Comparação dos efeitos dos treinamentos físicos combinado e aeróbio na cognição de idosos hipertensos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wellington Martins dos, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13902
Resumo: Orientadores: Mara Patrícia Traina Chacon Mikahil, Amanda Veiga Sardeli
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spelling Comparação dos efeitos dos treinamentos físicos combinado e aeróbio na cognição de idosos hipertensosComparison of the effects of combined and aerobic physical training on the cognition of hypertensive elderly subjects randomized clinical trialCogniçãoIdososTreinamento físico e condicionamentoCognitionElderlyPhysical trainingOrientadores: Mara Patrícia Traina Chacon Mikahil, Amanda Veiga SardeliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O treinamento físico é bem aceito pela literatura como uma estratégia para manutenção da funcionalidade de idosos podendo assim contribuir para a sua independência e também como forma de prevenção e tratamento de comorbidades associadas como hipertensão e também depressão comuns nesta idade, além de contribuir para manutenção e melhora das funções cognitivas (FC). Com isso o objetivo do estudo é comparar os efeitos do treinamento físico combinado nas FC, aptidão aeróbia e marcadores sanguíneos relacionados à melhora da funcionalidade dos neurônios em idosos hipertensos. Para isso foi recrutado 52 voluntários hipertensos controlados e randomizados em grupo combinado (TC, = 19) o protocolo consistia em exercícios de força para os principais grupos musculares (15 repetições, 1 série, PSE 7), 2 vezes por semana seguido de 50 minutos de exercícios aeróbios a 60 % VO2max e grupo controle (GC, = 24) que não receberam nenhum tratamento. Após a primeira parte do estudo o GC foi submetido ao Treino Aeróbio (TA, N = 13), sendo o mesmo protocolo de treino aeróbio utilizado com o grupo CT. Antes e depois de cada período do estudo, os voluntários foram submetidos a avaliações cognitivas relacionadas à função executiva Groton Maze Learning Test (GMLT) e teste Stroop para avaliação da velocidade de processamento e controle inibitório, o último sendo também componente da função executiva, Lista de compras para recordação imediata e tardia para avaliação da memória de curta e longo prazo, concentração de BDNF sanguínea, marcador relacionado à neurogênese e melhora da função neuronal e também a escala de depressão GDS. A normalidade dos dados foi testada pelo teste de Shapiro-Wilk, para comparação do momento pré e pós entre grupos foi utilizado o modelo misto. Os deltas entre grupos foram comparados utilizando a ANOVA de uma via para dados paramétricos e Kruskal-Wallis para dados não paramétricos seguido do post-hoc de Hochberg e Mann-Whitney respectivamente. Deltas dos testes cognitivos foram correlacionados com deltas de VO2max, Velocidade final e BDNF. Em relação aos resultados, houve uma diferença na PAD para o grupo TC no momento pré em relação ao GC. O grupo TC e TA apresentou redução nos erros obtidos no GMLT relacionados à função executiva. O grupo TC e TA reduziram o tempo de processamento na etapa I e apenas o grupo TA reduziu o tempo na etapa II no teste de Stroop, sem diferença nos erros cometidos em todas as etapas. CT apresentou uma tendência (p=0.06) para melhora da memória de curto prazo quando comparado com o GC. Os escores no GDS para o TC foi diferente em relação ao GC e TAAbstract: Physical training has been accepted as a strategy for maintenance of functionality for elderly people, contributing for their independence and also preventing and treating commonly comorbidities as hypertension and depression. Besides that, providing maintenance and improving in cognitive functions. The objective of this study was to compare the effects of combined physical training on the cognitive functions, aerobic fitness and blood markers related to the neurons functionality improvement and neurogenesis in controlled hypertensive elderly. For that, 52 subjects were randomized and divided into combined training (TC, = 19), performing strength training for the main muscle groups (15 repetitions, 1 set peer exercise, PSE 7), two times a week followed by 50 minutes of aerobic exercise at 60 % VO2reserve 3 times a week, while control group (GC, = 24) only attended to the evaluations during 16 weeks. After the first period of intervention GC was submitted to Aerobic training (TA, N = 13) the same protocol as TC. Before and after each intervention subjects performed cognitive evaluations related to the executive function by the Groton Maze Learning Test (GMLT) and Stroop task for speed process and inhibitory control, been the last a component of executive function, Shopping list immediate and latter recall for short and long-term memory recall, blood concentrations of BDNF related to the neurogenesis and neurons function and finally depression scale (Geriatric Depression Scale, GDS). Mixed model was used to compare MOMENT and GROUP, using subjects as random effect. Delta (Post – pre) was compared by one-way ANOVA and Kruskal-Wallis followed by post-hoc of Hochberg and Mann-Whitney, for parametric data and non-parametric data respectively. Correlations between changes in VO2max, Final velocity and BDNF was performed using Pearson and Spearman for parametric and non-parametric data. There were differences between TC and GC in baseline for PAD. TC and TA reduced error in GMLT, scores related to the executive function. Stroop task TC and TA reduced time and increase speed process in task I, only TA reduced time in task II, no differences were found between the errors. TC increase immediate recall when compared to the GC, no differences was found for latte recall. There were differences for GDS scores for TC compared to the GC and TAMestradoAtividade Física AdaptadaMestre em Educação FísicaCNPQ130640/2018-2[s.n.]Chacon-Mikahil, Mara Patrícia Traina, 1965-Sardeli, Amanda Veiga, 1988-Neri, Anita LiberalessoFontes, Eduardo BodnariucUniversidade Gama Filho. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Wellington Martins dos, 1993-20192019-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13902SANTOS, Wellington Martins dos. Comparação dos efeitos dos treinamentos físicos combinado e aeróbio na cognição de idosos hipertensos. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13902. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368533Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T16:21:22Zoai::1368533Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-11-29T16:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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