Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570 |
Resumo: | Orientador: Marisa Lajolo |
id |
UNICAMP-30_4ed76e1cd8bd996f02444d7c12aec08f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::325723 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80Literatura infantojuvenil - Estudo e ensinoLeitores - FormaçãoEscolasProfessoresEnsinoOrientador: Marisa LajoloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese objetiva estudar diversas maneiras pelas quais são construídas as representações da escola, de professores e do ensino em dez obras literárias destinadas às crianças e aos adolescentes nas últimas décadas do século xx, procurando compreender as complexas e delicadas relações entre a instituição escolar contemporânea e a produção literária infantojuvenil. A análise do corpus selecionado é precedida do mapeamento e discussão das instituições, políticas e programas de incentivo à leitura nas décadas de 1970-1980-1990. Assim, o trabalho pretende contribuir para um entendimento da função da escola contemporânea como mediadora cada vez mais forte nas relações da literatura infanto-juvenil com seu destinatário e também para a elucidação de aspectos do sistema literário que legitimam esse gênero no BrasilAbstract: This work is intended for studying the several manners the representation of the school, the teachers and the teaching in ten literary works destined for children and adolescents in the late 20th century are constructed, as well as analyzing the complex connection between the contemporary educational institution and the children and juvenile literature production. The analysis ofthe corpus is preceded by the discussion of the institutions, policies and programmes to motivate the reading practice in the 1970's, 80's and 90's. Thus, besides contributing to a better comprehension of the contemporary school as a mediator in the relations between the children and juvenile literature and its public, the present work aims to elucidate the aspects of the literary system which legitimate such geme in BrazilDoutoradoLiteratura e Outras Produções CulturaisDoutor em Letras[s.n.]Lajolo, Marisa, 1944-Perrotti, EdmirSilva, Ezequiel Theodoro daAbreu, MárciaZilberman, ReginaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDelácio, Célia Regina20042004-08-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf311 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570DELÁCIO, Célia Regina. Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80. 2004. 311 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/325723porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T11:23:08Zoai::325723Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-08T11:23:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
title |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
spellingShingle |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 Delácio, Célia Regina Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino Leitores - Formação Escolas Professores Ensino |
title_short |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
title_full |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
title_fullStr |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
title_full_unstemmed |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
title_sort |
Praticas de leitura escolar no Brasil : representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80 |
author |
Delácio, Célia Regina |
author_facet |
Delácio, Célia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lajolo, Marisa, 1944- Perrotti, Edmir Silva, Ezequiel Theodoro da Abreu, Márcia Zilberman, Regina Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delácio, Célia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino Leitores - Formação Escolas Professores Ensino |
topic |
Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino Leitores - Formação Escolas Professores Ensino |
description |
Orientador: Marisa Lajolo |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-08-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570 DELÁCIO, Célia Regina. Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80. 2004. 311 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570 |
identifier_str_mv |
DELÁCIO, Célia Regina. Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80. 2004. 311 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598570. Acesso em: 14 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/325723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 311 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138392965906432 |