Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769 |
Resumo: | Orientador: Denise Bértoli Braga |
id |
UNICAMP-30_42a332b6388d4ae55358bee349385348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1061673 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOCSubsidies for e-learning instructional design in the context of produsage and convergence : a case study of a cMOOCAprendizado colaborativoInstructional systems DesignConvergenceColaborative learningMOOCs (Web-based instruction)Sistemas de ensino - ProjetosMOOCs (Cursos Massivos Abertos Online)Orientador: Denise Bértoli BragaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta investigação examina as estratégias de Design Instrucional (D.I) e interações, ocorridos em um curso e-learning piloto, a partir de uma perspectiva teórica ancorada nas práticas da produsagem, cultura de convergência, teorias do design Instrucional e teoria de aprendizagem conectivista. Nosso objetivo é apontar subsídios, para um D.I. e-elearning, que favoreçam tais práticas e priorizem o engajamento. Assim, realizamos um estudo de caso, guiado pelo paradigma qualitativo-interpretativo, de um curso on-line cMOOC (Connectivist Massive Open Online Course). O curso baseia-se na teoria de aprendizagem conectivista e caracteriza-se como curso de acesso livre. O formato cMOOC e similares representam uma tendência da web 2.0, desenvolvendo iniciativas que buscam as práticas colaborativas e produseiras, porém tomam essa dianteira sem compreender os mecanismos de funcionamento do engajamento, produsagem e colaboratividade nos ambientes em que eles ocorrem. Isso acarreta problemas, pois a dinâmica de tais práticas é, em vários aspectos, refratária a certos obstáculos institucionais, políticos, técnicos e pedagógicos, vinculados a valores e relações de poder já tradicionais em educação, o que torna complexa sua apropriação para iniciativas oficiais de ensino-aprendizagem. Tal complexidade justifica a necessidade de um estudo, o qual aponte possíveis subsídios para um D.I. favorável às práticas e transliteracias, da cultura de convergência e produsagem. Para a investigação, elencamos duas perguntas de pesquisa: (1) Quais são as metas instrucionais do curso cMOOC analisado e quais estratégias elencadas para isso? (2) Que fatores instrucionais, pedagógicos e técnicos se aproximam ou favorecem os princípios e práticas comuns às comunidades de produsagem? Por fim, nossa expectativa é que os achados desta tese contribuam para as novas propostas de ensino-aprendizagem on-line e para o trabalho do designer instrucional e-learning. Tais resultados podem, eventualmente, ampliar os efeitos positivos e a escalabilidade dos cursos MOOC, além de melhorar a resposta participativa (engajamento) em outros desenhos de aprendizagemAbstract: This investigation examines the strategies of Instructional Design (I.D) and interactions, occurred in a pilot e-learning course, from a theoretical perspective based on the practices of produsage, convergence culture, instructional design theories and connectivist learning theory. Our objective is to suggest subsidies, for a I.D e-elearning, which favor such practices and prioritize engagement. Thus, we developed a case study, guided by the qualitative-interpretative paradigm, of an on-line cMOOC (Connectivist Massive Open Online Course). The course is based on the theory of connectivist learning and it is characterized as a course of free access. The cMOOC format and similar ones represent a trend of web 2.0, developing initiatives that seek the collaborative and produsers practices, but they take this direction without understanding the mechanisms of operation of the engagement, produsage and collaborative work in the environments where they occur. This is a problem because the dynamics of such practices are, in many ways, refractory to certain institutional, political, technical and pedagogical obstacles linked to traditional values and power relations in education, which makes complex their appropriation for official teaching-learning initiatives. Such complexity justifies the need for a study, which suggest possible subsidies for a I.D. favorable to practices and transliteracies, of the culture of convergence and production. For this research, we have selected two two research questions: (1) What are the instructional goals of the cMOOC course investigated and what strategies are chosen for this? (2) What instructional, pedagogical, and technical factors approximate or favor the principles and practices common to the produsage and collaborative communities? Finally, our expectation is that the findings of this thesis contribute to the new teaching-learning proposals online and to the work of instructional designer e-learning. These results may eventually enhance the positive effects and scalability of MOOC courses, as well as improve the participatory response (engagement) in other learning designsDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaLima-Lopes, Rodrigo Esteves deFreire, Maximina MarinaLopes, Vania Gloria SelamiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Dáfnie Paulino da, 1984-20182018-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769SILVA, Dáfnie Paulino da. Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência: um estudo de caso de um cMOOC. 2018. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061673Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T14:09:21Zoai::1061673Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-30T14:09:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC Subsidies for e-learning instructional design in the context of produsage and convergence : a case study of a cMOOC |
title |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC |
spellingShingle |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC Silva, Dáfnie Paulino da, 1984- Aprendizado colaborativo Instructional systems Design Convergence Colaborative learning MOOCs (Web-based instruction) Sistemas de ensino - Projetos MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online) |
title_short |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC |
title_full |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC |
title_fullStr |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC |
title_full_unstemmed |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC |
title_sort |
Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC |
author |
Silva, Dáfnie Paulino da, 1984- |
author_facet |
Silva, Dáfnie Paulino da, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Denise Bértoli, 1953- Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de Freire, Maximina Marina Lopes, Vania Gloria Selami Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dáfnie Paulino da, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado colaborativo Instructional systems Design Convergence Colaborative learning MOOCs (Web-based instruction) Sistemas de ensino - Projetos MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online) |
topic |
Aprendizado colaborativo Instructional systems Design Convergence Colaborative learning MOOCs (Web-based instruction) Sistemas de ensino - Projetos MOOCs (Cursos Massivos Abertos Online) |
description |
Orientador: Denise Bértoli Braga |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-08-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769 SILVA, Dáfnie Paulino da. Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência: um estudo de caso de um cMOOC. 2018. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dáfnie Paulino da. Subsídios para Design Instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência: um estudo de caso de um cMOOC. 2018. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634769. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061673 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138531018276864 |