Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dáfnie Paulino da, 1984-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769
Resumo: Orientador: Denise Bértoli Braga
id UNICAMP-30_42a332b6388d4ae55358bee349385348
oai_identifier_str oai::1061673
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOCSubsidies for e-learning instructional design in the context of produsage and convergence : a case study of a cMOOCAprendizado colaborativoInstructional systems DesignConvergenceColaborative learningMOOCs (Web-based instruction)Sistemas de ensino - ProjetosMOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)Orientador: Denise Bértoli BragaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta investigação examina as estratégias de Design Instrucional (D.I) e interações, ocorridos em um curso e-learning piloto, a partir de uma perspectiva teórica ancorada nas práticas da produsagem, cultura de convergência, teorias do design Instrucional e teoria de aprendizagem conectivista. Nosso objetivo é apontar subsídios, para um D.I. e-elearning, que favoreçam tais práticas e priorizem o engajamento. Assim, realizamos um estudo de caso, guiado pelo paradigma qualitativo-interpretativo, de um curso on-line cMOOC (Connectivist Massive Open Online Course). O curso baseia-se na teoria de aprendizagem conectivista e caracteriza-se como curso de acesso livre. O formato cMOOC e similares representam uma tendência da web 2.0, desenvolvendo iniciativas que buscam as práticas colaborativas e produseiras, porém tomam essa dianteira sem compreender os mecanismos de funcionamento do engajamento, produsagem e colaboratividade nos ambientes em que eles ocorrem. Isso acarreta problemas, pois a dinâmica de tais práticas é, em vários aspectos, refratária a certos obstáculos institucionais, políticos, técnicos e pedagógicos, vinculados a valores e relações de poder já tradicionais em educação, o que torna complexa sua apropriação para iniciativas oficiais de ensino-aprendizagem. Tal complexidade justifica a necessidade de um estudo, o qual aponte possíveis subsídios para um D.I. favorável às práticas e transliteracias, da cultura de convergência e produsagem. Para a investigação, elencamos duas perguntas de pesquisa: (1) Quais são as metas instrucionais do curso cMOOC analisado e quais estratégias elencadas para isso? (2) Que fatores instrucionais, pedagógicos e técnicos se aproximam ou favorecem os princípios e práticas comuns às comunidades de produsagem? Por fim, nossa expectativa é que os achados desta tese contribuam para as novas propostas de ensino-aprendizagem on-line e para o trabalho do designer instrucional e-learning. Tais resultados podem, eventualmente, ampliar os efeitos positivos e a escalabilidade dos cursos MOOC, além de melhorar a resposta participativa (engajamento) em outros desenhos de aprendizagemAbstract: This investigation examines the strategies of Instructional Design (I.D) and interactions, occurred in a pilot e-learning course, from a theoretical perspective based on the practices of produsage, convergence culture, instructional design theories and connectivist learning theory. Our objective is to suggest subsidies, for a I.D e-elearning, which favor such practices and prioritize engagement. Thus, we developed a case study, guided by the qualitative-interpretative paradigm, of an on-line cMOOC (Connectivist Massive Open Online Course). The course is based on the theory of connectivist learning and it is characterized as a course of free access. The cMOOC format and similar ones represent a trend of web 2.0, developing initiatives that seek the collaborative and produsers practices, but they take this direction without understanding the mechanisms of operation of the engagement, produsage and collaborative work in the environments where they occur. This is a problem because the dynamics of such practices are, in many ways, refractory to certain institutional, political, technical and pedagogical obstacles linked to traditional values and power relations in education, which makes complex their appropriation for official teaching-learning initiatives. Such complexity justifies the need for a study, which suggest possible subsidies for a I.D. favorable to practices and transliteracies, of the culture of convergence and production. For this research, we have selected two two research questions: (1) What are the instructional goals of the cMOOC course investigated and what strategies are chosen for this? (2) What instructional, pedagogical, and technical factors approximate or favor the principles and practices common to the produsage and collaborative communities? Finally, our expectation is that the findings of this thesis contribute to the new teaching-learning proposals online and to the work of instructional designer e-learning. These results may eventually enhance the positive effects and scalability of MOOC courses, as well as improve the participatory response (engagement) in other learning designsDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaLima-Lopes, Rodrigo Esteves deFreire, Maximina MarinaLopes, Vania Gloria SelamiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Dáfnie Paulino da, 1984-20182018-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769SILVA, Dáfnie Paulino da. Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência: um estudo de caso de um cMOOC. 2018. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061673Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T14:09:21Zoai::1061673Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-30T14:09:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
Subsidies for e-learning instructional design in the context of produsage and convergence : a case study of a cMOOC
title Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
spellingShingle Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
Silva, Dáfnie Paulino da, 1984-
Aprendizado colaborativo
Instructional systems Design
Convergence
Colaborative learning
MOOCs (Web-based instruction)
Sistemas de ensino - Projetos
MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)
title_short Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
title_full Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
title_fullStr Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
title_full_unstemmed Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
title_sort Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
author Silva, Dáfnie Paulino da, 1984-
author_facet Silva, Dáfnie Paulino da, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de
Freire, Maximina Marina
Lopes, Vania Gloria Selami
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dáfnie Paulino da, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado colaborativo
Instructional systems Design
Convergence
Colaborative learning
MOOCs (Web-based instruction)
Sistemas de ensino - Projetos
MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)
topic Aprendizado colaborativo
Instructional systems Design
Convergence
Colaborative learning
MOOCs (Web-based instruction)
Sistemas de ensino - Projetos
MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)
description Orientador: Denise Bértoli Braga
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769
SILVA, Dáfnie Paulino da. Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência: um estudo de caso de um cMOOC. 2018. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769
identifier_str_mv SILVA, Dáfnie Paulino da. Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência: um estudo de caso de um cMOOC. 2018. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061673
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138531018276864