Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Mônica Narciso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878
Resumo: Orientadora: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
id UNICAMP-30_573155d895c991646b6db99dfb4c927c
oai_identifier_str oai::449088
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberesA body in construction : the story of a teacher narrating the formation of ner knowledgeSaberes do docenteEnsino de ciênciasNarrativasProfessoresProfissionalismoReflexividadeTeacher's knowdledgeScience teachingNarrativesTeachersProfissionalismReflectivityOrientadora: Ana Maria Falcão de Aragão SadallaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de pesquisa se propõe a revelar a constituição dos saberes de uma professora no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências, construídos no contexto da atividade pedagógica, pelos registros docentes e pelas narrativas dos alunos. Os saberes docentes, como foco central deste estudo, são tomados como integrados e mobilizados em minha prática docente, constituindo assim a minha profissionalidade. Para tanto, utilizei como quadro de referência, as contribuições teóricas de dois pesquisadores, Lee Shulman e Maurice Tardif. O recorte de pesquisa retrata a execução de um projeto pedagógico em Ciências, intitulado Um Corpo em Construção, que prevê a construção de um corpo humano feito pelos alunos do 8º ano do Colégio Pedro II, Unidade Humaitá II, no Rio de Janeiro, focalizando o ano de 2006. A narrativa como opção metodológica trouxe a possibilidade de provocar um diálogo entre a prática vivida e as construções teóricas formuladas nesta e sobre estas vivências. Para este estudo, três momentos foram selecionados como significativos: O dia de montagem, O dia da Exposição Final - Edição 2006, e Uma reflexão sobre as narrativas ficcionais dos alunos e seu processo de elaboração. Como método de análise, a estratégia de triangulação dos dados permitiu uma inserção mais aprofundada no contexto de onde emergiram os fatos e dados recuperados pela memória. Por meio da análise de duas histórias produzidas no projeto pedagógico, as de Larissa e Carlos Eduardo, esta pesquisa revela os saberes construídos na vivência deste projeto, mediatizados pelas interações - emergentes ou intencionais - entre professora e alunos. Em especial, revela que a constituição de tais saberes se dá por um processo intencional de reflexividade.Abstract: This research work intends to reveal the construction of the acquirements about a teacher in the teaching and learning process of Sciences, built in the context of the pedagogic activity by educational registrations and students' narratives. Teacher's knowledge, as a central focus of this study, are taken as integrated and mobilized in my educational practice, thus composing my professionalism. To do so, I used as a reference picture two researchers' theoretical contributions, Lee Shulman and Maurice Tardif. The outline of this research portrays the execution of a pedagogic project in Sciences, entitled "A Body in Construction", which foresees the construction of a human body done by students of the 8th year of the School Pedro II, Unit Humaitá II, in Rio de Janeiro, related to 2006. The narrative as methodological option brought the possibility to evoke a dialogue between the experimented practice and the theoretical constructions formulated in this and other experiences. For this study, three moments were selected as significant: The day of assembly, The day of the Final Exhibition-Edition 2006, and A contemplation on the students' fictional narratives and their elaboration process. As a method for analysis, the strategy of triangulation of the data allowed a deeper insight in the context from where the facts and data recovered by memory have emerged. By analysis of two stories produced in the pedagogic project, the Larissa's and Carlos Eduardo's ones, this research reveals the acquirements built in the experience of this project, mediated by emerging or intentional interactions between teacher and students. Especially, it reveals that the construction of such acquirements occurs by an intentional process of reflexivity.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Amorim, Antonio Carlos Rodrigues deColinvaux, DominiquePrado, Guilherme do Val ToledoAlmeida, Patricia Cristina Albieri deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães, Mônica Narciso20092009-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf257 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878GUIMARÃES, Mônica Narciso. Um corpo em construção: a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes. 2009. 257 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449088porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:36Zoai::449088Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
A body in construction : the story of a teacher narrating the formation of ner knowledge
title Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
spellingShingle Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
Guimarães, Mônica Narciso
Saberes do docente
Ensino de ciências
Narrativas
Professores
Profissionalismo
Reflexividade
Teacher's knowdledge
Science teaching
Narratives
Teachers
Profissionalism
Reflectivity
title_short Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
title_full Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
title_fullStr Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
title_full_unstemmed Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
title_sort Um corpo em construção : a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes
author Guimarães, Mônica Narciso
author_facet Guimarães, Mônica Narciso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Colinvaux, Dominique
Prado, Guilherme do Val Toledo
Almeida, Patricia Cristina Albieri de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Mônica Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes do docente
Ensino de ciências
Narrativas
Professores
Profissionalismo
Reflexividade
Teacher's knowdledge
Science teaching
Narratives
Teachers
Profissionalism
Reflectivity
topic Saberes do docente
Ensino de ciências
Narrativas
Professores
Profissionalismo
Reflexividade
Teacher's knowdledge
Science teaching
Narratives
Teachers
Profissionalism
Reflectivity
description Orientadora: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-08-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878
GUIMARÃES, Mônica Narciso. Um corpo em construção: a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes. 2009. 257 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878
identifier_str_mv GUIMARÃES, Mônica Narciso. Um corpo em construção: a historia de uma professora narrando a constituição dos seus saberes. 2009. 257 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609878. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
257 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011037618176