Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delácio, Célia Regina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570
Resumo: Orientador: Marisa Lajolo
id UNICAMP-30_4ed76e1cd8bd996f02444d7c12aec08f
oai_identifier_str oai::325723
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80Literatura infantojuvenil - Estudo e ensinoLeitores - FormaçãoEscolasProfessoresEnsinoOrientador: Marisa LajoloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese objetiva estudar diversas maneiras pelas quais são construídas as representações da escola, de professores e do ensino em dez obras literárias destinadas às crianças e aos adolescentes nas últimas décadas do século xx, procurando compreender as complexas e delicadas relações entre a instituição escolar contemporânea e a produção literária infantojuvenil. A análise do corpus selecionado é precedida do mapeamento e discussão das instituições, políticas e programas de incentivo à leitura nas décadas de 1970-1980-1990. Assim, o trabalho pretende contribuir para um entendimento da função da escola contemporânea como mediadora cada vez mais forte nas relações da literatura infanto-juvenil com seu destinatário e também para a elucidação de aspectos do sistema literário que legitimam esse gênero no BrasilAbstract: This work is intended for studying the several manners the representation of the school, the teachers and the teaching in ten literary works destined for children and adolescents in the late 20th century are constructed, as well as analyzing the complex connection between the contemporary educational institution and the children and juvenile literature production. The analysis ofthe corpus is preceded by the discussion of the institutions, policies and programmes to motivate the reading practice in the 1970's, 80's and 90's. Thus, besides contributing to a better comprehension of the contemporary school as a mediator in the relations between the children and juvenile literature and its public, the present work aims to elucidate the aspects of the literary system which legitimate such geme in BrazilDoutoradoLiteratura e Outras Produções CulturaisDoutor em Letras[s.n.]Lajolo, Marisa, 1944-Perrotti, EdmirSilva, Ezequiel Theodoro daAbreu, MárciaZilberman, ReginaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDelácio, Célia Regina20042004-08-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf311 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570DELÁCIO, Célia Regina. Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80. 2004. 311 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/325723porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T11:23:08Zoai::325723Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-08T11:23:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
title Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
spellingShingle Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
Delácio, Célia Regina
Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino
Leitores - Formação
Escolas
Professores
Ensino
title_short Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
title_full Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
title_fullStr Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
title_full_unstemmed Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
title_sort Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
author Delácio, Célia Regina
author_facet Delácio, Célia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lajolo, Marisa, 1944-
Perrotti, Edmir
Silva, Ezequiel Theodoro da
Abreu, Márcia
Zilberman, Regina
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Delácio, Célia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino
Leitores - Formação
Escolas
Professores
Ensino
topic Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino
Leitores - Formação
Escolas
Professores
Ensino
description Orientador: Marisa Lajolo
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570
DELÁCIO, Célia Regina. Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80. 2004. 311 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570
identifier_str_mv DELÁCIO, Célia Regina. Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80. 2004. 311 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/325723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
311 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138392965906432