write by children is one of the main objectives of primary schools. Our teaching practice has shown that there are many difficulties in reading and writing in primary school students from 1st to 4th grade. Understanding the reasons underlying the difficulties of learning to read and writing, and contributing to their resolution proposing teaching strategies that facilitate the learning process of reading and writing is the main purpose of this research. To that end, we opted for an essentially qualitative methodology, conducting a case study in Primary School, 1st and 2nd Cycle, Secondary Education, Damba Maria 1064, Benguela Municipality, in Angola. The information was collected in a sample of 122 subjects through questionnaires, interviews and observation. The results show that teachers' weak pedagogical and methodological training, the poor preparation of students in previous classes, the lack of accompaniment of some parents or caregivers to their children, the technical/material conditions of the school (namely inadequate classrooms' that entail incorrect bodily posture, which decreases the quality of reading and produces ineligible letter) are some of the factors that are the basis of the learning difficulties in reading and writing of the students, which has contributed to an unsuccessful process of teaching and learning. Thus, we recommend that school management develop initiatives to promote literacy, and enhance pedagogical and methodological capabilities through seminars or meetings with teachers and parents devoted to Portuguese Language. As for teachers, it is essential that they adopt early diagnostic and intervention strategies for learning difficulties in reading and writing in order to implement differentiated teaching actions.2018-04-09T16:54:58Z2018-04-092018-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBastos, S. F. (2018). Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2139http://hdl.handle.net/11328/2139Bastos, S. F. (2018). Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2139http://hdl.handle.net/11328/2139TID:201882825porBastos, Sara de Fátima Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:05:04Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:12.409758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
title Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
spellingShingle Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
Bastos, Sara de Fátima Domingos
Aprendizagem da leitura
Didática da Língua Portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem da escrita
Learning to Write
Teaching Portuguese Language
Learning difficulties
Learning to read
Management
title_short Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
title_full Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
title_fullStr Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
title_full_unstemmed Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
title_sort Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela.
author Bastos, Sara de Fátima Domingos
author_facet Bastos, Sara de Fátima Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Sara de Fátima Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Didática da Língua Portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem da escrita
Learning to Write
Teaching Portuguese Language
Learning difficulties
Learning to read
Management
topic Aprendizagem da leitura
Didática da Língua Portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem da escrita
Learning to Write
Teaching Portuguese Language
Learning difficulties
Learning to read
Management
description A aprendizagem da leitura e escrita pelas crianças é um dos principais objetivos das escolas do ensino primário. A nossa prática docente tem mostrado que existem muitas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos alunos do ensino primário desde a 1ª à 4ª classe. Perceber as razões que estão na base das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e contribuir para a resolução, propondo estratégias didáticas que facilitam a aprendizagem da leitura e escrita é o propósito desta investigação. Para tal optamos pela metodologia essencialmente qualitativa, realizando um estudo de caso na Escola Primária, Iº e IIº Ciclo, do Ensino Secundário, da Damba Maria 1064, do Município de Benguela, em Angola. As informações foram recolhidas numa amostra de 122 sujeitos, através de questionários, entrevistas e observação direta. Os resultados mostram que o fraco domínio pedagógico e metodológico dos professores, a fraca preparação dos alunos nas classes anteriores, a falta de acompanhamento de alguns pais ou encarregados de educação aos filhos, as condições técnicas/materiais das salas de aulas inadequadas que implicam uma postura corporal incorreta, interferindo assim na leitura e na escrita (leitura incorreta e letra inelegível), são alguns dos fatores que estão na base das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, o que tem contribuído para um processo de ensino-aprendizagem deficiente. Assim, recomendamos que a direção da escola desenvolva iniciativas de promoção da literacia e de capacitação pedagógico-metodológica através de seminários ou encontros dedicados à aprendizagem da Língua Portuguesa, envolvendo professores, pais e encarregados de educação. No que respeita aos professores, seria essencial que implementassem estratégias de diagnóstico e intervenção precoce de dificuldades de leitura e escrita a fim de responderem com ações didáticas diferenciadas e adequadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-09T16:54:58Z
2018-04-09
2018-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bastos, S. F. (2018). Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2139
http://hdl.handle.net/11328/2139
Bastos, S. F. (2018). Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2139
http://hdl.handle.net/11328/2139
TID:201882825
identifier_str_mv Bastos, S. F. (2018). Dificuldades de leitura e escrita e estratégias didáticas diferenciadas: Estudo de caso na Escola Primária da Damba Maria, Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2139
TID:201882825
url http://hdl.handle.net/11328/2139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134951509065728