Distopia e ensino de Geociências : contribuição da literatura distópica na análise crítica e reflexiva da relação sociedade-natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Natália Santo, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637265
Resumo: Orientador: Vânia Maria Nunes dos Santos
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spelling Distopia e ensino de Geociências : contribuição da literatura distópica na análise crítica e reflexiva da relação sociedade-naturezaDystopia and geosciences teaching : contribution of dystopian literature in the critical and reflexive analysis of the society-nature relationshipGeociências - Métodos de ensinoGeografia (Ensino médio) - Estudo e ensinoGeografia e literaturaDistopiasGeografia e meio ambienteGeosciences - Teaching methodsGeography (High School) - Study and teachingGeography and literatureDystopiasGeography and environmentOrientador: Vânia Maria Nunes dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O presente estudo objetiva investigar a contribuição da literatura distópica como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento de análises críticas e reflexivas sobre a relação sociedade-natureza na escola. Com base nesse gênero literário, consideram-se temáticas contemporâneas, tais como "Sociedade de Risco" e "Antropoceno" e, por conseguinte, as implicações ante a crise socioambiental. Partindo de interpretações multidimensionais e inter-relacionais que contemplem as percepções dos alunos de espaço e de tempo, assim como do local e do global, este estudo toma como ponto de referência o contexto da cidade de São Paulo/SP, especificamente, o distrito da Penha. Para tal finalidade, o trabalho selecionou o livro de ficção distópica Não verás país nenhum, de 1981, do escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão. Referenciada no método da Pesquisa-Ensino e sob o aporte teórico dos procedimentos investigativos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), a pesquisa desenvolveu-se com estudantes do ensino médio, na disciplina de Geografia. Nesse sentido, os educandos realizaram atividades tanto em sala de aula quanto no entorno da unidade escolar por meio de trabalhos de campo. Dentre os processos e produtos, foram elaborados mapas de percepções e prognósticos de cenários futuros, mapas locais de identificação e diagnóstico da realidade socioambiental e, por fim, rodas de leitura e conversa. Justifica-se, portanto, a relevância das atividades e dos procedimentos didáticos adotados para suscitar transformações de valores, bem como de atitudes no intuito de sensibilizar e promover uma postura proativa e cidadã dos alunos ao reconhecer a realidade socioambiental local a qual se inserem e para nela intervirem. Pelas razões apontadas, os procedimentos didáticos-pedagógicos encontram-se em consonância com a proposta da UNESCO de educação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao frisar a importância de um modelo pedagógico voltado para a ação, bem como alicerçado na promoção de competências que busquem a reflexão dos sujeitos perante as suas condutas cotidianas considerando os impactos socioeconômicos, culturais e ambientais, presentes e futuros a partir de diferentes escalas de análise. Por último, as atividades realizadas vêm apontando a contribuição das narrativas de futuros distópicos para compreender o presente e projetar cenários futuros, destacando a importância do protagonismo e da corresponsabilização dos educandos frente à construção de novas possibilidades socioambientaisAbstract: The current study aims to look into the dystopic literature contribution as a didactic-pedagogical resource in the development of critical and reflexive analyzes about the society-nature relationship in school. Based on the mentioned literary genre, contemporary themes are considered, such as "Society of Risk" and "Anthropocene" and, hence, the implications for the socio-environmental crisis. Assuming multidimensional and interrelated interpretations obtained from the students¿ perceptions of space and time, as well as, locally and globally, one takes for the context as reference point the city of São Paulo, specifically the Penha district. Therefore, the dystopian fiction book Não verás país nenhum by the author Ignácio de Loyola Brandão written in 1981 was selected. Referenced in the Research-Teaching method and under theoretical contribution of the investigative procedures of Historical Critical Pedagogy (HCP), the research was developed with high school students in Geography class. In this sense, the students carried out activities in classroom and around school. Among the processes and the results, forecasts and perceptions maps of future, local maps of identification and diagnosis of socio-environmental reality, and finally, reading/talking circles were elaborated. Therefore, the relevance of didactic activities and procedures adopted to provoke transformation of values is justified, as well as, acts in order to raise awareness and promote a proactive attitude and citizenship of the students, recognizing the local socio-environmental reality to which they belong. For the reasons mentioned, the didactic-pedagogical procedures are in line with UNESCO¿s education proposal for the Sustainable Development Objectives (SDO), stressing the importance of an action-oriented pedagogical model as well as being based on the promotion of competences that seek the reflection of the subjects before their everyday behaviors, considering the socioeconomic, cultural and environmental impacts, present and future, from different analysis scales. Finally, the activities carried out have pointed out the contribution of the narratives of dystopian future in order to understand the present and to plan the future scenarios, highlighting the importance of the leading role and the co-responsibility of the students in the construction of new socio-environmental possibilitiesMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestra em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Santos, Vânia Maria Nunes dos, 1961-Bacci, Denise de La CortePlacido, Vera Lucia dos SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLisboa, Natália Santo, 1989-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637265LISBOA, Natália Santo. Distopia e ensino de Geociências: contribuição da literatura distópica na análise crítica e reflexiva da relação sociedade-natureza. 2019. 1 recurso online (185 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637265. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1093668Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-10T10:15:49Zoai::1093668Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-10-10T10:15:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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