Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Dirce Maria Falcone
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318
Resumo: Orientador: Zeila de Brito Fabri Demartini
id UNICAMP-30_49952dae4576255812a99611196316f4
oai_identifier_str oai::114190
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriaçõesProfessores - FormaçãoAlfabetizaçãoPsicologia socialConstrutivismoPolítica e educaçãoOrientador: Zeila de Brito Fabri DemartiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho procura mostrar as representações e apropriações do construtivismo pedagógico pelos professores alfabetizadores de escolas públicas estaduais e situa-las no quadro mais geral da educação pública no Estado de São Paulo, na atualidade. Para apreender estas representações e apropriações, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores alfabetizadores de CB1, e os dados foram tratados numa abordagem qualitativa. São representações plurais, implicando apropriações que ora valorizam, ora rejeitam o Construtivismo como prática, apresentando proximidade ou distanciamento do referencial teórico de Piaget, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, sobretudo. Na discussão sobre as razões de representações e apropriações diferenciadas e antagônicas, buscamos em vários autores amparo teórico, dentre eles Bourdieu, Chartier e Perrenoud. Abordamos ainda a crítica de vários acadêmicos ao construtivismo pedagógico e as implicações desta crítica na recepção dos professores alfabetizadores, vinculadas ao aumento ou à diminuição dos investimentos em estudos e pesquisas sobre uma prática alternativa, construtivista, de ensino e aprendizagem da leitura e da escritaAbstract: This dissertation tries to point out the representations and appropriations of constructivism by literacy teachers of public schools and tries to situate them in the large scenery of public education in São Paulo State, nowadays. To acquire these representations we made semi-structured interview with literacy teachers of CB1 (the first class of literacy), in a qualitative approach. These representations are varied involving the emergence of differents appropriations that, sometimes, denotes acceptance or rejection of the constructivism as a practice of literacy presenting, also, proximity or distance from theoretic approach of Piaget, Vygotsky, Ferreiro and Teberosky. In order to explain the reasons for these differents and antagonistic representations and appropriations we searched the theoretical support in many authors like Bourdieu, Chartier and Perrenoud. We, also, focused the criticism of several academics to pedagogic construtivism and the consequences of this criticism on literacy teachers receptions about construtivists ideas, related to the increase or decrease of investiments on researches for this alternative practice, construtivist, of teaching and learningMestradoCiências Sociais Aplicadas à EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Dirce Maria Falcone19971997-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo: representações e apropriações. 1997. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114190porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:19:20Zoai::114190Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:19:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
title Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
spellingShingle Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
Garcia, Dirce Maria Falcone
Professores - Formação
Alfabetização
Psicologia social
Construtivismo
Política e educação
title_short Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
title_full Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
title_fullStr Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
title_full_unstemmed Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
title_sort Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações
author Garcia, Dirce Maria Falcone
author_facet Garcia, Dirce Maria Falcone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Dirce Maria Falcone
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Alfabetização
Psicologia social
Construtivismo
Política e educação
topic Professores - Formação
Alfabetização
Psicologia social
Construtivismo
Política e educação
description Orientador: Zeila de Brito Fabri Demartini
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318
GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo: representações e apropriações. 1997. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318
identifier_str_mv GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo: representações e apropriações. 1997. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584318. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
238f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188793395183616