Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sicardi, Barbara Cristina Moreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_4fa3e2afabe4a7ed68094dde6f600707
oai_identifier_str oai::424034
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematicaEducative biographies and the process of professional construction of mathematics teachers trainersNarrativasFormação profissionalProfessores de matemática - FormaçãoEducação matemáticaNarrativesTraining, OccupationalMathematics teacher - FormationMathematical educationOrientador: Dario FiorentiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é organizado a partir de uma reflexão autobiográfica que entrecruza histórias e itinerários de formadores de professores de matemática, configurando-se como uma investigação no contexto de um processo experiencial. Tem como objetivo buscar compreender como o formador de professores de matemática se constitui e se desenvolve profissionalmente em face dos desafios da prática e do trabalho docente, sobretudo frente às políticas públicas e institucionais de mudança curricular do curso de licenciatura em matemática. Como desdobramento do processo da pesquisa buscou-se mapear as relações estabelecidas entre narrativas (auto)biográficas da trajetória de escolarização e o processo de formação no exercício da prática docente de profissionais que atuam em cursos de capacitação de professores de matemática, assim como identificar princípios, de base epistemológica e metodológica, que devem e podem ser considerados na e sobre a narrativa (auto)biográfica dos profissionais formadores de professores. A pesquisa é, portanto, de natureza qualitativa e interpretativa e utiliza em sua análise informações obtidas numa reflexão individual e compartilhada com dois formadores de professores de matemática, considerando as narrativas como forma de leitura e produção do conhecimento da e sobre a prática docente. Discute aspectos teóricos relacionados à constituição pessoal e profissional de formadores de professores de matemática a partir das experiências narradas sobre o itinerário escolar dos atores da pesquisa. Procura, também, enfocar o sentido e a fertilidade da construção da narrativa de formação e suas relações com os espaços, tempos, rituais e aprendizagens da prática docente no âmbito do Ensino Superior, destacando princípios teóricos e metodológicos da história de vida e, sobretudo, pautando-se em uma análise desenvolvida sob a perspectiva da Multirreferencialidade. Apresenta como resultado o entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória, lembrar e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem profissional. A apreensão da formação enquanto um processo e as potencialidades das narrativas no contexto do Ensino Superior desvendam perspectivas sobre a dimensão pessoal, visto que é a pessoa que se forma e constitui-se através da compreensão que elabora do seu próprio percurso de vida. É nesse sentido que o presente trabalho se apresenta como ponto de partida para novos estudoAbstract: This paper is organized based on an autobiographical reflection which puts together histories and itineraries of mathematics teacher trainers, becoming an investigation within the context of an experiential process. Its objective is the understanding of the mode of professional constitution and development of the mathematics teacher trainer, taking into account the challenges of the practice and of the work of th teacher, lly bearing in mind the public and institutional policies regarding the change of the Mathematics Teaching course. As a byproduct of the research process, we mapped the relationships established between the (auto)biographical narratives of the schooling trajectory and the formation process in service of the teachers that work as instructors of other teachers. We also worked in the identification of the principles, of an epistemological and methodological basis, which should and may be considered in and about the (auto)biographical narrative of the professionals that form teachers. The research is, therefore, of a qualitative and interpretative nature and handles, in the analysis, information obtained in na individual reflection and shared with two instructors of mathematics teachers, considering the narratives as a kind of reading and production of the knowledge of and about the teacher practice. It discusses theoretical aspects related to the personal and professional constitution of instructors of mathematics teachers based on the experiences narrated about the schooling itinerary of the actors of the research. It also wants to focus on the meaning and the fruitfulness of the construction of the formation narrative and its relationship to different instances of space, time, rituals, and apprenticeship of the teacher practice as far as Higher Education is regarded. It highlights the theoretical and methodological principles of the life history and, above all, on the basis of an analysis carried out from the perspective of the Multireferentiality. As for results, it brings out the understanding that both the singularity and the subjectivity of the narratives enable the subject-information, based on work on his/her memory, to remember, and, in a visceral way, to relate different dimensions and knowledge of the professional apprenticeship. The understanding of both formation as a process and the potentialities of the narratives within the context of Higher Education bring to light perspectives about the personal dimension, considering it is the person that gets formed and that gets constituted through the understanding that he/she has of his/her own life history. It is in this sense that this paper can be seen as a starting point for other studiesDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Carvalho, Dione Lucchesi deFreitas, Maria Teresa Menezes deGarnica, Antonio Vicente MarafiotiDemartini, Zeila de Brito FabriUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSicardi, Barbara Cristina Moreira20082008-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf167 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018SICARDI, Barbara Cristina Moreira. Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424034porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:11:04Zoai::424034Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:11:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
Educative biographies and the process of professional construction of mathematics teachers trainers
title Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
spellingShingle Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
Sicardi, Barbara Cristina Moreira
Narrativas
Formação profissional
Professores de matemática - Formação
Educação matemática
Narratives
Training, Occupational
Mathematics teacher - Formation
Mathematical education
title_short Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
title_full Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
title_fullStr Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
title_full_unstemmed Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
title_sort Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica
author Sicardi, Barbara Cristina Moreira
author_facet Sicardi, Barbara Cristina Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Carvalho, Dione Lucchesi de
Freitas, Maria Teresa Menezes de
Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sicardi, Barbara Cristina Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Formação profissional
Professores de matemática - Formação
Educação matemática
Narratives
Training, Occupational
Mathematics teacher - Formation
Mathematical education
topic Narrativas
Formação profissional
Professores de matemática - Formação
Educação matemática
Narratives
Training, Occupational
Mathematics teacher - Formation
Mathematical education
description Orientador: Dario Fiorentini
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018
SICARDI, Barbara Cristina Moreira. Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SICARDI, Barbara Cristina Moreira. Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
167 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138438833766400