O algoritmo auto-ajustavel no controle de processos com atraso de transporte variante no tempo
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576189 |
Resumo: | Orientador: Wagner C. Amaral |
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O algoritmo auto-ajustavel no controle de processos com atraso de transporte variante no tempoIndustria - AutomaçãoEngenharia elétricaOrientador: Wagner C. AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia EletricaResumo: Durante muitos anos o interesse pela obtenção de controladores que ajustam automaticamente seus próprios parâmetros durante o controle de processos complexos ou que estão sujeitos a variações nas condições de operação, tem motivado diversos trabalhos na área de controle adaptatlvo. Dentre estes trabalhos insere-se o controlador de variância mínima generalizada (GMV) utilizando a abordagem auto-ajustável para a adaptação dos parâmetros do controlador. Este controlador na sua forma padrão assume conhecido e fixo o valor do atraso de transporte do sistema. Neste trabalho são propostos três métodos para a utilização do algoritmo GMV no controle de processos com atraso desconhecido ou variante: (I) GMV com estimação do valor do atraso. (II) GMV com compensação do valor do atraso. (lll) controlador por alocação de pólos com estrutura GMV. Todas estas estratégias estão baseadas num novo modelo do processo que assume Inicialmente conhecida a faixa de variação do atraso. Este modelo apresenta um polinômio estendido no numerador que representa os zeros do processo e Inclui parte do valor do atraso de transporte do sistema. A estratégia (l) apresenta duas diferentes abordagens para a estimação do valor do atraso e Inclui algumas modificações no algoritmo do estimador. A estratégia (II) é baseada no conceito clássico de compensação do atraso a partir de um modelo explícito do processo. Neste caso o controlador é obtido para um modelo aproximado do processo com atraso unitário. A estratégia (III) é clássica e é apresentada para comparaçãoAbstract: For many years there has been an Interest on controlJers that automatically update their own parameters when controlling compIex processes or when the operation conditions vary. This interest has increased the number of works in adaptive controI area. The generalized minimum variance controller (GMV) is included in these works and it uses the seIf-tuning approach to update the controller settings. This controler in its standard form assumes known and constant time delay system. This work presents three strategies using GMV algorithm on controlling processes with unknown or varying dead time: (I) GMV with dead time estlmation, (II) GMV with dead time compensatlon, (III) pole-placement controller wlth GMV structure. All approaches are based on a new process model which assumes a prlorl known time delay range. This model Includes an extended polynomial on numerator which represents process zeros and it contains a fraction of time delay. The approach (I) includes two different strategies for time delay estlmatlon and it has some modifications on estimator. The approach (II) is based on classical concept of time delay compensation which uses an expIicit process model. ln this case the controller is obtained for an approximated process model with unit time delay. The approach (III) is a classical method and it is presented for comparisonMestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Amaral, Wagner Caradori do, 1952-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia ElétricaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLuders, Ricardo19921992-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[147] f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576189LUDERS, Ricardo. O algoritmo auto-ajustavel no controle de processos com atraso de transporte variante no tempo. 1992. [147] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576189. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/41979Publicação FEEporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T15:26:50Zoai::41979Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-29T15:26:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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