Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzoni, Helcio de Padua
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_56a38ecee8d8c28b2704d2745865e0d9
oai_identifier_str oai::170518
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo inglesInterlingua (Aprendizagem de linguas)Aquisição da segunda linguagemLíngua inglesaOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituo de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho, fruto de uma investigação de cunho predominantemente qualitativo, parte do pressuposto de que pode sobrevir o fenômeno freqüente da fossilização no plano da oralidade, dentro do processo de aprendizagem da língua inglesa por parte de aprendizes brasileiros. Nesta pesquisa propusemo-nos a descrever com mais precisão esse congelamento da competência lingüístico-comunicativa do aprendiz e a iniciar a busca das causas do fenômeno analisando fatores específicos que pudessem estar associados a ele. Desses fatores, um tem natureza processual de aprendizagem e o outro envolve características individuais dos aprendizes. A partir de um grupo de dezesseis sujeitos, foram selecionados cinco que apresentavam os indícios mais fortes de fossilização. Em geral, os alunos tidos como fossilizados não demonstram ter consciência de que se encontram em tal estado, muito embora, pela quantia de horas despendidas em estudo fonnal da línbrua, já devessem estar em patamares mais elevados de proficiência. Com base nos resultados de wn exame de proficiência oral, da análise de questionários específicos e das entrevistas realizadas, foi elaborado o construto de wn sujeito fossilizado típico, o qual abriga características que podem levar ao reconhecimento mais rápido de um indivíduo com sinais de fossilização em sua proficiência oralAbstract: The present work, a predominantly qualitative investigation, starts from the initial assumption that the fossilization of the oral production might be a frequent phenomenon among Brazilians learning English. The objective of this study is to describe more precisely this freezing of the leamer' s linguistic-communicative competence and to start the search for the underlying causes of this phenomenon through the anaiysis of specific factors associated to it. One of these factors refers to the learning process, and the other involves individual characteristics of the leamers. From a group of sixteen subjects, five who showed stronger signs of fossilization were selected. The students taken as fossilized were usually unaware of their state, even though their oral proficiency was supposed to be at higher levels, according to the number of hours spent in fonnal instruction. Based on the results of an oral proficiency exam, the analysis of specific questionnaires and interviews, a profile of a typical fossilized subject was drawn, embracing characteristics that can lead to a quicker recognition of a person with Signs of fossilization in his/her oral productionMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Scaramucci, Matilde Virginia RicardiScheyerl, Denise Cahves de MenesesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLanzoni, Helcio de Padua19981998-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998LANZONI, Helcio de Padua. Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles. 1998. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituo de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170518porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:52:58Zoai::170518Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:52:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
title Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
spellingShingle Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
Lanzoni, Helcio de Padua
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa
title_short Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
title_full Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
title_fullStr Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
title_full_unstemmed Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
title_sort Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles
author Lanzoni, Helcio de Padua
author_facet Lanzoni, Helcio de Padua
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Scheyerl, Denise Cahves de Meneses
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzoni, Helcio de Padua
dc.subject.por.fl_str_mv Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa
topic Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-05-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998
LANZONI, Helcio de Padua. Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles. 1998. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituo de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LANZONI, Helcio de Padua. Percepção de fossibilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo ingles. 1998. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituo de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170518
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188819325419520