Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Pozzo, Maria Helena Maillet
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967
Resumo: Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal
id UNICAMP-30_9764cbaec72fa8cecdc697c37a5e9505
oai_identifier_str oai::401016
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para pianoFrom open form to indeterminacy : procedures of employment of hasard in the brazilian music for pianoMusica - Brasil - Séc. XXAcasoPianoMúsica - Análise, apreciaçãoMusic - Brazil - 20th centuryChancePianoMusical analysisOrientador: Maria Lucia Senna Machado PascoalTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise de peças do repertório brasileiro para piano que façam uso de processos da utilização do acaso (denominados Forma Aberta, Música Aleatória, Improvisação e Indeterminação). Este trabalho parte da contextualização histórica do uso do acaso em música no século XX, procurando determinar seus antecedentes e seu início no cenário musical após a Segunda Guerra Mundial. As idéias de John Cage e Pierre Boulez são discutidas e analisadas a partir do estudo de textos e peças destes compositores. Os processos da utilização do acaso são examinados ainda na obra de outros compositores e na Música Brasileira. O estudo de análise das peças do repertório brasileiro parte da discussão dos parâmetros selecionados pela pesquisa para a análise, que têm como base o estudo da notação, da utilização do acaso e dos demais materiais e técnicas de composição. A partir da revisão da bibliografia sobre a notação musical no século XX, foi elaborado um glossário da notação para piano, contendo os principais símbolos de notação das peças estudadas. A conclusão procura contextualizar as peças brasileiras na produção internacional, determinando possíveis relações a partir dos dados encontrados nas análises, principalmente aspectos da notação e da utilização do acaso. A pesquisa visa o estudo e a divulgação da produção brasileira contemporânea, pretendendo contribuir também para mais uma fonte de estudos sobre a própria música do século XXAbstract: The main purpose of this essay is to analyse music pieces of the Brazilian repertoire for piano that use processes of chance (Open Form, Aleatory Music, Improvisation and Indeterminacy). This essay begins with the historic context of the use of chance in the 20th Century, trying to establish its antecedents and its origins in the musical scenery afier World War lI. The ideas of John Cage and Pierre Boulez are discussed and analysed based on the study of texts and pieces of these composers. The processes of use of chance are also examined in the pieces of others composers and in Brazilian music. The analysis of pieces of the Brazilian repertorire begins with a discussion of parameters selected for analytical purposes, which are based on the study of notation, on the use of chance and on other materials and composition techniques. From a review of musical notation in the 20th Century, a glossary of notation for piano was developed, which included the main symbols . of notationin the pieces focusedon. The conclusiontries to placethe Brazilianpieces in the context of intemational production, establishing possible relations derived from our research findings, especially in the aspects of notation and use of chance. This essay aims to study and publicize Brazilian contemporary music, as well as contribute to the studies of 20thcentury music in general. Keywords: Brazilian Music of 20thCentury, Chance, Piano, Musical AnalysisDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-Souza, Rodolfo Coelho deCosta, Rogerio Luis MoraesZani Netto, AmilcarMartin, Mauricy MatosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDel Pozzo, Maria Helena Maillet20072007-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf353 f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967DEL POZZO, Maria Helena Maillet. Da forma aberta a indeterminação: processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano. 2007. 353 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T14:41:40Zoai::401016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-08T14:41:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
From open form to indeterminacy : procedures of employment of hasard in the brazilian music for piano
title Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
spellingShingle Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
Del Pozzo, Maria Helena Maillet
Musica - Brasil - Séc. XX
Acaso
Piano
Música - Análise, apreciação
Music - Brazil - 20th century
Chance
Piano
Musical analysis
title_short Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
title_full Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
title_fullStr Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
title_full_unstemmed Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
title_sort Da forma aberta a indeterminação : processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano
author Del Pozzo, Maria Helena Maillet
author_facet Del Pozzo, Maria Helena Maillet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-
Souza, Rodolfo Coelho de
Costa, Rogerio Luis Moraes
Zani Netto, Amilcar
Martin, Mauricy Matos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Pozzo, Maria Helena Maillet
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Brasil - Séc. XX
Acaso
Piano
Música - Análise, apreciação
Music - Brazil - 20th century
Chance
Piano
Musical analysis
topic Musica - Brasil - Séc. XX
Acaso
Piano
Música - Análise, apreciação
Music - Brazil - 20th century
Chance
Piano
Musical analysis
description Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967
DEL POZZO, Maria Helena Maillet. Da forma aberta a indeterminação: processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano. 2007. 353 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DEL POZZO, Maria Helena Maillet. Da forma aberta a indeterminação: processos da utilização do acaso na musica brasileira para piano. 2007. 353 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
353 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138426813939712