A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Regina Aparecida Marques de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_507d6851ff5ea2a78c7476dab9aa9369
oai_identifier_str oai::364488
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aulaEscolasTeoria do conhecimentoMediação pedagógicaLeituraEscritaErroSchoolsKnowledgePedagogy mediationReadingWritingErrorOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa objetivou observar, analisar e descrever os elementos constitutivos das relações de mediação de uma professora, que se efetivaram no cotidiano de uma sala de aula da primeira série do ensino fundamental, visando à superação/compreensão do erro produzido por seus alunos. Centramos o campo teórico na abordagem histórico-cultural, enfatizando alguns conceitos, tais como: mediação, zona de desenvolvimento proximal, formação de conceitos e a noção de erro. Os procedimentos metodológicos foram baseados na pesquisa qualitativa, com enfoque no estudo de caso, tendo como instrumentos para a coleta dos dados a video-gravação, entrevistas e coleta de material (atividades) dos alunos. Os dados envolveram cinqüenta episódios de interação, organizados em matrizes que apresentavam dois quadros com três colunas cada: o primeiro, com a descrição da interação professor-aluno, destacando as condições antecedentes, o desempenho do aluno e as condições conseqüentes O segundo, com a descrição da relação pesquisadora-aluno, com as mesmas colunas. Os episódios foram divididos em: com sucesso e sem sucesso e analisados a partir de nove categorias e subcategorias, que oportunizaram a realização de testes estatísticos, permitindo identificar a significância dos fatores analisados pelas categorias. Três fatores foram considerados significantes para explicar as diferenças entre os episódios com e sem sucesso: a) Qualidade da Instrução - Clareza, b) Mediação da Professora Diante do Erro ¿ Abrangência e c) Finalização da Mediação. Além disso, a identificação dos alunos envolvidos nos episódios sem sucesso sugeriu que a história de vida escolar tem uma importância significativa no processo de superação do erroAbstract: This research aims objectified to observe, analyze and describe the constituent elements of the relations of mediation of a teacher, that were accomplished in the daily life of a classroom of the first series of basic education, aiming ovecoming/comprehension of errors produced by pupils. We center the theoretical field in the description-cultural approach, emphasizing some concepts, such as: mediation, zone of proximal development, formation of concepts and the notion of error. The methodolia procedures had been based on the qualitative research, with approach in the case study, having as instruments for the collection of the data the video-writing, interviews and collection of material (activities) of the pupils. The data had involved fifty episodes of interaction, organized in matrices that presented two pictures with three columns each: first with the description of the interaction teacher-pupil, emphasizing the antecedent conditions, the consequent performance of the pupil. The second presented the relation researcher-pupil, described with the same columns. The episodes had been divided in: successfully and without success and all had been analyzed from nine categories and subcategorias, that provided the accomplishment of statistical tests, that allowed to identify the significance of the factors analyzed for the used categories. Three factors had been considered significant to explain the differences between the episodes with and without success: ) Quality of the Instruction - Clarity, b) Mediation of the Teacher Ahead of the Error - Reching and c) Finishing of the Mediation. Moreover, the identification of the involved pupils in the episodes without success suggests that the history of pertaining to school life has a significant importance in the process of overcoming of the errorDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Espindola, Ana LuciaAlmeida, Ordalia Alves deAragão, Ana Maria Falcão dePrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Regina Aparecida Marques de20062006-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf112 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309SOUZA, Regina Aparecida Marques de. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. 2006. 112 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364488porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-20T14:11:17Zoai::364488Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-20T14:11:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
title A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
spellingShingle A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
Souza, Regina Aparecida Marques de
Escolas
Teoria do conhecimento
Mediação pedagógica
Leitura
Escrita
Erro
Schools
Knowledge
Pedagogy mediation
Reading
Writing
Error
title_short A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
title_full A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
title_fullStr A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
title_full_unstemmed A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
title_sort A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
author Souza, Regina Aparecida Marques de
author_facet Souza, Regina Aparecida Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Espindola, Ana Lucia
Almeida, Ordalia Alves de
Aragão, Ana Maria Falcão de
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Regina Aparecida Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Teoria do conhecimento
Mediação pedagógica
Leitura
Escrita
Erro
Schools
Knowledge
Pedagogy mediation
Reading
Writing
Error
topic Escolas
Teoria do conhecimento
Mediação pedagógica
Leitura
Escrita
Erro
Schools
Knowledge
Pedagogy mediation
Reading
Writing
Error
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309
SOUZA, Regina Aparecida Marques de. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. 2006. 112 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Regina Aparecida Marques de. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. 2006. 112 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
112 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138410620780544