Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Nogueira de, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984
Resumo: Orientador: Dora Maria Grassi Kassisse
id UNICAMP-30_53b61ade625f664943d319f755084797
oai_identifier_str oai::1166724
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileirasLow cost investigative activities for Biology teaching : an analysis of the viability of this approach from the teachers perspective in brazilian state schoolsBiologia - Estudo e ensinoMOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)Educação básicaBiology - Study and teachingMOOCs (Web-based instruction)Basic educationOrientador: Dora Maria Grassi KassisseDissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 pelo Ministério da Educação (MEC), propõe que os estudantes ampliem as habilidades investigativas desenvolvidas no Ensino Fundamental e aprendam a compartilhar, utilizando linguagens argumentativas, os conhecimentos científicos produzidos a partir de análises e comparações de modelos, bem como propostas de intervenção pautadas em evidências e princípios éticos e responsáveis, para os mais diversos públicos e em contextos variados. Desta maneira, atividades investigativas aparecem como uma abordagem capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver as habilidades e competências propostas pela nova BNCC. No entanto, há grande esforço no planejamento e execução destas atividades devido ao desconhecimento sobre essa abordagem e a dificuldade dos docentes em encontrarem uma fonte que reúna informações sobre as mesmas, somados a inexistência de ambientes e materiais apropriados em várias escolas. Visando subsidiar o desenvolvimento de aulas baseadas em uma abordagem investigativa utilizando materiais de baixo custo e colaborar com a formação continuada de professores de Biologia das escolas estaduais brasileiras, este trabalho produziu o curso "Biologia Investigativa", disponibilizado gratuitamente através de uma plataforma utilizando a metodologia MOOC (Massive Open Online Courses). O curso possui dez blocos, sendo cinco deles apresentando atividades investigativas: Fotossíntese, Fermentação, Desinformação e Fake News, Medicamentos e o projeto Ciência não é Opinião. O "Biologia Investigativa" foi disponibilizado em 01 de março de 2021 e contava com 282 inscritos até a data de corte, 17 de abril de 2021, que foi necessária para o cômputo dos dados apresentados. Para avaliar a viabilidade das atividades propostas, os cursistas responderam um questionário contendo cinco questões que se enquadravam na escala de verificação Likert, além de uma questão discursiva sobre a intencionalidade de utilização da atividade investigativa apresentada. Os quesitos avaliados utilizando a escala de verificação Likert foram: tempo previsto, facilidade em encontrar os materiais necessários, utilização do espaço físico da escola, interesse dos alunos em participar da atividade e uma análise de forma geral. Calculou-se o Ranking Médio das respostas obtidas nas cinco atividades prático-experimentais propostas e todas apresentaram notas próximas a nota máxima, ou seja, 5, sendo consideradas viáveis pelos professores das escolas estaduais brasileirasAbstract: The new Brazilian National Curriculum Standards (BNCC), approved in 2017 by the Ministry of Education (MEC), proposes that students expand investigative skills developed in Elementary Education and learn to share, using argumentative languages, scientific knowledge produced from analyzes and model comparisons, as well as intervention proposals based on evidence and ethical and responsible principles, for the most diverse audiences and in different contexts. Thus, investigative activities appear as an approach capable of assisting the teaching-learning process and developing skills and competencies proposed by the new BNCC. However, there is a great effort in the planning and execution of these activities due to the lack of knowledge of this approach and the difficulty of teachers in finding a source that gathers information about them, added to the lack of appropriate environments and materials in several schools. Aiming to subsidize the development of classes based on an investigative approach using low-cost materials and to collaborate with the continuing education of Biology teachers in Brazilian state schools, this work produced the "Investigative Biology" course, available free of charge through a platform using MOOC methodology (Massive Open Online Courses). The course has ten blocks, five of them featuring investigative activities: Photosynthesis, Fermentation, Disinformation and Fake News, Medicines and the Science is not Opinion project. The "Investigative Biology" was made available on March 1, 2021, and had 282 subscribers until the cutoff date, April 17, 2021, which was necessary for the computation of the data presented. To assess the viability of the proposed activities from the teaching perspective, the course participants answered a questionnaire containing five questions that fit the Likert verification scale, in addition to one discursive question about the intention to use the investigative activity presented. The items evaluated using the Likert verification scale were: time expected, ease of finding the necessary materials, use of the school's physical space, students' interest in participating in the activity, and general analysis. The Average Ranking of the answers obtained in the five practical-experimental activities proposed was calculated and all presented grades close to the maximum grade, that is, 5, being considered viable by teachers from Brazilian state schoolsMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Grassi-Kassisse, Dora Maria, 1964-Arnt, Ana de MedeirosGalieta, TatianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Juliana Nogueira de, 1989-20212021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984SOUZA, Juliana Nogueira de. Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia: uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras. 2021. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166724Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-21T08:20:27Zoai::1166724Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-21T08:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
Low cost investigative activities for Biology teaching : an analysis of the viability of this approach from the teachers perspective in brazilian state schools
title Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
spellingShingle Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
Souza, Juliana Nogueira de, 1989-
Biologia - Estudo e ensino
MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)
Educação básica
Biology - Study and teaching
MOOCs (Web-based instruction)
Basic education
title_short Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
title_full Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
title_fullStr Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
title_full_unstemmed Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
title_sort Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
author Souza, Juliana Nogueira de, 1989-
author_facet Souza, Juliana Nogueira de, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grassi-Kassisse, Dora Maria, 1964-
Arnt, Ana de Medeiros
Galieta, Tatiana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Nogueira de, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)
Educação básica
Biology - Study and teaching
MOOCs (Web-based instruction)
Basic education
topic Biologia - Estudo e ensino
MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)
Educação básica
Biology - Study and teaching
MOOCs (Web-based instruction)
Basic education
description Orientador: Dora Maria Grassi Kassisse
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984
SOUZA, Juliana Nogueira de. Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia: uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras. 2021. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984
identifier_str_mv SOUZA, Juliana Nogueira de. Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia: uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras. 2021. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641984. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166724
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189175980720128