Escola "Caetano de Campos" : escola paulista, escola vanguardeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Regina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607690
Resumo: Orientador: Vera Lucia Sabongi de Rossi
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spelling Escola "Caetano de Campos" : escola paulista, escola vanguardeira"Caetano de Campos" School, paulista school, vanguardeira schoolEducação - BrasilEscolarizaçãoCultura escolarImprensa educacionalMemóriaHistory of educationSchoolingSchool cultureEducational pressMemoryOrientador: Vera Lucia Sabongi de RossiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Com este trabalho busco estudar as estratégias de mediação dos educadores paulistas (em especial, João Lourenço Rodrigues), alunos e professores (em especial, a Diretora Carolina Ribeiro e a bibliotecária Iracema Marques da Silveira), que se realizaram no contexto da Escola Pública ¿Caetano de Campos¿, especificamente na atividade escolar do Jornal Nosso Esforço, em defesa do modelo escolar paulista. Esta escola constituiu-se em espaço privilegiado das relações que estes educadores estabeleceram com as políticas de nacionalização do ensino implementadas pelo Governo Vargas, no processo de escolarização, em São Paulo, nas décadas de 1930 e 1940. Os objetivos que motivaram este estudo foram: identificar permanências e mudanças no discurso que perpetuou a Escola ¿Caetano de Campos¿, como uma escola modelar e que caracteriza formas peculiares de atuação dos educadores paulistas, na sua relação com as políticas públicas, sociais e educacionais; compreender quais os significados atribuídos pela diretora e pela bibliotecária às novas políticas e reformas que passaram a circular na escola e; identificar estratégias de mediação a partir do processo de produção do Jornal Nosso Esforço, que foram instituídas por estes sujeitos, os quais legitimaram formas negociadas para lidar com conflitos pedagógicos e políticos. A investigação apresenta-se estruturada em dois eixos principais: o primeiro, no qual estão inseridos os três primeiros capítulos, teve o desafio de buscar os elos desta centenária escola com o contexto educacional e político mais amplo, caracterizando-a como território da tradição e da política e, o segundo, presente nos quarto e quinto capítulos, estudou os vestígios da mediação e do processo de negociação e contestação entre os diferentes grupos envolvidos, diretamente, ou não, na elaboração oficial da legislação, dos projetos e dos planos educacionais, no período. Para tanto a pesquisa está referenciada por uma diversidade de documentos predominando a documentação selecionada no acervo histórico-documental da Biblioteca Infantil desta escola, no qual encontramos os produtos da história da escola, da cultura escolar e objetos da memória, nos quais se incluem atas e regimentos, bem como os cadernos, os trabalhos e as redações de alunos, além de fotografias e material confeccionado para as cerimônias comemorativas, especialmente, os relativos ao processo de produção do Jornal Nosso Esforço. Neste sentido, trabalhou-se o cruzamento de vozes, advindas das fontes documentais escolares e das fontes secundárias dialogando, especificamente, com a perspectiva da Nova História Cultural. As considerações finais, tecidas por este trabalho, apresentam a interpretação dos dados, que apontam para a não exclusividade do Estado na organização da atividade pedagógica e, também estão presentes, no caso particular desta escola, nas articulações destes educadores em defesa de uma memória educacional paulista diante das medidas centralizadoras, anti-regionalistas, implementadas no processo de nacionalização do ensino. Ressaltando, os elementos que constituem a epopéia bandeirante e a conectam ao contexto político da escolarização em São Paulo e à construção de processos locais, que pode ser mencionado como um dos aspectos que estabelecem a peculiaridade da educação paulistaAbstract : This study aims at studying the mediation strategies of educators from São Paulo (mainly João Lourenço Rodrigues), students and teachers (mainly the headmaster Carolina Ribeiro and the librarian Iracema Marques da Silveira) that took place at the public school ¿Caetano de Campos¿, specifically in a school activity with the school newspaper Nosso Esforço, which defends a model of school in São Paulo. This school was constituted in a privileged space due to the relation of its teachers with the teaching politics implemented by Getúlio Vargas¿ government in São Paulo between 1930 and 1940. Furthermore this study intends to identify the discourse maintenance and change that has perpetuated at the school ¿Caetano de Campos¿, as a model school and which has peculiar action of educators from São Paulo in relation to public, social and educational politics; to understand the meanings attributed to the new politics by the headmaster and the librarian and to identify the mediation strategies used in the production of the school newspaper, produced by these agents who have tried to find ways to deal with pedagogical and political conflicts. This research was structured in two main axles; the first one, organized in three chapters, aimed at trying to find a link between this centenarian school and the educational and political context, characterizing it as a political and tradition territory and the second axle, presented in the forth and fifth chapters, has studied the track of the mediation and the negotiation and contestation process between the different groups involved in the official elaboration of the law, the projects and the educational plans at that moment. This research is based on a variety of documents found in the school library in which we have found products of the school history, the school culture and objects of memory such as internal rules, school lists, as well as notebooks, papers, students¿ compositions, photographs and extra materials produced for special events, mainly the ones strictly linked to the production of the school newspaper Nosso Esforço. This approach meant to make all resources talk to the perspective of our new cultural history. The final considerations proposed by this study present the data interpretation that point the not exclusiveness of the State in the organization of the pedagogic activity that they also are present, in the particular case of this school, in the articulations of these educators in defense of an education memory of Sao Paulo, before the centralized measures, anti-regionalist, implemented in the process of nationalization of the teaching. Emphasizing the elements that constitute the epic pioneer and that connect to the political context of the schooling in Sao Paulo and the construction of local processes that can be mentioned like one of the aspects that establish the peculiarity of the education of Sao PauloDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-Barreira, Luiz CarlosGranjo, Maria Helena BittencourtBernardes, Maria ElenaBittencourt, Agueda BernardeteAzevedo, Leny Cristina Soares SouzaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Ana Regina20082008-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf211p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607690PINHEIRO, Ana Regina. Escola "Caetano de Campos": escola paulista, escola vanguardeira. 2008. 211p. 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