As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Valda Ines Fontenele
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087
Resumo: Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_5862227a454ec29928d6d5fb0fec49a0
oai_identifier_str oai::171242
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)Formação de professoresOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa foi realizada com professoras egressas de uma escola de formação inicial, modalidade Normal, que, no período da coleta do material empírico, encontravam-se realizando suas atividades docentes em uma escola pública de periferia do Ensino Fundamental. Buscando detectar pelos fragmentos do desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional e organizacional, o estudo descreve, a partir das vozes das professoras, os processos de constituição pelos quais esses sujeitos da pesquisa passaram. Sustentado por uma estrutura conceitual proposta por Nóvoa (1992a, 1992b, 1995a, 1995b) e pelos dados de campo, o caminho foi construído no processo de análise, sem descuidar das opções epistemológicas e políticas da pesquisadora. No processo de análise, além de Nóvoa, mantivemos como nossos principais interlocutores Bakhtin, Moran, Zeichner, Schon, Brunet, Fontana e Freitas. Resultaram das análises algumas pistas: a opção pela profissão docente está ligada a uma multiplicidade de razões diversas e inesperadas, motivadas pelos portos de passagem de suas vidas; a formação inicial é um forte porto disseminador; a trajetória das professoras evidencia poucas oportunidades de alargar os horizontes de possibílídadesAbstract: This research was conducted on high school graduated teachers that, when empiric material was colected, were teaching in a outskirts public elementary school. Trying to detect fragments of personal, professional and organizational development, the study describes, from the teachers' speech, the constituting process through which passed the subjects of analysis. The conceptual structure, based on Nóvoa (1992a, 1992b, 19995b) and field data, sustains a path stablished in the analytical process, without disregarding the author's epistemological and political choices. Besides Nóvoa, the author maintains Bakhtin, Moran, Zeichner, Schon, Brunet, Fontana and Freitas as main interlocutors. From the analysis resulted some c1ues: teaching, as a professional choice, is linked to several and unexpected reasons, derived from the passing ports of their lives; initial formation is a strong disseminating port; the teachers' life trajectory shows scarce opportunities of enlarging the range of possibilitiesMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPessoa, Valda Ines Fontenele19991999-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf188f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087PESSOA, Valda Ines Fontenele. As vozes das professoras sobre suas formação: estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre). 1999. 188f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171242porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T16:25:57Zoai::171242Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T16:25:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
title As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
spellingShingle As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
Pessoa, Valda Ines Fontenele
Formação de professores
title_short As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
title_full As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
title_fullStr As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
title_full_unstemmed As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
title_sort As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
author Pessoa, Valda Ines Fontenele
author_facet Pessoa, Valda Ines Fontenele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Valda Ines Fontenele
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
description Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087
PESSOA, Valda Ines Fontenele. As vozes das professoras sobre suas formação: estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre). 1999. 188f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087
identifier_str_mv PESSOA, Valda Ines Fontenele. As vozes das professoras sobre suas formação: estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre). 1999. 188f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
188f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188820366655488