Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Fabiana Aurora
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_4baaaca610a73cfdaba53c656de1c52b
oai_identifier_str oai::396205
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professorWriting acquisition : the affectivity in the teaching activities developed by the teacherAfetividadeAlfabetizaçãoMediaçãoAtividades escolaresEnsino fundamentalAffectivityLiteracyMediationSchool activitiesElementary schoolOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Baseando-se nas idéias de Wallon e Vygotsky, pressupõe-se que afetividade e inteligência, inter-relacionadas, tornam-se fatores determinantes para o desenvolvimento do indivíduo, atuando na aprendizagem, favorecendo a relação sujeito (aluno) e objeto (conteúdos escolares). Sob esta perspectiva, a presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar as dimensões afetivas identificadas nas decisões do professor quanto às suas atividades de ensino, no cotidiano da sala de aula, durante o processo de aquisição da escrita pelas criança. Busca analisar os aspectos afetivos presentes nas atividades de ensino da escrita e suas contribuições para a construção do conhecimento. Para tanto, foram utilizados procedimentos de observação das atividades em sala de aula e de entrevistas com os alunos e os professores participantes, cujos dados foram registrados através de fitas de áudio, de vídeo e pelo diário de campo. Na sequência, os dados foram selecionados e transcritos e, em seguida, utilizando-se o procedimento de autoscopia, os alunos foram entrevistados. Posteriormente, a partir dos dados provenientes das observaçõess vídeo-gravadas, das sessões de autoscopia e dos registros em diário de campo foram construção dos núcleos temáticos, de forma a identificar as dimensões afetivas presentes nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor. Os núcleos temáticos demonstram que as dimensões afetivas referem-se aos materiais culturais utilizados, A  presença da professora, ao fazer coletivo, As formas de ensinar da professora e A  diversidade das atividades de ensino em sala de aulaAbstract: Based on the ideas of Wallon and Vygotsky, it is possible to estimate that affectivity and intelligence, interrelated, become determinate factors for the individual development, acting in the learning process, favoring the interaction between subject (student) and object (school subjects). Under this perspective, the present research has as objective to describe and analyze the affective dimensions identified in the decisions of the teacher about the teaching activities, on the daily life of the classroom, during the process of literacy acquisition by the children. This research aims to analyze the affective aspects present in the literacy teaching activities and their contributions for the construction of the knowledge. During the research, observations of the teaching activities in the classroom and interviews with the teacher and students were done, whose data were registered in audio and video cassettes and in the field diary. After that, the data were selected and transcribed and, then, using the autoscopy procedure, the students were interviewed. Later, since the data proceeding from the video-recorded comments, of the sessions of autoscopy and the registers in the field diary, thematic nuclei were constructed, in order to identify the affective dimensions present in the teaching activities developed by the teacher. The thematic nuclei demonstrate that the affective dimensions refer to cultural materials used, to the presence of the teacher, to the collective making, to the ways of teaching and to the diversity of the teaching activities in classroomMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Larocca, PriscilaSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASColombo, Fabiana Aurora20072007-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf216 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436COLOMBO, Fabiana Aurora. Aquisição da escrita: a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor. 2007. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396205porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:47:52Zoai::396205Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:47:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
Writing acquisition : the affectivity in the teaching activities developed by the teacher
title Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
spellingShingle Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
Colombo, Fabiana Aurora
Afetividade
Alfabetização
Mediação
Atividades escolares
Ensino fundamental
Affectivity
Literacy
Mediation
School activities
Elementary school
title_short Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
title_full Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
title_fullStr Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
title_full_unstemmed Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
title_sort Aquisição da escrita : a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor
author Colombo, Fabiana Aurora
author_facet Colombo, Fabiana Aurora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Larocca, Priscila
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Fabiana Aurora
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Alfabetização
Mediação
Atividades escolares
Ensino fundamental
Affectivity
Literacy
Mediation
School activities
Elementary school
topic Afetividade
Alfabetização
Mediação
Atividades escolares
Ensino fundamental
Affectivity
Literacy
Mediation
School activities
Elementary school
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-07-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436
COLOMBO, Fabiana Aurora. Aquisição da escrita: a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor. 2007. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
COLOMBO, Fabiana Aurora. Aquisição da escrita: a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor. 2007. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
216 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188960786710528