Atendimento educacional especializado na universidade : políticas, práticas de ensino e trajetória de um estudante com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5554 |
Resumo: | Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane |
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Atendimento educacional especializado na universidade : políticas, práticas de ensino e trajetória de um estudante com deficiência visualSpecialized educational assistence at university : policies, teaching practices and the trajectory of a student with visual impairmentPolíticas públicasInclusão em educaçãoEnsino superiorCegueiraPublic policyMainstreaming, EducationHigher educationBlindnessOrientador: Adriana Lia Friszman de LaplaneTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: As políticas de educação inclusiva estão diretamente relacionadas à ampliação do número de matrículas de estudantes com deficiência no Ensino Básico e Superior. Este grupo, historicamente excluído dos ambientes educacionais comuns, gradativamente tem exercido o direito de acessar todos os níveis de ensino. A garantia de acesso exigiu ações para assegurar melhores condições de participação desses estudantes. A principal foi a criação de serviços de atendimento educacional especializados, implementados também na Educação Superior de formas específicas e diferentes do Ensino Básico. Este estudo tem como propósito descrever, analisar e avaliar as condições de implementação de ações de inclusão, especialmente os aspectos relacionados à mediação de serviços especializados no percurso de um estudante com deficiência visual no curso de graduação em uma universidade estadual pública. Propõe a discussão sobre as estratégias e métodos de ensino, a acessibilidade pedagógica, as concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual e os aspectos que podem gerar barreiras ou aproximações entre professores e estudantes. Para a compreensão detalhada dessas relações e da mediação do serviço especializado, foram utilizadas, para a coleta de dados, técnicas de inspiração etnográfica, como observação, registro em diário de campo e entrevistas. Foram realizadas 44 entrevistas com estudantes (um deles com cegueira), monitores, professores e gestores. A partir dos dados e por meio de técnicas de análise de conteúdo e análise discursiva, foram analisados aspectos facilitadores e barreiras na implementação das políticas públicas vigentes e nas práticas pedagógicas observadas. Três grandes temas emergiram da análise das entrevistas: 1. Políticas inclusivas na concepção dos gestores e docentes; 2. Condições de ensino e aprendizagem para a pessoa com deficiência visual na perspectiva dos docentes e discentes; 3. Mediação do serviço especializado e uso de recursos de TA. A possiblidade de ouvir diferentes protagonistas e observar diretamente situações em sala de aula, reuniões, atendimentos e eventos, permitiu compreender o alcance das políticas e das ações realizadas na universidade, com destaque à atuação dos serviços especializados. A diversidade de situações analisadas sugere que prover materiais acessíveis ou acompanhar o aluno com deficiência são, atualmente, as principais tarefas do serviço. No entanto, este deveria priorizar também a avaliação das necessidades dos diferentes setores da universidade e a disseminação de informações na comunidade, com base na concepção de Desenho Universal. Dessa maneira os serviços poderão contribuir com o desenvolvimento de concepções mais amplas e respeitosas sobre a diversidade humana em toda a comunidade universitáriaAbstract: Inclusive education policies are directly related to the expansion of the number of students with disabilities enrolled in Elementary and Higher Education. This group, historically excluded from common educational environments, has gradually been exercising its right to access all levels of education. The guarantee of access has required actions to ensure better conditions for the participation of these students. The main one was the creation of specialized educational services, also implemented in Higher Education in specific ways different from those of Basic Education. The purpose of this study is to describe, analyze and evaluate the conditions of implementation of inclusion actions, especially the aspects related to the mediation of specialized services in the path of a student with visual impairment in the undergraduate course in a public state university. It proposes a discussion about teaching strategies and methods, pedagogical accessibility, the conceptions about the teaching and learning process of visually impaired person and the aspects that may generate barriers or approximation between teachers and students. For a detailed understanding of these relationships and the mediation of the specialized service, ethnographic techniques were used for data collection, such as observation, field diary entries and interviews. Forty-four interviews were conducted with students (one of them was blind), monitors, teachers, and managers. From the data and through content analysis and discourse analysis techniques, we analyzed facilitating aspects and barriers in the implementation of the public policies in force and in the pedagogical practices observed. Three major themes emerged from the analysis of the interviews: 1. inclusive policies in the conception of managers and teachers; 2. teaching and learning conditions for the visually impaired person in the perspective of teachers and students; 3. mediation of the specialized service and use of AT resources. The possibility of listening to different protagonists and directly observing situations in the classroom, meetings, appointments and events, allowed us to understand the extent of policies and actions carried out at the university, with emphasis on the performance of the specialized services. The diversity of situations analyzed suggests that providing accessible materials or accompanying the student with disabilities are, currently, the main tasks of the service. However, it should prioritize the evaluation of the needs of the different sectors of the university and the dissemination of information in the community, based on the conception of Universal Design. In this way, the services may contribute to the development of broader and more respectful conceptions about human diversity in the whole university communityDoutoradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoDoutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-Carvalho, Maria de FatimaKassar, Mônica de Carvalho MagalhãesReily, Lucia HelenaBittencourt, Zelia Zilda Lourenço de CamargoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRuiz, Letícia Coelho, 1980-20222022-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5554RUIZ, Letícia Coelho. Atendimento educacional especializado na universidade: políticas, práticas de ensino e trajetória de um estudante com deficiência visual. 2022. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5554. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249207Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-12T16:28:25Zoai::1249207Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-12T16:28:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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