Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bariani, Isabel Cristina Dib
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187
Resumo: Orientador : Anita Liberalesso Neri
id UNICAMP-30_598eca8573ce8771201643763e89a43b
oai_identifier_str oai::41977
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologiaProfessores - Avaliação por alunosProfessores e alunosAnálise de interação na educaçãoOrientador : Anita Liberalesso NeriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar opiniões de 300 alunos e 31 professores de Psicologia sobre características e ações do professor e do aluno. Dados sobre características do professor "real" e "ideal" foram coletados através de uma Diferencial Semântica contendo 33 itens pertencentes à categorias "pessoais", "cognitivos", "relacionais" e "profissionais"; opiniões sobre ações do professor com uma escala de frequência contendo 30 itens em 03 categorias ("objetivos", "procedimentos" e "conteúdos"). Os professores utilizaram-se de instrumentos similares sendo que a escala sobre ações continha as categorias "participação em classe" e "estudo". Opinando sobre os objetos "reais", professores e alunos tenderam aos pontos centrais das escalas e ao avaliarem os objetos "ideal", aos pólos positivos. As avaliações mais positivas quanto ao professor "ideal" incidiram em itens das categorias "pessoal" e"relacional" e as mais negativas em "facilitador-complicador" e"recompensador-punitivo". As maiores diferenças entre professor ¿real¿ e ¿ideal¿ foram em itens "profissionais" e "cognitivos". Quanto às ações do professor "leal", as avaliações mais positivas foram relativas a "procedimentos". As maiores divergências entre as avaliações das ações do professor "ideal" e "ideal" foram em "seqüencialização de conteúdos", "integração entre teoria e prática¿ ¿dar aula¿, "orientar os alunos" e "correção". As avaliações mais positivas quanto ao aluno "l" ocorreram nas categorias "relacional" e "pessoal", e as mais negativas em "cognitivas", "pessoais", e "relacionais". Os professores foram menos exigentes quanto ao aluno "ideal" do que os alunos quanto ao professor "ideal". Os dados foram interpretados segundo as teorias de distribuição de causalidade e ARO de StaatsAbstract: It was conducted a research with 300 students of a Psychology course and 31 of their teachers, aiming to evaluate meanings associated to the concept of "real" and "ideal" teachers and students. Data about teachers characteristics were colected with a Differencial Semantic Scale containing 33 items grouped in the categories "personal" ,"cognitive", "relational" and "professional"; opinions about teacher's actions with a frequency scale containing 30 items into 3 categories ("goals", "procedures" and "contents"). Teachers used similar instruments in order to evaluate students, with exception of pupil's actions scale, that had two categories related to "academic behavior in the classroom" and "study behavior_ Teachers and students tended to central points of the scales, when evaluating "ideal" objects, and to their more positive points when evaluating " ideal" objects. More positive evaluations toward "ideal" teacher were on "personal" and "relational" items. More negative were related to facilitating-difficulting" and "rewarding-punishing" items. Broader differences between "ideal" and "ideal" teacher were on "professional" and "cognitive" attributes. Relatively to "ideal" teacher actions, the items "procedures" were the most positively evaluated. Broader discrepancies between evaluations of "ideal" and "ideal" teacher actions were on "content sequencing", "theory ¿ practice integration", "lecturing", "pupils orienting" and "correcting". The best evaluations toward "/Leal" student occurred on "relational" and "personal" categories; the worse on some of "cognitive", "personal" and "relational" items. Teachers were in general less exigent toward their image of "ideal" student, than students toward their "ideal" teacher image. Data were interpreted from the point of view of Staats'ARD theory and of attributional theoryMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Neri, Anita Liberalesso, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBariani, Isabel Cristina Dib1991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[139]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187BARIANI, Isabel Cristina Dib. Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia. 1991. [139]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/41977porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:58:56Zoai::41977Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:58:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
title Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
spellingShingle Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
Bariani, Isabel Cristina Dib
Professores - Avaliação por alunos
Professores e alunos
Análise de interação na educação
title_short Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
title_full Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
title_fullStr Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
title_full_unstemmed Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
title_sort Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
author Bariani, Isabel Cristina Dib
author_facet Bariani, Isabel Cristina Dib
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neri, Anita Liberalesso, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bariani, Isabel Cristina Dib
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Avaliação por alunos
Professores e alunos
Análise de interação na educação
topic Professores - Avaliação por alunos
Professores e alunos
Análise de interação na educação
description Orientador : Anita Liberalesso Neri
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187
BARIANI, Isabel Cristina Dib. Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia. 1991. [139]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187
identifier_str_mv BARIANI, Isabel Cristina Dib. Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia. 1991. [139]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576187. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/41977
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[139]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188716132958208