O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960
Resumo: Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva
id UNICAMP-30_588fbb19008bd261e642f2eb133b747e
oai_identifier_str oai::1236667
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaThe professional development of teachers through the National Professional Master's Degree in Physics TeachingMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaFísica - Formação de professoresFísica - Estudo e ensinoAprendizagem docentePerspectiva dialógicaNational Professional Master's in Physics TeachingPhysics - Teacher trainingPhysics - Study and teachingTeacher learningDialogical perspectiveOrientador: Fernanda Keila Marinho da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O objetivo deste estudo é apresentar e debater as contribuições do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) para o desenvolvimento profissional docente a partir do diálogo entre vozes de professores intencionalmente postas em diálogo por esse trabalho. Considerando que o desenvolvimento profissional se refere a um processo de formação e transformação dos indivíduos ao longo dos anos, partimos do pressuposto de que o MNPEF representa um contexto que viabiliza o desenvolvimento profissional docente. Dessa forma, as perguntas que definem a presente pesquisa são: "De que forma os mestrandos e mestres do MNPEF posicionam-se sobre seu desenvolvimento profissional? Que vozes demarcam as impressões e compreensões de alunos e ex-alunos acerca da formação propiciada pelo Mestrado Profissional? Os objetivos específicos são: 1. apresentar o perfil de professores que são alunos e ex-alunos do mestrado a partir de questionário de abrangência nacional; 2. apresentar posicionamentos/percepções de professores em diferentes estágios da carreira em relação à sua condição profissional, à sua formação contínua, as principais dificuldades apresentadas na atividade docente, às perspectivas futuras, dentre outros aspectos; 3. compreender os anseios, as motivações e as dificuldades dos professores acerca do curso (MNPEF) para a sua atuação profissional e; 4. analisar o impacto do mestrado profissional na vida dos professores em exercício, de forma a entender se o mestrado profissional atendeu às suas necessidades e o que mudou na sua prática dentro do contexto escolar, a partir do que foi trabalhado no curso. As perguntas e os objetivos são trabalhados a partir de uma perspectiva dialógica bakhtiniana e essa abordagem faz-se presente no decorrer dos três capítulos que estruturam esse texto. Demarcam-se dois momentos distintos de produção dos dados durante os anos de 2018 e 2019. O primeiro momento contemplou um questionário on-line com cento e quarenta alunos e ex-alunos de diversos polos do MNPEF e, o segundo momento envolveu cinco entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes matriculados ou que já cursaram o MNPEF do polo da UFSCar, Campus Sorocaba. O sentido da análise dos dados através da materialização da palavra acontece mediante a interação feita entre os dados marcados pela subjetividade dos sujeitos e da pesquisadora não neutra que dialoga com as palavras alheias materializadas por si através do olhar e da palavra do outro. Assume-se as entrevistas e os dados do questionário on-line como vozes manifestas através de enunciados, que não só refletiram as vozes dos sujeitos ouvidos, mas refrataram as especificidades na qual estavam inseridos e filiados. Dessa forma, os dados obtidos a partir de uma perspectiva dialógica mostraram que o MNPEF é um contexto formativo que potencializa e faz parte do conjunto de elementos que agregam o desenvolvimento profissional docente, mas também apresenta, limites, críticas e fragilidades que nesse trabalho foram tratados como enunciados demarcados por tensionamentos que confere certo significado historicamente e socialmente construídos mediante um processo intersubjetivoAbstract: The objective of this study is to present and discuss the contributions of the National Professional Master in Physics Teaching (MNPEF) for the professional development of teachers from the dialogue between the voices of teachers intentionally put into dialogue by this work. Considering that professional development refers to a process of formation and transformation of individuals over the years, we assume that the MNPEF represents a context that enables the professional development of teachers. Thus, the questions that define this research are: "How do MNPEF masters and masters students position themselves about their professional development? What voices mark the impressions and understandings of students and former students about the formation provided by the Professional Master's? The specific objectives are: 1. to present the profile of teachers who are students and former students of the Master's degree based on a nationwide questionnaire; 2. to present the positions/perceptions of teachers at different stages of their careers in relation to their professional condition, their continuing education, the main difficulties presented in the teaching activity, their future perspectives, among other aspects; 3. understand the teachers' wishes, motivations and difficulties regarding the course (MNPEF) for their professional performance and; 4. analyze the impact of the professional master's degree on the lives of current teachers, in order to understand if the professional master's degree met their needs and what changed in their practice within the school context, based on what was worked on in the course. The questions and the objectives are worked from a Bakhtinian dialogical perspective, and this approach is present throughout the three chapters that structure this text. Two distinct moments of data production are demarcated during the years 2018 and 2019. The first moment contemplated an online questionnaire with one hundred and forty students and former students from several branches of the MNPEF and, the second moment involved five semi-structured interviews with students enrolled or who have attended the MNPEF of the UFSCar branch, Sorocaba Campus. The meaning of the data analysis through the materialization of the word happens through the interaction made between the data marked by the subjectivity of the subjects and the non-neutral researcher who dialogues with other people's words materialized by herself through the look and the word of the other. We assume the interviews and the data from the online questionnaire as voices manifested through statements, which not only reflected the voices of the subjects heard, but also refracted the specificities in which they were inserted and affiliated. Thus, the data obtained from a dialogical perspective showed that the MNPEF is a formative context that enhances and is part of the set of elements that add to the professional development of teachers, but also has, limits, criticisms and weaknesses that in this work were treated as statements demarcated by tensions that give certain meaning historically and socially constructed through an intersubjective processDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Vianna, Deise MirandaRink, JulianaGebara, Maria José FontanaPerez, SilvanaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-20212021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2021. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236667Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-25T10:16:55Zoai::1236667Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-25T10:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
The professional development of teachers through the National Professional Master's Degree in Physics Teaching
title O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
spellingShingle O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Física - Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem docente
Perspectiva dialógica
National Professional Master's in Physics Teaching
Physics - Teacher training
Physics - Study and teaching
Teacher learning
Dialogical perspective
title_short O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_full O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_fullStr O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_sort O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
author Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-
author_facet Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Vianna, Deise Miranda
Rink, Juliana
Gebara, Maria José Fontana
Perez, Silvana
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Física - Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem docente
Perspectiva dialógica
National Professional Master's in Physics Teaching
Physics - Teacher training
Physics - Study and teaching
Teacher learning
Dialogical perspective
topic Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Física - Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem docente
Perspectiva dialógica
National Professional Master's in Physics Teaching
Physics - Teacher training
Physics - Study and teaching
Teacher learning
Dialogical perspective
description Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960
OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2021. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960
identifier_str_mv OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2021. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236667
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138568283619328