A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pechula, Marli Aparecida
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852
Resumo: Orientador: Cesar Aparecido Nunes
id UNICAMP-30_510099c319a3abd5777678c3e8acbe9a
oai_identifier_str oai::206117
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticadaFilosofiaEnsino de primeiro grau - CurrículosEnsino de segundo grau - CurrículosEnsino - LegislaçãoEscolas públicasOrientador: Cesar Aparecido NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoReumo: Esse trabalho analisa a disciplina de Filosofia no Ensino Médio a partir da conjuntura atual. Põe em evidência uma contradição fundamental: a legislação educacional ao mesmo tempo em que afirma a sua importância na formação dos educandos, em nome da interdisciplinaridade diz não ser necessário que se constitua numa disciplina específica. Isso possibilitou que no atual momento histórico, aqui analisado, a disciplina fosse paulatinamente subtraída dos currículos das escolas públicas de Ensino Médio e, supostamente, que seus conteúdos fossem diluídos nos de outras disciplinas, o que, na prática, descaracterizou a reflexão filosófica enquanto saber radical e de conjunto. A conclusão a que se chegou é que essa disciplina não responde às necessidades imediatas que caminham rapidamente em direção à globalização e informatização, necessitando, portanto, de conhecimentos mais imediatos c pragmáticosAbstract: This thesis analyses the Philosophy classes at high school from today¿s circumstances. Evidencing a fundamental contradiction: the educational laws at the same hand that affirms its importance at the pupils¿ education, in the name of the interdisciplinary says not to be necessary the constitution of a specific discipline. This situation has made possible that in the current historical moment, here analyzed, the discipline was little by little subtracted from de public high schools curriculum and, supposedly, that its contents were diluted into the other disciplines, something that, in practical terms, decharacterized the philosophical reflection as a radical and group knowledge. The conclusion that was met is that this discipline does not respond the immediate needs that fastly walk towards the globalization and the computerization, needing, therefore, more immediate and pragmatic knowledgeMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPechula, Marli Aparecida20012001-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852PECHULA, Marli Aparecida. A filosofia no ensino medio: da importancia anunciada a descaracterização praticada. 2001. 143p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206117porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-29T07:52:09Zoai::206117Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2016-11-29T07:52:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
title A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
spellingShingle A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
Pechula, Marli Aparecida
Filosofia
Ensino de primeiro grau - Currículos
Ensino de segundo grau - Currículos
Ensino - Legislação
Escolas públicas
title_short A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
title_full A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
title_fullStr A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
title_full_unstemmed A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
title_sort A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
author Pechula, Marli Aparecida
author_facet Pechula, Marli Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pechula, Marli Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino de primeiro grau - Currículos
Ensino de segundo grau - Currículos
Ensino - Legislação
Escolas públicas
topic Filosofia
Ensino de primeiro grau - Currículos
Ensino de segundo grau - Currículos
Ensino - Legislação
Escolas públicas
description Orientador: Cesar Aparecido Nunes
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852
PECHULA, Marli Aparecida. A filosofia no ensino medio: da importancia anunciada a descaracterização praticada. 2001. 143p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PECHULA, Marli Aparecida. A filosofia no ensino medio: da importancia anunciada a descaracterização praticada. 2001. 143p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188846990000128