A fala da criança autista : implicações da linguagem e da voz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Carolina Morari, 1978-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16747
Resumo: Orientador: Nina Virgínia de Araújo Leite
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spelling A fala da criança autista : implicações da linguagem e da vozThe speech of the autistic child : implications of language and voicePsicanáliseLinguagemAutismoVozPsychoanalysisLanguageAutismVoiceOrientador: Nina Virgínia de Araújo LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A escrita desta tese suscita questões importantes pertinentes à clínica psicanalítica de crianças autistas. A consideração de que o autismo infantil precoce se constituiu numa entidade psicopatológica com base em uma linguagem behaviorista do contexto de seu surgimento é indicativa de uma concepção em que a linguagem é tomada em si mesma como instrumento de comunicação e nomenclatura. Sustentamos a hipótese de que uma específica concepção de linguagem está no fundamento das bases teóricas e, consequentemente, na direção de tratamento relativa aos métodos clínicos realizados com essas crianças. Nessa perspectiva, buscamos evidenciar o quanto a concepção de linguagem da psicanálise a distingue, enquanto método de tratamento e investigação, de outros campos do saber como a psiquiatria e a psicologia. A importância dessa constatação está na possibilidade de permitir ao clínico realizar diferenciações diagnósticas visando a direção do tratamento em psicanálise. Destacamos dessa experiência de tratamento aquilo que permite escrever o modo como o outro lida com a linguagem, ou seja, a posição do sujeito partindo de um diagnóstico estrutural. Diante das questões colocadas, o interesse de nosso percurso foi o de explorar nos ensinamentos de Freud a sua descoberta sobre a linguagem, isto é, essa outra abordagem "da-língua", lalangue, cujo sentido veio à luz da retomada por Lacan, para pensarmos sobre os padecimentos, em particular do começo da vida. A linguagem é um campo em que se estabelece a relação do sujeito com o Outro, com a falta e com o gozo e promove à fala a assunção de sua função significante. Nesse campo de experiências, percebemos que a linguagem pode afetar de um modo imprevisível crianças cuja sensibilidade as escreve de um modo singular nas suas relações com os outros, as situações ou as coisas do mundo. Como forma de ilustração, trouxemos para análise o caso Dick de Melanie Klein e a importante discussão realizada por Lacan no início do seu ensino. Além disso, trabalhamos a especificidade da voz como uma das formas de objeto a, ou seja, como objeto pulsional pensando em como ela incide no corpo do autista, passando pelos estudos sobre o timbre até chegarmos à indagação sobre a escuta e a fala de crianças autistas. As últimas formulações lacanianas sobre a linguagem em sua dimensão real, simbólica e imaginária a partir da "Teoria dos Nós", pela topologia, permitiu avançarmos em nossas considerações sobre a clínica do(s) autismo(s). Concluímos que ainda existem problemas, impasses e desafios que persistem, possibilitando pensarmos melhor sobre um diagnóstico estrutural à luz da Psicanálise. Esperamos que os resultados desta pesquisa tragam contribuições às reflexões de profissionais de diversas áreas e possibilidades de tratamento e intervenção que considerem o cuidado com a singularidade de cada criança autistaAbstract: The writing of this theses raises significant questions relevant to the psychoanalytic clinical approach to autistic children. The consideration that early childhood autism has evolved as a psychopathological entity based on a behaviorist language within the context of its emergence indicates a conception in which language itself is taken as a tool for communication and nomenclature. We support the hypothesis that a specific conception of language lies in the foundation of the theoretical framework and, consequently, shapes the clinical methods employed in the treatment of these children. In this perspective, we aim to highlight how much the psychoanalytic conception of language distinguishes itself – as a treatment and research method – from other fields of knowledge such as psychiatry and psychology. The importance of this conversation resides in its potential to enable clinicians to make diagnostic differentiations that guide psychoanalytic treatment. We emphasize the aspects of this treatment experience that allow us to elucidate how the other engages with language, in other words, the subject’s position from a structural diagnosis. Given the questions posed, our endeavor was to delve into Freud’s teachings, particularly his insights into language, that is, the other approach to "the-language", lalangue, a concept brought to light through Lacan’s reexamination that enable us to contemplate on the sufferings, especially in the early stages of life. Language is a realm in which the subject’s relationship with the Other, the lack, and the jouissance is established, and it bestows upon speech the assumption of its signifying function. Whitin this realm of experiences, we perceive that language can unpredictably affect children whose sensitivity manifests uniquely in their relationships with others, situations, or worldly things. As an illustrative example, we brought to light the analysis of Melanie Klein’s case study of Dick and Lacan’s significant discourse at the beginning of his teachings. Furthermore, we explored the specificity of the voice as one of the forms of object a, that is, as a drive object, contemplating how it impacts the body of the autistic individual, spanning from studies on timbre to inquiries about the listening and speech of autistic children. The latest Lacanian formulations regarding language in its real, symbolic, and imaginary dimensions through the "Theory of Knots" in topology have enabled us to advance our considerations regarding the clinic of autism(s). We concluded that there are still problems, impasses, and challenges that persist, which prompt us to reconsider structural diagnosis in the light of Psychoanalysis. We hope the outcomes of this research can contribute to the reflections of professionals from various fields and offer possibilities for treatment and intervention that prioritize the unique nature of each autistic childAbertoDoutoradoLingüísticaDoutora em LinguísticaCAPES88881.138900/2017-01[s.n.]Leite, Nina Virginia de Araújo, 1950-Baldini, Lauro José SiqueiraSouza Júnior, Paulo Sérgio deVorcaro, Angela Maria ResendeAires, SuelyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes, Carolina Morari, 1978-20232023-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (169 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16747MENDES, Carolina Morari. A fala da criança autista: implicações da linguagem e da voz. 2023. 1 recurso online (169 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16747. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378745porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T09:35:24Zoai::1378745Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-18T09:35:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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