A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309 |
Resumo: | Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite |
id |
UNICAMP-30_507d6851ff5ea2a78c7476dab9aa9369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::364488 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aulaEscolasTeoria do conhecimentoMediação pedagógicaLeituraEscritaErroSchoolsKnowledgePedagogy mediationReadingWritingErrorOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa objetivou observar, analisar e descrever os elementos constitutivos das relações de mediação de uma professora, que se efetivaram no cotidiano de uma sala de aula da primeira série do ensino fundamental, visando à superação/compreensão do erro produzido por seus alunos. Centramos o campo teórico na abordagem histórico-cultural, enfatizando alguns conceitos, tais como: mediação, zona de desenvolvimento proximal, formação de conceitos e a noção de erro. Os procedimentos metodológicos foram baseados na pesquisa qualitativa, com enfoque no estudo de caso, tendo como instrumentos para a coleta dos dados a video-gravação, entrevistas e coleta de material (atividades) dos alunos. Os dados envolveram cinqüenta episódios de interação, organizados em matrizes que apresentavam dois quadros com três colunas cada: o primeiro, com a descrição da interação professor-aluno, destacando as condições antecedentes, o desempenho do aluno e as condições conseqüentes O segundo, com a descrição da relação pesquisadora-aluno, com as mesmas colunas. Os episódios foram divididos em: com sucesso e sem sucesso e analisados a partir de nove categorias e subcategorias, que oportunizaram a realização de testes estatísticos, permitindo identificar a significância dos fatores analisados pelas categorias. Três fatores foram considerados significantes para explicar as diferenças entre os episódios com e sem sucesso: a) Qualidade da Instrução - Clareza, b) Mediação da Professora Diante do Erro ¿ Abrangência e c) Finalização da Mediação. Além disso, a identificação dos alunos envolvidos nos episódios sem sucesso sugeriu que a história de vida escolar tem uma importância significativa no processo de superação do erroAbstract: This research aims objectified to observe, analyze and describe the constituent elements of the relations of mediation of a teacher, that were accomplished in the daily life of a classroom of the first series of basic education, aiming ovecoming/comprehension of errors produced by pupils. We center the theoretical field in the description-cultural approach, emphasizing some concepts, such as: mediation, zone of proximal development, formation of concepts and the notion of error. The methodolia procedures had been based on the qualitative research, with approach in the case study, having as instruments for the collection of the data the video-writing, interviews and collection of material (activities) of the pupils. The data had involved fifty episodes of interaction, organized in matrices that presented two pictures with three columns each: first with the description of the interaction teacher-pupil, emphasizing the antecedent conditions, the consequent performance of the pupil. The second presented the relation researcher-pupil, described with the same columns. The episodes had been divided in: successfully and without success and all had been analyzed from nine categories and subcategorias, that provided the accomplishment of statistical tests, that allowed to identify the significance of the factors analyzed for the used categories. Three factors had been considered significant to explain the differences between the episodes with and without success: ) Quality of the Instruction - Clarity, b) Mediation of the Teacher Ahead of the Error - Reching and c) Finishing of the Mediation. Moreover, the identification of the involved pupils in the episodes without success suggests that the history of pertaining to school life has a significant importance in the process of overcoming of the errorDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Espindola, Ana LuciaAlmeida, Ordalia Alves deAragão, Ana Maria Falcão dePrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Regina Aparecida Marques de20062006-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf112 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309SOUZA, Regina Aparecida Marques de. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. 2006. 112 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364488porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-20T14:11:17Zoai::364488Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-20T14:11:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
title |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
spellingShingle |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula Souza, Regina Aparecida Marques de Escolas Teoria do conhecimento Mediação pedagógica Leitura Escrita Erro Schools Knowledge Pedagogy mediation Reading Writing Error |
title_short |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
title_full |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
title_fullStr |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
title_sort |
A mediação pedagógica da professora : o erro na sala de aula |
author |
Souza, Regina Aparecida Marques de |
author_facet |
Souza, Regina Aparecida Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946- Espindola, Ana Lucia Almeida, Ordalia Alves de Aragão, Ana Maria Falcão de Prado, Guilherme do Val Toledo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Aparecida Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Teoria do conhecimento Mediação pedagógica Leitura Escrita Erro Schools Knowledge Pedagogy mediation Reading Writing Error |
topic |
Escolas Teoria do conhecimento Mediação pedagógica Leitura Escrita Erro Schools Knowledge Pedagogy mediation Reading Writing Error |
description |
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309 SOUZA, Regina Aparecida Marques de. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. 2006. 112 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOUZA, Regina Aparecida Marques de. A mediação pedagógica da professora: o erro na sala de aula. 2006. 112 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 112 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188941377568768 |