Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318 |
Resumo: | Orientador: Zeila de Brito Fabri Demartini |
id |
UNICAMP-30_49952dae4576255812a99611196316f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114190 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriaçõesProfessores - FormaçãoAlfabetizaçãoPsicologia socialConstrutivismoPolítica e educaçãoOrientador: Zeila de Brito Fabri DemartiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho procura mostrar as representações e apropriações do construtivismo pedagógico pelos professores alfabetizadores de escolas públicas estaduais e situa-las no quadro mais geral da educação pública no Estado de São Paulo, na atualidade. Para apreender estas representações e apropriações, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores alfabetizadores de CB1, e os dados foram tratados numa abordagem qualitativa. São representações plurais, implicando apropriações que ora valorizam, ora rejeitam o Construtivismo como prática, apresentando proximidade ou distanciamento do referencial teórico de Piaget, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, sobretudo. Na discussão sobre as razões de representações e apropriações diferenciadas e antagônicas, buscamos em vários autores amparo teórico, dentre eles Bourdieu, Chartier e Perrenoud. Abordamos ainda a crítica de vários acadêmicos ao construtivismo pedagógico e as implicações desta crítica na recepção dos professores alfabetizadores, vinculadas ao aumento ou à diminuição dos investimentos em estudos e pesquisas sobre uma prática alternativa, construtivista, de ensino e aprendizagem da leitura e da escritaAbstract: This dissertation tries to point out the representations and appropriations of constructivism by literacy teachers of public schools and tries to situate them in the large scenery of public education in São Paulo State, nowadays. To acquire these representations we made semi-structured interview with literacy teachers of CB1 (the first class of literacy), in a qualitative approach. These representations are varied involving the emergence of differents appropriations that, sometimes, denotes acceptance or rejection of the constructivism as a practice of literacy presenting, also, proximity or distance from theoretic approach of Piaget, Vygotsky, Ferreiro and Teberosky. In order to explain the reasons for these differents and antagonistic representations and appropriations we searched the theoretical support in many authors like Bourdieu, Chartier and Perrenoud. We, also, focused the criticism of several academics to pedagogic construtivism and the consequences of this criticism on literacy teachers receptions about construtivists ideas, related to the increase or decrease of investiments on researches for this alternative practice, construtivist, of teaching and learningMestradoCiências Sociais Aplicadas à EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Dirce Maria Falcone19971997-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo: representações e apropriações. 1997. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114190porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:19:20Zoai::114190Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:19:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
title |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
spellingShingle |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações Garcia, Dirce Maria Falcone Professores - Formação Alfabetização Psicologia social Construtivismo Política e educação |
title_short |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
title_full |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
title_fullStr |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
title_full_unstemmed |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
title_sort |
Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações |
author |
Garcia, Dirce Maria Falcone |
author_facet |
Garcia, Dirce Maria Falcone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Dirce Maria Falcone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Alfabetização Psicologia social Construtivismo Política e educação |
topic |
Professores - Formação Alfabetização Psicologia social Construtivismo Política e educação |
description |
Orientador: Zeila de Brito Fabri Demartini |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318 GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo: representações e apropriações. 1997. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo: representações e apropriações. 1997. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 238f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188793395183616 |