A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182
Resumo: Orientador: Yara Kulaif
id UNICAMP-30_57529b979acc2db174fc39c5f10eb50a
oai_identifier_str oai::440574
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinarThe training of science teachers : a short duration course with geologic subject contributions to a method of multidisciplinary teachingEducação permanenteProfessores de ciência - FormaçãoCiência - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoPermanent educationScience teachers - TrainingScience - Study and teachingGeosciences - Study and teachingOrientador: Yara KulaifTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Nesta tese analisamos questões ligadas à formação de professores de Ciências e, nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido parte da premissa de que a melhoria do ensino de Ciências implica múltiplos fatores. Contudo, dentre todos os desafios, para nós é central a figura dos professores, pois estes como quaisquer outros profissionais, precisam contar com cursos de atualização profissional para acompanhar as inovações de sua área, mantendo-se atualizados e criticamente atuantes nas escolas onde trabalham, por isso mesmo nos preocupam os critérios de planejamento desses cursos. A investigação estruturou-se na tese segundo a qual a natureza interdisciplinar do conhecimento geocientífico pode contribuir para formação de professores de Ciências e Matemática do ensino fundamental, preparando-os para trabalhar segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os resultados obtidos apontaram algumas dessas contribuições, bem como seus limites. Neste trabalho avaliamos o alcance de práticas de ensino-aprendizagem interdisciplinares, tendo como fio condutor conhecimentos de Geociências/Geologia, partindo do princípio que esses conhecimentos podem, apesar de complexos e abstratos, serem interessantes e estimulantes, além de serem fundamentais para a formação do pensamento científico dos estudantes. No estudo, em que a pesquisadora atuou também como professora, investigamos temas gerais de Geociências/Geologia, com atenção especial ao "Tempo Geológico" e "Modelo do Interior da Terra", que se revelaram foco de inúmeras concepções alternativas, identificadas como um dos limites à utilização pedagógica destes conhecimentos. Tendo como pano de fundo as questões acima os dados empíricos foram colhidos por ocasião das aulasoficina, ministradas no Projeto de Formação Continuada Teia do Saber-2007 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os resultados da investigação, bem como o alicerce teórico presente na análise, foram desenvolvidos ao longo de cinco capítulos, sempre com a perspectiva de subsidiar reformulações em programas de formação continuada. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da rediscussão dos cursos de formação de professores de Ciências, bem como a necessidade de adequar estes cursos às especificidades de grupos de professores e disciplinas. A pesquisa revelou também que a utilização de conhecimentos Geocientíficos contribui para o ensino e a formação do pensamento e da atitude científica de alunos e professores.Abstract: In this thesis we analyze issues related to the training of science teachers from a perspective that contemplates the improvement of science teaching as a result of several factors. Nevertheless, among several challenges, we consider the figure of the teacher as central. Inasmuch as these, as any other professionals, must be exposed to professional development in their field in order to remain constantly up to date and operating in the schools where they work. Therefore, our main concern is the criteria in which these professional development courses are planned. This investigation was based on the thesis that the interdisciplinary nature of the geoscientific knowledge can contribute to the training of middle school teachers of Life Sciences and Mathematics, preparing them to work according to the guidance of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). The results indicate some of these contributions, as well as its limits. We assess the possibilities of interdisciplinary teaching and learning experiences, having as main background Geo Sciences/Geology, baring in mind that these areas of knowledge can, despite being complex and abstract, be interesting and stimulating, and also basic in the formation of the students scientific way of thinking. In this study, where the researcher also performed as teacher, we investigate general subjects of Geosciences/Geology. Special attention is given to the "Geological Time" and "Model of the Interior of the Earth", as they became focus of several alternative conceptions, identified as one of the barriers to the pedagogical use of this knowledge. Having as framework the questions above the empirical data were recorded in the lesson-workshop, given in the Project of Continued Formation "Teia do Saber-2007" of the Secretariat of Education of the State of São Paulo. The results of this investigation, as well as the present theoretical foundation in the analysis, is developed throughout five chapters, always with the perspective to supply information in order to reorganize the programs of continued professional development for teacher training. Results have shown the importance of the discussion of the Science teacher training programs, as well as the necessity to adjust these courses to the particularities of the groups of professors and areas of study. The research has also shed light on the fact that the use of geoscientific knowledge contributes to the education and formation of learners (students) and teachers.DoutoradoDoutor em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Kulaif, Yara, 1958-Figueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaSicca, Natalina Aparecida LagunaNegrão, Oscar Braz MendonzaPiranha, Joseli MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGebara, Maria José Fontana, 1959-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf326 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182GEBARA, Maria José Fontana. A formação continuada de professores de Ciencias: contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar. 2009. 326 p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/440574porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:29:35Zoai::440574Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:29:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
The training of science teachers : a short duration course with geologic subject contributions to a method of multidisciplinary teaching
title A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
spellingShingle A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Educação permanente
Professores de ciência - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Permanent education
Science teachers - Training
Science - Study and teaching
Geosciences - Study and teaching
title_short A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
title_full A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
title_fullStr A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
title_sort A formação continuada de professores de Ciencias : contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar
author Gebara, Maria José Fontana, 1959-
author_facet Gebara, Maria José Fontana, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kulaif, Yara, 1958-
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Piranha, Joseli Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gebara, Maria José Fontana, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Professores de ciência - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Permanent education
Science teachers - Training
Science - Study and teaching
Geosciences - Study and teaching
topic Educação permanente
Professores de ciência - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Permanent education
Science teachers - Training
Science - Study and teaching
Geosciences - Study and teaching
description Orientador: Yara Kulaif
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182
GEBARA, Maria José Fontana. A formação continuada de professores de Ciencias: contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar. 2009. 326 p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182
identifier_str_mv GEBARA, Maria José Fontana. A formação continuada de professores de Ciencias: contribuições de um curso de curta duração com tema geologico para uma pratica de ensino interdisciplinar. 2009. 326 p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609182. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/440574
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
326 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189004163153920