O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960 |
Resumo: | Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva |
id |
UNICAMP-30_588fbb19008bd261e642f2eb133b747e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1236667 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaThe professional development of teachers through the National Professional Master's Degree in Physics TeachingMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaFísica - Formação de professoresFísica - Estudo e ensinoAprendizagem docentePerspectiva dialógicaNational Professional Master's in Physics TeachingPhysics - Teacher trainingPhysics - Study and teachingTeacher learningDialogical perspectiveOrientador: Fernanda Keila Marinho da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O objetivo deste estudo é apresentar e debater as contribuições do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) para o desenvolvimento profissional docente a partir do diálogo entre vozes de professores intencionalmente postas em diálogo por esse trabalho. Considerando que o desenvolvimento profissional se refere a um processo de formação e transformação dos indivíduos ao longo dos anos, partimos do pressuposto de que o MNPEF representa um contexto que viabiliza o desenvolvimento profissional docente. Dessa forma, as perguntas que definem a presente pesquisa são: "De que forma os mestrandos e mestres do MNPEF posicionam-se sobre seu desenvolvimento profissional? Que vozes demarcam as impressões e compreensões de alunos e ex-alunos acerca da formação propiciada pelo Mestrado Profissional? Os objetivos específicos são: 1. apresentar o perfil de professores que são alunos e ex-alunos do mestrado a partir de questionário de abrangência nacional; 2. apresentar posicionamentos/percepções de professores em diferentes estágios da carreira em relação à sua condição profissional, à sua formação contínua, as principais dificuldades apresentadas na atividade docente, às perspectivas futuras, dentre outros aspectos; 3. compreender os anseios, as motivações e as dificuldades dos professores acerca do curso (MNPEF) para a sua atuação profissional e; 4. analisar o impacto do mestrado profissional na vida dos professores em exercício, de forma a entender se o mestrado profissional atendeu às suas necessidades e o que mudou na sua prática dentro do contexto escolar, a partir do que foi trabalhado no curso. As perguntas e os objetivos são trabalhados a partir de uma perspectiva dialógica bakhtiniana e essa abordagem faz-se presente no decorrer dos três capítulos que estruturam esse texto. Demarcam-se dois momentos distintos de produção dos dados durante os anos de 2018 e 2019. O primeiro momento contemplou um questionário on-line com cento e quarenta alunos e ex-alunos de diversos polos do MNPEF e, o segundo momento envolveu cinco entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes matriculados ou que já cursaram o MNPEF do polo da UFSCar, Campus Sorocaba. O sentido da análise dos dados através da materialização da palavra acontece mediante a interação feita entre os dados marcados pela subjetividade dos sujeitos e da pesquisadora não neutra que dialoga com as palavras alheias materializadas por si através do olhar e da palavra do outro. Assume-se as entrevistas e os dados do questionário on-line como vozes manifestas através de enunciados, que não só refletiram as vozes dos sujeitos ouvidos, mas refrataram as especificidades na qual estavam inseridos e filiados. Dessa forma, os dados obtidos a partir de uma perspectiva dialógica mostraram que o MNPEF é um contexto formativo que potencializa e faz parte do conjunto de elementos que agregam o desenvolvimento profissional docente, mas também apresenta, limites, críticas e fragilidades que nesse trabalho foram tratados como enunciados demarcados por tensionamentos que confere certo significado historicamente e socialmente construídos mediante um processo intersubjetivoAbstract: The objective of this study is to present and discuss the contributions of the National Professional Master in Physics Teaching (MNPEF) for the professional development of teachers from the dialogue between the voices of teachers intentionally put into dialogue by this work. Considering that professional development refers to a process of formation and transformation of individuals over the years, we assume that the MNPEF represents a context that enables the professional development of teachers. Thus, the questions that define this research are: "How do MNPEF masters and masters students position themselves about their professional development? What voices mark the impressions and understandings of students and former students about the formation provided by the Professional Master's? The specific objectives are: 1. to present the profile of teachers who are students and former students of the Master's degree based on a nationwide questionnaire; 2. to present the positions/perceptions of teachers at different stages of their careers in relation to their professional condition, their continuing education, the main difficulties presented in the teaching activity, their future perspectives, among other aspects; 3. understand the teachers' wishes, motivations and difficulties regarding the course (MNPEF) for their professional performance and; 4. analyze the impact of the professional master's degree on the lives of current teachers, in order to understand if the professional master's degree met their needs and what changed in their practice within the school context, based on what was worked on in the course. The questions and the objectives are worked from a Bakhtinian dialogical perspective, and this approach is present throughout the three chapters that structure this text. Two distinct moments of data production are demarcated during the years 2018 and 2019. The first moment contemplated an online questionnaire with one hundred and forty students and former students from several branches of the MNPEF and, the second moment involved five semi-structured interviews with students enrolled or who have attended the MNPEF of the UFSCar branch, Sorocaba Campus. The meaning of the data analysis through the materialization of the word happens through the interaction made between the data marked by the subjectivity of the subjects and the non-neutral researcher who dialogues with other people's words materialized by herself through the look and the word of the other. We assume the interviews and the data from the online questionnaire as voices manifested through statements, which not only reflected the voices of the subjects heard, but also refracted the specificities in which they were inserted and affiliated. Thus, the data obtained from a dialogical perspective showed that the MNPEF is a formative context that enhances and is part of the set of elements that add to the professional development of teachers, but also has, limits, criticisms and weaknesses that in this work were treated as statements demarcated by tensions that give certain meaning historically and socially constructed through an intersubjective processDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Vianna, Deise MirandaRink, JulianaGebara, Maria José FontanaPerez, SilvanaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-20212021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2021. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236667Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-25T10:16:55Zoai::1236667Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-25T10:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física The professional development of teachers through the National Professional Master's Degree in Physics Teaching |
title |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
spellingShingle |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991- Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Física - Formação de professores Física - Estudo e ensino Aprendizagem docente Perspectiva dialógica National Professional Master's in Physics Teaching Physics - Teacher training Physics - Study and teaching Teacher learning Dialogical perspective |
title_short |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_full |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_fullStr |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_sort |
O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
author |
Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991- |
author_facet |
Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975- Vianna, Deise Miranda Rink, Juliana Gebara, Maria José Fontana Perez, Silvana Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Física - Formação de professores Física - Estudo e ensino Aprendizagem docente Perspectiva dialógica National Professional Master's in Physics Teaching Physics - Teacher training Physics - Study and teaching Teacher learning Dialogical perspective |
topic |
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Física - Formação de professores Física - Estudo e ensino Aprendizagem docente Perspectiva dialógica National Professional Master's in Physics Teaching Physics - Teacher training Physics - Study and teaching Teacher learning Dialogical perspective |
description |
Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960 OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2021. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. O desenvolvimento profissional docente a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2021. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2960. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236667 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138568283619328 |