A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852 |
Resumo: | Orientador: Cesar Aparecido Nunes |
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A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticadaFilosofiaEnsino de primeiro grau - CurrículosEnsino de segundo grau - CurrículosEnsino - LegislaçãoEscolas públicasOrientador: Cesar Aparecido NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoReumo: Esse trabalho analisa a disciplina de Filosofia no Ensino Médio a partir da conjuntura atual. Põe em evidência uma contradição fundamental: a legislação educacional ao mesmo tempo em que afirma a sua importância na formação dos educandos, em nome da interdisciplinaridade diz não ser necessário que se constitua numa disciplina específica. Isso possibilitou que no atual momento histórico, aqui analisado, a disciplina fosse paulatinamente subtraída dos currículos das escolas públicas de Ensino Médio e, supostamente, que seus conteúdos fossem diluídos nos de outras disciplinas, o que, na prática, descaracterizou a reflexão filosófica enquanto saber radical e de conjunto. A conclusão a que se chegou é que essa disciplina não responde às necessidades imediatas que caminham rapidamente em direção à globalização e informatização, necessitando, portanto, de conhecimentos mais imediatos c pragmáticosAbstract: This thesis analyses the Philosophy classes at high school from today¿s circumstances. Evidencing a fundamental contradiction: the educational laws at the same hand that affirms its importance at the pupils¿ education, in the name of the interdisciplinary says not to be necessary the constitution of a specific discipline. This situation has made possible that in the current historical moment, here analyzed, the discipline was little by little subtracted from de public high schools curriculum and, supposedly, that its contents were diluted into the other disciplines, something that, in practical terms, decharacterized the philosophical reflection as a radical and group knowledge. The conclusion that was met is that this discipline does not respond the immediate needs that fastly walk towards the globalization and the computerization, needing, therefore, more immediate and pragmatic knowledgeMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPechula, Marli Aparecida20012001-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852PECHULA, Marli Aparecida. A filosofia no ensino medio: da importancia anunciada a descaracterização praticada. 2001. 143p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589852. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206117porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-29T07:52:09Zoai::206117Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2016-11-29T07:52:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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