Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quimentão, Fernanda, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
id UNICAMP-30_50b60495266191a16330d41d51536e6c
oai_identifier_str oai::1161956
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre narrativas e histórias de vida : a docência em químicaBetween narratives and life histories : teaching in ChemistryProfessores - FormaçãoHistória de vidaLicenciaturaQuímicaDocentes - Narrativas pessoaisTeacher trainingLife historiesFormation of Chemistry teacherTeachers - NarrativesOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as histórias de vida dos sujeitos influenciam a escolha pela carreira docente em Química. Inspirado no aporte teórico de Ivor F. Goodson, na perspectiva das histórias de vida, desenvolveu-se um estudo investigativo da valorização da voz do professor. A questão mobilizadora da pesquisa é: Como as histórias de vida de professores de Química podem influenciar a escolha pela profissão? Em consonância com tal questão buscou-se compreender em que medida as experiências vividas por crianças e jovens podem exercer influência na escolha da licenciatura em Química como formação profissional e a possibilidade de conhecer as histórias de vida na relação com a formação de professores. Também buscou-se conhecer contextos dos cursos das licenciaturas que podem contribuir para a escolha e obstáculos que dificultam a carreira docente na disciplina de Química. Os sujeitos que compartilham suas histórias são professores da disciplina de Química, iniciantes e experientes, com diferentes níveis de experiência, todos inseridos em cotidianos escolares. As entrevistas foram realizadas por meio das narrativas, inspiradas em Walter Benjamin. As narrativas, adensadas em mônadas pertinentes ao objetivo da pesquisa, permitiram a composição dos retratos narrativos dos participantes, promovendo cruzamentos para compor os eixos temáticos. Os eixos temáticos mobilizam a escolha do docente em Química atrelada às experiências familiares, educacionais, de empregabilidade e de justiça social, evidenciando objetivos, paixões e significados associados ao ser professor.Abstract: The current research has the main objective comprehend how the people life histories can make a choose influence for the Chemistry educator career. Inspired by the theoretical contribution of Ivor F. Godson, from a life history perspective, work out a research that provide value to teacher¿s speech. The mobilizing question of the research is how can the life histories of Chemistry teachers influence the choice for the profession? In Line with this question, sought to understand the extent to which the experiences of children and young people can influence the choice of a degree in Chemistry as professional training and the possibility of knowing file stories in relation to teacher training. We also sought to know the contexts of undergraduate courses that can contribute to the choice and obstacles that the teaching carrier in the discipline of Chemistry. The people that shares their histories are Chemistry teacher from beginners to advance, with different experience level, everyone inside a scholar environment. The interviews were realized using narratives, inspired by Walter Benjamin. The narratives were summarized in monad relevant to the research goal, allowing the composition of the narrative face of the speaker, promoting crossing to concoct the thematic pivot. The thematic pivot mobilizes the docent choice in Chemistry correlated to the familiar experiences, educational, professional and social context, showing up the objectives, passion and meanings associate to become teacher.MestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Furlan, Elaine Gomes MatheusPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQuimentão, Fernanda, 1988-20202020-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 106 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854QUIMENTÃO, Fernanda. Entre narrativas e histórias de vida: a docência em química. 2020. 1 recurso online ( 106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161956Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T09:12:12Zoai::1161956Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-29T09:12:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
Between narratives and life histories : teaching in Chemistry
title Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
spellingShingle Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
Quimentão, Fernanda, 1988-
Professores - Formação
História de vida
Licenciatura
Química
Docentes - Narrativas pessoais
Teacher training
Life histories
Formation of Chemistry teacher
Teachers - Narratives
title_short Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
title_full Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
title_fullStr Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
title_full_unstemmed Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
title_sort Entre narrativas e histórias de vida : a docência em química
author Quimentão, Fernanda, 1988-
author_facet Quimentão, Fernanda, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Furlan, Elaine Gomes Matheus
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Quimentão, Fernanda, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
História de vida
Licenciatura
Química
Docentes - Narrativas pessoais
Teacher training
Life histories
Formation of Chemistry teacher
Teachers - Narratives
topic Professores - Formação
História de vida
Licenciatura
Química
Docentes - Narrativas pessoais
Teacher training
Life histories
Formation of Chemistry teacher
Teachers - Narratives
description Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854
QUIMENTÃO, Fernanda. Entre narrativas e histórias de vida: a docência em química. 2020. 1 recurso online ( 106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854
identifier_str_mv QUIMENTÃO, Fernanda. Entre narrativas e histórias de vida: a docência em química. 2020. 1 recurso online ( 106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640854. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161956
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 106 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189171368034304