A forma como resultante do processo composicional de Gyorgy Ligeti no primeiro livro de estudos para piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shimabuco, Luciana Sayure
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601103
Resumo: Orientador: Mauricy Matos Martin
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spelling A forma como resultante do processo composicional de Gyorgy Ligeti no primeiro livro de estudos para pianoThe form as a result of Gyorgy Ligeti's compositional process in the first book of studies for pianoLigeti, György, 1923-2006Música - Séc. XXPianoPerformance (Arte)Música - Análise, apreciaçãoForma musicalMusic - 20th centuryPianoPerformance artMusical analysisMusical formOrientador: Mauricy Matos MartinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A forma como resultante do processo composicional de Gyõrgy Ligeti no primeiro livro de Estudos para piano salienta aspectos que estabelecem os Estudos de Ligeti entre os expoentes do repertório pianístico contemporâneo, não apenas pela sua substância composicional, mas também pela renovadora abordagem das possibilidades oferecidas pelo piano. Para tanto, a tese está estruturada em três capítulos: CAPÍTULO 1 - O compositor: Gyõrgy Ligeti. Trata-se de um estudo que transita cronologicamente pelos diversos períodos biográficos do compositor, reconhecendo eventos que agiiram diretamente em seu desenvolvimento e em sua conformação artística. Contextualiza compositor e obra no cenário artístico e cultural dos séculos XX e XXI, estabelecendo um campo de informações embasadas em textos e entrevistas do próprio compositor e necessárias a uma compreensão mais frutífera da obra abordada neste trabalho. CAPÍTULO 2 - A obra: primeiro livro de Estudos para piano. Após uma breve abordagem histórica da produção pianística do compositor - desde o período húngaro até o surgimento dos Estudos, na década de 80 - este capítulo oferece o levantamento e a análise dos materiais e processos composicionais empregados na elaboração da obra estudada, enfocando aspectos especificamente musicais. Salienta, sobretudo, a interação desses aspectos no delineamento de uma forma individual para cada estudo. CAPÍTULO 3 - Considerações sobre realização e interpretação pianísticas dos Estudos para piano de Gyõrgy Ligeti, com foco em "Cordes à vide". Este capítulo é dedicado à apresentação de alternativas que contribuam para uma melhor performance pianística da obra, acatando Cordes à vide como objeto de estudo. Serão enfocados tanto aspectos técnicos pianísticos, levantados durante o processo de estudo e preparação da peça, quanto interpretativos, respaldados em informações oferecidas pela partitura e em conclusões extraídas da análise musical realizadaAbstract: The Form as' a Result of Gyõrgy Ligeti's Compositional Process in the First Book of Etudes for Piano emphasizes aspects of Ligeti's Etudes that establish them among the best exponents of contemporary pianistic repertoire, not only by their compositional substance, but also by their innovative approach of the possibilities offered by the piano. Thus, the thesis is organized in three chapters: CHAPTER 1 - The Composer: Gyõrgy Ligeti. This chapter deals with a chronological study of the diverse periods of the composer's biography, identifying events that direct1y influenced his personal and artistic development. It puts into context the composer and his works within the artistic and cultural scenario of the XX and XXI centuries. This work has established a record of texts and interviews of the composer which are essential in the full comprehension of the Etudes for Piano. CHAPTER 2 - The Work: First Book of Etudes for Piano. Afier a brief historical overview ofthe composer's piano works - from the Hungarian period to the Etudesofthe 80's - this chapter surveys and analyzes the compositional process employed by the composer in the Etudes, focusing on specific musical aspects and above all, how these aspects contributed to the individual form of each Etude. CHAPTER 3 - Considerations on the Performance and Pianistic Interpretation of the Etudes for Piano by Gyõrgy Ligeti, with Special Focus on "Cordes à vide". This chapter offers altematives that are intended to improve the pianstic performance of the work, using Cordes à vide as the object for study. It will not only address, the technical pianistic aspects that were observed during the process of study and preparation of the piece, but also interpretive aspects, supported by information contained in the score and on conclusions extracted from the musical analysisDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Caznók, Yara BorgesMonteiro, Eduardo Henrique SoaresSilva, Esdras RodriguesBiaggi, Emerson Luiz deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASShimabuco, Luciana Sayure20052005-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf327 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601103SHIMABUCO, Luciana Sayure. A forma como resultante do processo composicional de Gyorgy Ligeti no primeiro livro de estudos para piano. 2005. 327 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601103. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/357861porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T10:10:00Zoai::357861Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T10:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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