Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176 |
Resumo: | Orientador: Auteliano Antunes dos Santos Júnior |
id |
UNICAMP-30_5a56b4c07e14268a416d323f9ed20e07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::776207 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileirasDurability study of wheel bearings, based on Brazilian route dataRolamentosAutomóveis - RodasBearingDurability (Engineering)Automobiles - WheelsMetais - DurabilidadeOrientador: Auteliano Antunes dos Santos JúniorDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O presente trabalho tem por objetivo definir um modelo de carregamento para o calculo de vida em rolamentos de rodas, baseado nas condições reais de esforços característicos das vias no Brasil. Uma analise comparativa entre os modelos de rota atualmente disponíveis na literatura e na pratica foi elaborada e seu efeito sobre a vida do rolamento analisado. O histórico de carregamentos, nas condições reais de percurso, foi levantado para a rota nacional. Os dados foram medidos com extensômetros fixados no rolamento e na suspensão, bem como um acelerômetro fixado na altura do centro de gravidade do veiculo, circulando numa rota utilizada em teste de durabilidade de veículos no Brasil. Os carregamentos foram analisados e comparados com os modelos de carregamentos levantados anteriormente. Apos as analises, adotou-se o modelo de carga mais adequado as condições reais das vias brasileiras para o calculo de vida do rolamento de rodasAbstract: The present work has the objective of defining a load model to estimate the life of wheel bearing, suitable to the conditions of roads in Brazil. A comparative analysis of models of the routes currently available in the literature and practice was conducted and the effect of their loads on the bearing life was analised. A composition of loads extracted from the actual conditions of route was proposed to define the national route. To get the actual loads the data were measured by strain gages fixed in the wheel bearing and the strut body, and also by an accelerometer sensor fixed in the gravity center of the vehicle, circulating in a route used for vehicle durability test in Brazil. The loads were analyzed and compared with the loads previously proposed. After that, a more appropriate load model was adopted to calculate the durability of the bearing for the real conditions of the Brazilian roadsMestradoDinâmicaMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Santos Júnior, Auteliano Antunes dos, 1963-Pederiva, RobsonGuimarães, Carlos Alberto BandeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFescina, Edson Lelis2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf70 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176FESCINA, Edson Lelis. Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras. 2010. 70 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776207porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T14:13:00Zoai::776207Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-28T14:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras Durability study of wheel bearings, based on Brazilian route data |
title |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras |
spellingShingle |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras Fescina, Edson Lelis Rolamentos Automóveis - Rodas Bearing Durability (Engineering) Automobiles - Wheels Metais - Durabilidade |
title_short |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras |
title_full |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras |
title_fullStr |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras |
title_sort |
Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras |
author |
Fescina, Edson Lelis |
author_facet |
Fescina, Edson Lelis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Júnior, Auteliano Antunes dos, 1963- Pederiva, Robson Guimarães, Carlos Alberto Bandeira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fescina, Edson Lelis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rolamentos Automóveis - Rodas Bearing Durability (Engineering) Automobiles - Wheels Metais - Durabilidade |
topic |
Rolamentos Automóveis - Rodas Bearing Durability (Engineering) Automobiles - Wheels Metais - Durabilidade |
description |
Orientador: Auteliano Antunes dos Santos Júnior |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176 FESCINA, Edson Lelis. Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras. 2010. 70 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176 |
identifier_str_mv |
FESCINA, Edson Lelis. Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras. 2010. 70 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 70 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189039976218624 |