As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087 |
Resumo: | Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi |
id |
UNICAMP-30_5862227a454ec29928d6d5fb0fec49a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::171242 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)Formação de professoresOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa foi realizada com professoras egressas de uma escola de formação inicial, modalidade Normal, que, no período da coleta do material empírico, encontravam-se realizando suas atividades docentes em uma escola pública de periferia do Ensino Fundamental. Buscando detectar pelos fragmentos do desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional e organizacional, o estudo descreve, a partir das vozes das professoras, os processos de constituição pelos quais esses sujeitos da pesquisa passaram. Sustentado por uma estrutura conceitual proposta por Nóvoa (1992a, 1992b, 1995a, 1995b) e pelos dados de campo, o caminho foi construído no processo de análise, sem descuidar das opções epistemológicas e políticas da pesquisadora. No processo de análise, além de Nóvoa, mantivemos como nossos principais interlocutores Bakhtin, Moran, Zeichner, Schon, Brunet, Fontana e Freitas. Resultaram das análises algumas pistas: a opção pela profissão docente está ligada a uma multiplicidade de razões diversas e inesperadas, motivadas pelos portos de passagem de suas vidas; a formação inicial é um forte porto disseminador; a trajetória das professoras evidencia poucas oportunidades de alargar os horizontes de possibílídadesAbstract: This research was conducted on high school graduated teachers that, when empiric material was colected, were teaching in a outskirts public elementary school. Trying to detect fragments of personal, professional and organizational development, the study describes, from the teachers' speech, the constituting process through which passed the subjects of analysis. The conceptual structure, based on Nóvoa (1992a, 1992b, 19995b) and field data, sustains a path stablished in the analytical process, without disregarding the author's epistemological and political choices. Besides Nóvoa, the author maintains Bakhtin, Moran, Zeichner, Schon, Brunet, Fontana and Freitas as main interlocutors. From the analysis resulted some c1ues: teaching, as a professional choice, is linked to several and unexpected reasons, derived from the passing ports of their lives; initial formation is a strong disseminating port; the teachers' life trajectory shows scarce opportunities of enlarging the range of possibilitiesMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPessoa, Valda Ines Fontenele19991999-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf188f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087PESSOA, Valda Ines Fontenele. As vozes das professoras sobre suas formação: estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre). 1999. 188f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171242porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T16:25:57Zoai::171242Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T16:25:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
title |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
spellingShingle |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) Pessoa, Valda Ines Fontenele Formação de professores |
title_short |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
title_full |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
title_fullStr |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
title_full_unstemmed |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
title_sort |
As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre) |
author |
Pessoa, Valda Ines Fontenele |
author_facet |
Pessoa, Valda Ines Fontenele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Valda Ines Fontenele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores |
description |
Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087 PESSOA, Valda Ines Fontenele. As vozes das professoras sobre suas formação: estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre). 1999. 188f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Valda Ines Fontenele. As vozes das professoras sobre suas formação: estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre). 1999. 188f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587087. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 188f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188820366655488 |