A psicologia transpessoal na formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Viviane França
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Vidal França
id UNICAMP-30_4fda9ad2cab8e5a1687ec48f73df7d3a
oai_identifier_str oai::344415
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A psicologia transpessoal na formação de educadoresCrescimento humanoAutoimagemHolismoEducaçãoDesenvolvimento da personalidadeGrowth internalSelf-esteemHolismEducationOrientador: Carlos Alberto Vidal FrançaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Inúmeros trabalhos e pesquisas mostram que, a cada dia, as relações humanas estão sendo influenciadas pelos meios de comunicação, de forma nem sempre salutar. Tais fatos conduzem o indivíduo a um comportamento anti-social e individualista que irá refletir-se na saia de aula. Como educadores, entretanto, não poderemos mudar tal situação sem modificar nossas ações. A busca do autoconhecimento, da responsabilidade, da cooperação, da decisão e da iniciativa, assume importância especial no âmbito escolar, seja na formação de nossas crianças e jovens; seja na própria formação daqueles que se propõem a educá-los. A Psicologia Transpessoal, sem se opor às demais visões dos problemas que ocorrem em sala de aula, tem como proposta realizar um serviço unificador, algo como a reciclagem dos fragmentos para compor uma visão mais holística, mais abrangente do ser, através de exercícios e técnicas; visando amenizar os conflitos embutidos nas relações do ambiente de sala de aula. No trabalho de campo desenvolvemos essas técnicas e exercícios com um grupo de alunas universitárias do curso de pedagogia, de uma entidade de Santos, portanto, futuras professoras. Esclarecemos inicialmente a nossa proposta, distribuímos questionários para a coordenação e para os próprios educandos: para que pudéssemos fazer comparações posteriormente. Depois de escolhermos as técnicas mais adequadas ao grupo, iniciamos nosso trabalho, utilizando então, técnicas de yoga, técnicas respiratórias, de relaxamento, visualização criativa, textos de autoconhecimento e resgatadores da auto-estima - todos entrelaçados na busca de uma integração entre a mente, o corpo e o cosmo. Utilizamos também uma máquina de Kirlian, para fotografar a aura dos grupos antes e depois das sessões. Com tal procedimento, verificávamos o grau de equilíbrio ou conflito denotado em cada foto, bem como as possíveis modificações ocorridas na aura após os exercícios. No encerramento do processo, passamos o questionário final, juntando todos os dados, que subsidiaram as nossas conclusões. Verificamos mudanças significativas nos participantes, no que concerne a maior integração intergrupal, e amenização dos conflitos intrapsíquicos, e o desenvolvimento do amor altruísta. Concluímos nossa pesquisa com a apresentação dos dados coletadosAbstract: Countless works and researches show that, every day, the human relationships are being influenced by the communication means, in way not always salutary. Such facts drive the individual to an antisocial and individualistic behavior that will be reflected at the classroom. As educators, however, we cannot change such situation without modifying our actions. The search of the solemnity-knowledge, of the responsibility, of the cooperation, of the decision and of the initiative, they assume special importance in the school extent, be in our children¿s formation and young, be in the own formation of those that intend to educate them. The Transpersonal Psycology, without opposing to the other visions of the problems that happen at classroom, has as proposal to accomplish an unificator service, something that as the recycling of the fragments to compose a better holistic vision, including of the being, through exercises and techniques, seeking to soften the built-in conflicts in the relationships in the classroom atmosphere. In the work field we developed those techniques and exercises with a group of academical students of the pedagogy course, from an entity of Santos, therefore, future teachers. We explained our proposal initially, we distributed questionnaires for the coordination and for the own studentes, so that we could make comparisons later. After we choose the most appropriate techniques to the group, we began our work, using then, yoga techniques, applying breathing techniques, of relaxation, creative visualization, solemnity-knowledge texts and that rescue their self-esteem - all interlaced in the search of an integration among mind, body and cosmoses. We also used a Kirlian machine, to photograph the breeze of the groups before and after the sessions. With such procedure, we verified the balance degree or conflicts denoted of each picture, as well as the possible modifications happened in the breeze after the exercises. In the end of the process we gave them the final questionnaire that subsidized our conclusions. We verified significant changes in the participants in what concerns to the largest intercrop integration, soften of the intrapsyquic conflicts, a less fragmented vision of the knowledge and the development or the altruistic love. We concluded our research with the presentation of the collected dataDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]França, Carlos Alberto Vidal, 1945-Arantes, Valério JoséMartinelli, Selma de CássiaBruns, Maria Alves de ToledoMontanari, Ana Claudia Genovez NonatoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Viviane França20042004-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286DIAS, Viviane França. A psicologia transpessoal na formação de educadores. 2004. 183p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344415porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:13:52Zoai::344415Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:13:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicologia transpessoal na formação de educadores
title A psicologia transpessoal na formação de educadores
spellingShingle A psicologia transpessoal na formação de educadores
Dias, Viviane França
Crescimento humano
Autoimagem
Holismo
Educação
Desenvolvimento da personalidade
Growth internal
Self-esteem
Holism
Education
title_short A psicologia transpessoal na formação de educadores
title_full A psicologia transpessoal na formação de educadores
title_fullStr A psicologia transpessoal na formação de educadores
title_full_unstemmed A psicologia transpessoal na formação de educadores
title_sort A psicologia transpessoal na formação de educadores
author Dias, Viviane França
author_facet Dias, Viviane França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Carlos Alberto Vidal, 1945-
Arantes, Valério José
Martinelli, Selma de Cássia
Bruns, Maria Alves de Toledo
Montanari, Ana Claudia Genovez Nonato
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Viviane França
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento humano
Autoimagem
Holismo
Educação
Desenvolvimento da personalidade
Growth internal
Self-esteem
Holism
Education
topic Crescimento humano
Autoimagem
Holismo
Educação
Desenvolvimento da personalidade
Growth internal
Self-esteem
Holism
Education
description Orientador: Carlos Alberto Vidal França
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286
DIAS, Viviane França. A psicologia transpessoal na formação de educadores. 2004. 183p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DIAS, Viviane França. A psicologia transpessoal na formação de educadores. 2004. 183p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188925442359296