Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valarelli, Paulo Henrique, 1981-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509
Resumo: Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
id UNICAMP-30_5426004f236cd1aebafc93dd92527c68
oai_identifier_str oai::1127191
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino IntegralA teacher in formation and trasnformation : teaching practice and afro-brazilian culture at a school in the Integral Education ProgramFormação de professoresCultura afro-brasileiraNarrativasAutobiografiaEscolas públicasTeacher formationAfro-brazilian cultureNarrativesAutobiographyPublic shcoolOrientador: Dirce Djanira Pacheco e ZanDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar as transformações e o processo de formação de um professor da Educação Básica. Parte de sua história pessoal e formativa até o momento e foca, em especial, na atividade mais recente desenvolvida em uma escola do Programa de Ensino Integral (PEI), na rede pública do estado de São Paulo. Nessa instituição, foi realizado um trabalho que envolveu as mitologias relacionadas a cultura afro-brasileira e que toma lugar de centralidade na narrativa e reflexão aqui apresentada. Essa experiência é aqui apresentada tendo como referência os registros do Diário de Campo. Para realizar a análise desse trabalho, foi usado como metodologia a pesquisa formação narrativa (auto)biográfica pautada na produção de Inês Bragança. As narrativas sobre o caminho profissional estão permeadas com as histórias que ligam o tema da cultura afro-brasileira com a vida do professor. Para a análise dos saberes produzidos ao longo dessa trajetória, foram utilizados o arcabouço teórico de autores como Nóvoa, Cochram-Simth e Lytle, Tardif e Raymond, Freire dentre outros. Conclui-se essa dissertação com as análises das transformações e formações por que passam um professor-pesquisador ao longo de uma trajetória de formação que se iniciou com os saberes passados pela família, pelas instituições formativas (escola, graduação, especialização e o mestrado profissional) e pelas vivências no chão da escola culminando na prática pesquisadaAbstract: The objective of this dissertation is to analyze the change and formation of a Elementary School Teacher. Starts on his personal and formative history, up to date, and focuses, in particular, on the most recent activity developed in a Full-Time Educational Program School (PEI), in the public network of the state of São Paulo. At this institution was developed an educational project that involved the mythologies related to the Afro-Brazilian culture, which takes the main place in the narrative and reflection presented here. This experience is shown with reference to the Field Diary records. In order to conduct this present study analysis, the survey used as its methodology, a narrative (auto) biographical research based on the production of Inês Bragança. The narratives about the professional path are permeated with stories that link the theme of the Afro-Brazilian culture with the teacher's life. For the analysis of the knowledge that has been produced along this trajectory, the theoretical framework of authors such as Nóvoa, Cochram-Simth and Lytle, Tardif and Raymond, Freire, among others, were used. This dissertation concludes, with the analysis of the changes and qualifications that a teacher-researcher goes through during a training trajectory which have been started with the knowledge passed by family, by institutions (school, graduation, specialization and the professional master's degree) and experiences on the school floor culminating in the searched practiceMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Bragança, Inês Ferreira de SouzaCorsino, Luciano NascimentoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValarelli, Paulo Henrique, 1981-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509VALARELLI, Paulo Henrique. Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127191Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T15:32:35Zoai::1127191Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-27T15:32:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
A teacher in formation and trasnformation : teaching practice and afro-brazilian culture at a school in the Integral Education Program
title Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
spellingShingle Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
Valarelli, Paulo Henrique, 1981-
Formação de professores
Cultura afro-brasileira
Narrativas
Autobiografia
Escolas públicas
Teacher formation
Afro-brazilian culture
Narratives
Autobiography
Public shcool
title_short Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
title_full Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
title_fullStr Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
title_full_unstemmed Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
title_sort Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
author Valarelli, Paulo Henrique, 1981-
author_facet Valarelli, Paulo Henrique, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Bragança, Inês Ferreira de Souza
Corsino, Luciano Nascimento
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Valarelli, Paulo Henrique, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Cultura afro-brasileira
Narrativas
Autobiografia
Escolas públicas
Teacher formation
Afro-brazilian culture
Narratives
Autobiography
Public shcool
topic Formação de professores
Cultura afro-brasileira
Narrativas
Autobiografia
Escolas públicas
Teacher formation
Afro-brazilian culture
Narratives
Autobiography
Public shcool
description Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509
VALARELLI, Paulo Henrique. Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509
identifier_str_mv VALARELLI, Paulo Henrique. Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127191
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138548351238144