Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, João Manoel da Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Diniz, Cristowan Wanderley Picanço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1721
Resumo: The problem based on learning (PBL) has been pointed out as an important tool to teach students how to learn by themselves. The aim of the present paper is to compare the usual way to deliver sciences and biology lectures at the Public High School with the problem based on learning (PBL). For this purpose two holiday courses based on PBL, were delivered to teachers and students of the High School and dedicated to re-discover animals' anatomy with contrasting life styles. Quali-quantitative analyses were done applying questionnaires to the teachers before and after the courses. The results pointed to higher motivation of both students and teachers in sciences and biology after the holiday courses and suggested that it is possible to start with PBL methodology at the Public High School despite the present infrastructure limitations
id UFPA-7_f7be69377dedc49de544e43d0824fa39
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1721
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudesAprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: Mudando atitudes de alunos e professoresscience teaching; problem based learning; public school; high schoolensino de ciências; aprendizado baseado em problemas; escola pública; ensino médioThe problem based on learning (PBL) has been pointed out as an important tool to teach students how to learn by themselves. The aim of the present paper is to compare the usual way to deliver sciences and biology lectures at the Public High School with the problem based on learning (PBL). For this purpose two holiday courses based on PBL, were delivered to teachers and students of the High School and dedicated to re-discover animals' anatomy with contrasting life styles. Quali-quantitative analyses were done applying questionnaires to the teachers before and after the courses. The results pointed to higher motivation of both students and teachers in sciences and biology after the holiday courses and suggested that it is possible to start with PBL methodology at the Public High School despite the present infrastructure limitationsO aprendizado baseado em problemas (APB) é apontado como ferramenta importante para ensinar os alunos a aprender com autonomia. O objetivo deste trabalho é comparar a forma habitual de ensinar Ciências e Biologia no Ensino Médio da Escola Pública com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tanto, dois Cursos de Férias frequentados por alunos e professores do ensino médio foram baseados na ABP e dedicados à redescoberta da anatomia do corpo de animais com estilos de vida contrastantes. Foram feitas análises qualitativas e quantitativas a partir de questionários aplicados antes e depois dos cursos a alunos e professores. Os resultados apontaram para maior motivação dos alunos e professores em ciências e biologia após os cursos de férias e para a possibilidade da utilização imediata da metodologia no ensino médio na escola pública a despeito das restrições atuais de infra-estrutura.Universidade Federal do ParáMalheiro, João Manoel da SilvaDiniz, Cristowan Wanderley Picanço2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/172110.18542/amazrecm.v4i0.1721Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 4 (2008); 1-10Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 4 (2008); 1-102317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1721/2123/*ref*/ALVES, R. Conversas Sobre Educação. Campinas (SP): Verus Editora, 2003a/*ref*/ALVES, R. É Preciso Aprender a Brincar. São Paulo (SP), 2003b. Disponível em: www.rubemalves.com.br. Acesso em 15 nov. 2004./*ref*/ALVES, R. Que Pipoquem Experimentos. São Paulo (SP). 2003 c . Disponível em: www1.folha.uol.br/folha/sinapse. Acesso em 16 nov 2004./*ref*/BERBEL, N.A.N. A Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Londrina (PR), 1998. Disponível em: www.interface.org.br/artigos2.asp?nCo dartigos=8. Acesso em 02 mar 2005./*ref*/BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo (SP): Ática, 2001./*ref*/BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília (DF): : MEC/SEF, 1997./*ref*/CURY, A. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro (RJ): Sextante, 2003./*ref*/GADOTTI, M. Boniteza de um Sonho. Ensinar e Aprender com Sentido: desafio do processo ensino-aprendizagem. IN: Anais do Congresso Internacional de Educação. Autores Associados. João Pessoa (PB): Editora Universitária, 2004./*ref*/HENNIG, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 3.ed. Porto Alegre (RS): Mercado Aberto, 1998./*ref*/HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre (RS): ArtMed, 1998./*ref*/JÚNIOR, O.A. O Papel do Construtivismo na Pesquisa em Ensino de Ciências. IN: MOREIRA, M.A. (Editor). Investigações em Ensino de Ciências. v.3. Instituto de Física. Rio Grande do Sul (RS): UFRGS, 1998./*ref*/MALHEIRO, J.M.S. Panorama da Educação Fundamental e Média no Brasil: o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará. Belém (PA), 2005./*ref*/MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro (RJ): Bertrand Brasil, 2004./*ref*/MOYSÉS, L.M. O Desafio de Saber Ensinar. Campinas (SP): Papirus; Rio de Janeiro (RJ): EDUFF, 1995./*ref*/OLIVEIRA, R.J. A Escola e o Ensino de Ciências. São Leopoldo (RS). UNISINOS, 2000./*ref*/PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre (RS): ArtMed, 1999./*ref*/RATHS, L.E.; JONAS, A.; ROTHSTEIN, A.M.; WASSERMANN, S. Ensinar a Pensar. São Paulo (SP): EPU, 1997./*ref*/SANTOMÉ , J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre (RS): Artes Médicas Sul Ltda, 1998./*ref*/SANTOS, B.S. Introdução a uma Ciência Pós Moderna. Rio de Janeiro (RJ): Graal, 1989./*ref*/SANTOS, B.S. Um Discurso Sobre as Ciências. 11ª ed. Portugal Afrontamento, 1999./*ref*/SANTOS, B.S. A Crítica a Razão Indolente: contra o desperdício da experiência – para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4ª ed. São Paulo (SP): Cortez, 2002./*ref*/SILVA, M.H.S; DUARTE, M.C. O Diário de Aula na Formação de Professores Reflexivos: resultados de uma experiência com professores estagiários de Biologia/Geologia. IN: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. V.1, Nº 2, MAIO/AGO, 2001./*ref*/WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998.Direitos autorais 2008 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:09Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1721Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:09Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: Mudando atitudes de alunos e professores
title Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
spellingShingle Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
Malheiro, João Manoel da Silva
science teaching; problem based learning; public school; high school
ensino de ciências; aprendizado baseado em problemas; escola pública; ensino médio
title_short Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
title_full Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
title_fullStr Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
title_full_unstemmed Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
title_sort Learning based on science teaching problems: changing students and teachers' attitudes
author Malheiro, João Manoel da Silva
author_facet Malheiro, João Manoel da Silva
Diniz, Cristowan Wanderley Picanço
author_role author
author2 Diniz, Cristowan Wanderley Picanço
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, João Manoel da Silva
Diniz, Cristowan Wanderley Picanço
dc.subject.por.fl_str_mv science teaching; problem based learning; public school; high school
ensino de ciências; aprendizado baseado em problemas; escola pública; ensino médio
topic science teaching; problem based learning; public school; high school
ensino de ciências; aprendizado baseado em problemas; escola pública; ensino médio
description The problem based on learning (PBL) has been pointed out as an important tool to teach students how to learn by themselves. The aim of the present paper is to compare the usual way to deliver sciences and biology lectures at the Public High School with the problem based on learning (PBL). For this purpose two holiday courses based on PBL, were delivered to teachers and students of the High School and dedicated to re-discover animals' anatomy with contrasting life styles. Quali-quantitative analyses were done applying questionnaires to the teachers before and after the courses. The results pointed to higher motivation of both students and teachers in sciences and biology after the holiday courses and suggested that it is possible to start with PBL methodology at the Public High School despite the present infrastructure limitations
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1721
10.18542/amazrecm.v4i0.1721
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1721
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v4i0.1721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1721/2123
/*ref*/ALVES, R. Conversas Sobre Educação. Campinas (SP): Verus Editora, 2003a
/*ref*/ALVES, R. É Preciso Aprender a Brincar. São Paulo (SP), 2003b. Disponível em: www.rubemalves.com.br. Acesso em 15 nov. 2004.
/*ref*/ALVES, R. Que Pipoquem Experimentos. São Paulo (SP). 2003 c . Disponível em: www1.folha.uol.br/folha/sinapse. Acesso em 16 nov 2004.
/*ref*/BERBEL, N.A.N. A Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Londrina (PR), 1998. Disponível em: www.interface.org.br/artigos2.asp?nCo dartigos=8. Acesso em 02 mar 2005.
/*ref*/BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo (SP): Ática, 2001.
/*ref*/BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília (DF): : MEC/SEF, 1997.
/*ref*/CURY, A. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro (RJ): Sextante, 2003.
/*ref*/GADOTTI, M. Boniteza de um Sonho. Ensinar e Aprender com Sentido: desafio do processo ensino-aprendizagem. IN: Anais do Congresso Internacional de Educação. Autores Associados. João Pessoa (PB): Editora Universitária, 2004.
/*ref*/HENNIG, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 3.ed. Porto Alegre (RS): Mercado Aberto, 1998.
/*ref*/HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre (RS): ArtMed, 1998.
/*ref*/JÚNIOR, O.A. O Papel do Construtivismo na Pesquisa em Ensino de Ciências. IN: MOREIRA, M.A. (Editor). Investigações em Ensino de Ciências. v.3. Instituto de Física. Rio Grande do Sul (RS): UFRGS, 1998.
/*ref*/MALHEIRO, J.M.S. Panorama da Educação Fundamental e Média no Brasil: o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará. Belém (PA), 2005.
/*ref*/MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro (RJ): Bertrand Brasil, 2004.
/*ref*/MOYSÉS, L.M. O Desafio de Saber Ensinar. Campinas (SP): Papirus; Rio de Janeiro (RJ): EDUFF, 1995.
/*ref*/OLIVEIRA, R.J. A Escola e o Ensino de Ciências. São Leopoldo (RS). UNISINOS, 2000.
/*ref*/PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre (RS): ArtMed, 1999.
/*ref*/RATHS, L.E.; JONAS, A.; ROTHSTEIN, A.M.; WASSERMANN, S. Ensinar a Pensar. São Paulo (SP): EPU, 1997.
/*ref*/SANTOMÉ , J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre (RS): Artes Médicas Sul Ltda, 1998.
/*ref*/SANTOS, B.S. Introdução a uma Ciência Pós Moderna. Rio de Janeiro (RJ): Graal, 1989.
/*ref*/SANTOS, B.S. Um Discurso Sobre as Ciências. 11ª ed. Portugal Afrontamento, 1999.
/*ref*/SANTOS, B.S. A Crítica a Razão Indolente: contra o desperdício da experiência – para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4ª ed. São Paulo (SP): Cortez, 2002.
/*ref*/SILVA, M.H.S; DUARTE, M.C. O Diário de Aula na Formação de Professores Reflexivos: resultados de uma experiência com professores estagiários de Biologia/Geologia. IN: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. V.1, Nº 2, MAIO/AGO, 2001.
/*ref*/WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2008 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2008 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 4 (2008); 1-10
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 4 (2008); 1-10
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068755271942144