Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanher, Valter César, 1967-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815
Resumo: Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
id UNICAMP-30_4b4a4379178f74d14475caec81c5440f
oai_identifier_str oai::859225
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médioCase-based learning physics classes in high schoolCiência e tecnologiaAprendizagem baseada em problemasFísica - Estudo e ensinoEnsino de ciênciasEnsino médioScience and tecnologyProblem based learningPhysics - Study and teachingScience teachingHigh schoolOrientador: Pedro da Cunha Pinto NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: É analisada uma experiência didática em que recorro a Aprendizagem Baseada em Casos (ABC) como estratégia de ensino em aulas de Física no ensino médio em uma escola pública de Campinas, na qual fui, durante três anos, concomitantemente professor e pesquisador. A ABC é uma estratégia de ensino e aprendizagem ativa e centrada no aluno, que se vale de Casos sobre indivíduos enfrentando decisões ou dilemas, na qual os alunos são incentivados a se familiarizar com os personagens e circunstâncias de modo a compreender os fatos, valores e contextos presentes com o intuito de apresentar uma solução, que supõe um posicionamento, uma decisão. Ao trabalhar com um Caso, o aluno pode desenvolver certas competências e habilidades além dos saberes e conceitos mobilizados para a solução. Neste trabalho elaborei dois Casos, cujos temas são: o melhor sistema para um banho quente barato e irradiação de alimentos. A partir dos conhecimentos e questionamentos desenvolvidos na ABC foram posteriormente abordados os conteúdos de Física previstos no bimestre relacionados com os Casos. A análise das aulas e da produção escrita dos alunos evidenciaram aprendizagens de conhecimento físico e desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos. Comunicam suas ideias com uma clareza maior, manifestam uma capacidade de analisar problemas complexos de um modo mais crítico; percebe-se uma mudança em sua capacidade para tomar decisões como algo próprio; apresentam-se mais curiosos; seu interesse geral na aprendizagem tende a aumentar, bem como seu respeito pelas opiniões, atitudes e crenças divergentes da sua. Alguns chegam a ler sobre os conteúdos para aprofundar no assunto meses depois de terminadas as aulas com a ABC. Ocorrem discussões sobre os temas do Caso durante o intervalo das aulas e alguns relataram as que haviam tido em seus lares e com amigos alheios a escola. Apesar das limitações apontadas, acredito que a utilização da ABC com Casos que exija do aluno a mobilização de conhecimentos prévios articulado com conhecimento novo para a solução do Caso, promova uma aprendizagem integradora do conhecimento cotidiano do aluno com a informação científica, um ensino de Física que promove que os alunos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também as Tecnologias com suas relevantes consequências sociais. Considero que a ABC é uma estratégia de ensino promissora da qual pode se valer o professor de Física no ensino médio, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa dos alunos, ampliando os horizontes do significado do conhecimento físico em seu cotidiano, principalmente para aqueles que não seguirão carreiras diretamente relacionadas à Física. Compartilho a experiência e conclusões com os leitores que se interessarem pela ABC em aulas de Física no ensino médio, e um olhar para aqueles que procuram compreender como um professor se desenvolve profissionalmente ao utilizar uma nova estratégia de ensino com seus alunos. As evidências obtidas apontam que a ABC promove o ensino e a aprendizagem apontadas na literatura também em aulas de Física no Ensino MédioAbstract: It is considered a didactic experience in which I investigate the Case Based Learning (CBL) as a teaching strategy in Physics in a public high school of Campinas in which I was concurrently professor and researcher for three years. The ABC is an active teaching strategy based on the student, and use cases about persons facing decisions and dilemmas, and students are motivated to get acquainted with characters e circumstances to understand the facts, values and contexts intended presenting a solution that supposes a position, a decision. Dealing with a Case, the student develops some expertise and ability beyond the knowledge and concepts mobilized to solution. On this paper, I elaborate two Cases: best system to a hot bath and cheap and aliment irradiation. With the knowledge and questions previously developed in the CBL we work up with Physics subjects related with Cases expected for the previously two months. Classes and students texts analysis made clear Physics knowledge apprenticed and the student's develop of expertise and ability. They can communicate better their ideas, show better capacity to analyze complex problems more critically; it's possible to realize a change in their capacity to make decisions as something personal; they're more curious; they're interest in learning tend to get better, as well their respect for other's opinions, attitudes, beliefs. Some read texts to deepen in the subject months after the end of the classes. Discussions about the Case during the breaks are common and some reported have conversations in their homes and friends. In spite of the pointed limitations, I believe the CBL's use demand from student the previously subjects mobilization connected with new knowledge to the Case's solution, promote an integrate learning of the daily knowledge of the student with scientific information, Physics learning which makes the students able to apply the apprentice to learn not just natural phenomenon around them, but also the technologies with their relevant socials consequences. I believe CBL a promising teaching strategy the Physics teacher can use in High School, contributing to a more significant apprentice, extending the horizon of meaning of Physic's daily knowledge, mainly for those who will not be physics. I share this experience and conclusions with the readers who are interest in CBL in Physics High School classes, and a look for those who try to comprehend how a teacher can proceed in his professional progress using a new teaching strategy with the students. The evidences shown CBL promotes the teaching and the apprentice pointed in literature also in Physic's classes in High SchoolDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Zancul, Maria Cristina de SenziNascimento, Silvania Sousa doPaixão, Fernando Jorge daAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMontanher, Valter César, 1967-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf245 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815MONTANHER, Valter César. Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio. 2012. 245 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/859225porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-12T10:52:54Zoai::859225Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-12-12T10:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
Case-based learning physics classes in high school
title Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
spellingShingle Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
Montanher, Valter César, 1967-
Ciência e tecnologia
Aprendizagem baseada em problemas
Física - Estudo e ensino
Ensino de ciências
Ensino médio
Science and tecnology
Problem based learning
Physics - Study and teaching
Science teaching
High school
title_short Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
title_full Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
title_fullStr Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
title_sort Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio
author Montanher, Valter César, 1967-
author_facet Montanher, Valter César, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Zancul, Maria Cristina de Senzi
Nascimento, Silvania Sousa do
Paixão, Fernando Jorge da
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanher, Valter César, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e tecnologia
Aprendizagem baseada em problemas
Física - Estudo e ensino
Ensino de ciências
Ensino médio
Science and tecnology
Problem based learning
Physics - Study and teaching
Science teaching
High school
topic Ciência e tecnologia
Aprendizagem baseada em problemas
Física - Estudo e ensino
Ensino de ciências
Ensino médio
Science and tecnology
Problem based learning
Physics - Study and teaching
Science teaching
High school
description Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815
MONTANHER, Valter César. Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio. 2012. 245 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815
identifier_str_mv MONTANHER, Valter César. Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio. 2012. 245 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617815. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/859225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
245 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189077533065216