Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazarim, Milene
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009
Resumo: Orientador: Ines Signorini
id UNICAMP-30_4fd9e247864e5435dc79530f6a88b141
oai_identifier_str oai::390479
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de CampinasAchieving through writing unlikely interactions between teacher and studentsInteração professor-alunoLetramentoPesquisa-ação - MetodologiaStudent-teacher interactionLiteracyAction-researchOrientador: Ines SignoriniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção da interação em mensagens escritas trocadas entre mim, enquanto professora, e meus 98 alunos de uma escola pública da periferia de Campinas-SP. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo na qual a geração dos registros foi orientada pela metodologia da pesquisa-ação. As 189 mensagens que constituem o corpus foram geradas durante o mês de novembro de 2004, sendo que 125 foram produzidas por mim e 64 pelos alunos de quinta e sexta séries. Inicialmente, essas mensagens eram curtas e visavam estabelecer um contato amigável entre professora e alunos. À medida que os alunos foram respondendo, as mensagens foram se individualizando, tornando-se mais longas e se aproximando do gênero carta pessoal. A troca de mensagens foi uma atividade extraclasse e os textos assim produzidos não foram objeto de correção ou discussão em sala de aula. As análises revelaram que nessas mensagens, embora os papéis institucionais de professora e aluno não tenham sido apagados, houve deslocamentos significativos e de grande interesse para a reconfiguração do contexto sociointeracional da sala de aula, pois procurei me construir como um interlocutor interessado no que o aluno teria a dizer sobre si mesmo e sobre a escola. Desse modo, a interação estabelecida escapa aos padrões escolares vigentes naquela instituição sem, contudo, deixar de ter um caráter institucional e pedagógico importante para o letramento do aluno, uma vez que houve também a mobilização de recursos lingüístico-discursivos necessários à interação via cartaAbstract: The present dissertation presents the results of a research on the accomplishment of interaction through the exchange of written messages between myself, as a teacher, and my 98 students in a peripheral public school in the city of Campinas, SP. It is a qualitative-driven research, and the generation of registers was based on the action-research methodology. The 189 messages comprising the corpus were written during November, 2004. From such amount, 125 were written by me, and 64 by the fifth and sixth grade students. At first, such messages were short, and aimed at making a friendly contact between teacher and students. As long as the students started answering, the messages became individualized, longer, resembling the personal letter genre. The exchange of messages was an extra activity, and the texts written in such context were not object of correction or class discussion. The analyses show that in such messages, even though the institutional roles of teacher and student were not erased, there were remarkable displacements, which are of great interest for a change in the sociointeractional classroom context, since I attempted to posit myself as an interlocutor who is interested in the student opinion on herself and on the school. Therefore, the accomplished interaction differs from the patterns which are common in such school. Such interaction has an important institutional and pedagogic feature, contributing to the student¿s literacy, once it could be observed the use of linguistic-discursive resources necessary to the interaction through letters. Keywords: Student-teacher interaction, literacy, action-researchMestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Fiad, Raquel SalekGeraldi, João WanderleyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBazarim, Milene20062006-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009BAZARIM, Milene. Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas. 2006. 117 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/390479porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:04Zoai::390479Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
Achieving through writing unlikely interactions between teacher and students
title Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
spellingShingle Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
Bazarim, Milene
Interação professor-aluno
Letramento
Pesquisa-ação - Metodologia
Student-teacher interaction
Literacy
Action-research
title_short Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
title_full Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
title_fullStr Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
title_full_unstemmed Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
title_sort Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
author Bazarim, Milene
author_facet Bazarim, Milene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Fiad, Raquel Salek
Geraldi, João Wanderley
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazarim, Milene
dc.subject.por.fl_str_mv Interação professor-aluno
Letramento
Pesquisa-ação - Metodologia
Student-teacher interaction
Literacy
Action-research
topic Interação professor-aluno
Letramento
Pesquisa-ação - Metodologia
Student-teacher interaction
Literacy
Action-research
description Orientador: Ines Signorini
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-10-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009
BAZARIM, Milene. Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas. 2006. 117 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BAZARIM, Milene. Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas. 2006. 117 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/390479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188956856647680