A presença das geociências em artigos para o ensino de geografia: um estado da arte entre 2012 e 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Nataly da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238313
Resumo: Os professores de Geografia Física e Geociências enfrentam o desafio de ensinar conteúdos que muitas vezes parecem abstratos aos alunos, e em suas concepções sem muita relevância em suas vidas. Este pensamento equivocado se deve a dificuldade de relacionar os fenômenos geográficos com o cotidiano do aluno, uma consequência da maneira de como esses conteúdos são apresentados. Sendo assim, a necessidade da superação do método de ensino conteudista e a busca de novas práticas pedagógicas, como novas metodologias que estimulem o interesse dos alunos é fundamental para a formação do conhecimento geográfico significativo. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo a realização de uma investigação bibliográfica, através de um estudo “Estado da Arte” a respeito do que tem sido discutido e produzido sobre o ensino, destacando fenômenos mais relacionados a Geociências, em artigos publicados no período de 2012 a 2021 no catálogo de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Foram selecionados vinte e nove trabalhos que tratam sobre o ensino de Geografia Física. A principal questão a ser respondida no desenvolvimento do projeto é a de que forma os temas relacionados à área podem ser tratados dentro da Geografia escolar de maneira integrada com o social, promovendo uma aprendizagem significativa. Nesse sentido o material consultado evidenciou as dificuldades dos professores no ensino de Geografia Física. Há indicação de novos caminhos no ensino com o uso de novas metodologias que visam a aprendizagem com experiências lúdicas, recursos didáticos e atividades fora do espaço escolar, englobando a comunidade na construção do conhecimento geográfico e auxiliando na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.
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