Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509 |
Resumo: | Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan |
id |
UNICAMP-30_5426004f236cd1aebafc93dd92527c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1127191 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino IntegralA teacher in formation and trasnformation : teaching practice and afro-brazilian culture at a school in the Integral Education ProgramFormação de professoresCultura afro-brasileiraNarrativasAutobiografiaEscolas públicasTeacher formationAfro-brazilian cultureNarrativesAutobiographyPublic shcoolOrientador: Dirce Djanira Pacheco e ZanDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar as transformações e o processo de formação de um professor da Educação Básica. Parte de sua história pessoal e formativa até o momento e foca, em especial, na atividade mais recente desenvolvida em uma escola do Programa de Ensino Integral (PEI), na rede pública do estado de São Paulo. Nessa instituição, foi realizado um trabalho que envolveu as mitologias relacionadas a cultura afro-brasileira e que toma lugar de centralidade na narrativa e reflexão aqui apresentada. Essa experiência é aqui apresentada tendo como referência os registros do Diário de Campo. Para realizar a análise desse trabalho, foi usado como metodologia a pesquisa formação narrativa (auto)biográfica pautada na produção de Inês Bragança. As narrativas sobre o caminho profissional estão permeadas com as histórias que ligam o tema da cultura afro-brasileira com a vida do professor. Para a análise dos saberes produzidos ao longo dessa trajetória, foram utilizados o arcabouço teórico de autores como Nóvoa, Cochram-Simth e Lytle, Tardif e Raymond, Freire dentre outros. Conclui-se essa dissertação com as análises das transformações e formações por que passam um professor-pesquisador ao longo de uma trajetória de formação que se iniciou com os saberes passados pela família, pelas instituições formativas (escola, graduação, especialização e o mestrado profissional) e pelas vivências no chão da escola culminando na prática pesquisadaAbstract: The objective of this dissertation is to analyze the change and formation of a Elementary School Teacher. Starts on his personal and formative history, up to date, and focuses, in particular, on the most recent activity developed in a Full-Time Educational Program School (PEI), in the public network of the state of São Paulo. At this institution was developed an educational project that involved the mythologies related to the Afro-Brazilian culture, which takes the main place in the narrative and reflection presented here. This experience is shown with reference to the Field Diary records. In order to conduct this present study analysis, the survey used as its methodology, a narrative (auto) biographical research based on the production of Inês Bragança. The narratives about the professional path are permeated with stories that link the theme of the Afro-Brazilian culture with the teacher's life. For the analysis of the knowledge that has been produced along this trajectory, the theoretical framework of authors such as Nóvoa, Cochram-Simth and Lytle, Tardif and Raymond, Freire, among others, were used. This dissertation concludes, with the analysis of the changes and qualifications that a teacher-researcher goes through during a training trajectory which have been started with the knowledge passed by family, by institutions (school, graduation, specialization and the professional master's degree) and experiences on the school floor culminating in the searched practiceMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Bragança, Inês Ferreira de SouzaCorsino, Luciano NascimentoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValarelli, Paulo Henrique, 1981-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509VALARELLI, Paulo Henrique. Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127191Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T15:32:35Zoai::1127191Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-27T15:32:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral A teacher in formation and trasnformation : teaching practice and afro-brazilian culture at a school in the Integral Education Program |
title |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral |
spellingShingle |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral Valarelli, Paulo Henrique, 1981- Formação de professores Cultura afro-brasileira Narrativas Autobiografia Escolas públicas Teacher formation Afro-brazilian culture Narratives Autobiography Public shcool |
title_short |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral |
title_full |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral |
title_fullStr |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral |
title_full_unstemmed |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral |
title_sort |
Um professor em formação e transformação : análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral |
author |
Valarelli, Paulo Henrique, 1981- |
author_facet |
Valarelli, Paulo Henrique, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969- Bragança, Inês Ferreira de Souza Corsino, Luciano Nascimento Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valarelli, Paulo Henrique, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Cultura afro-brasileira Narrativas Autobiografia Escolas públicas Teacher formation Afro-brazilian culture Narratives Autobiography Public shcool |
topic |
Formação de professores Cultura afro-brasileira Narrativas Autobiografia Escolas públicas Teacher formation Afro-brazilian culture Narratives Autobiography Public shcool |
description |
Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509 VALARELLI, Paulo Henrique. Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509 |
identifier_str_mv |
VALARELLI, Paulo Henrique. Um professor em formação e transformação: análises de uma prática relacionada a cultura afro-brasileira numa escola do Programa de Ensino Integral. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638509. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127191 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189158338428928 |