Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fescina, Edson Lelis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176
Resumo: Orientador: Auteliano Antunes dos Santos Júnior
id UNICAMP-30_5a56b4c07e14268a416d323f9ed20e07
oai_identifier_str oai::776207
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileirasDurability study of wheel bearings, based on Brazilian route dataRolamentosAutomóveis - RodasBearingDurability (Engineering)Automobiles - WheelsMetais - DurabilidadeOrientador: Auteliano Antunes dos Santos JúniorDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O presente trabalho tem por objetivo definir um modelo de carregamento para o calculo de vida em rolamentos de rodas, baseado nas condições reais de esforços característicos das vias no Brasil. Uma analise comparativa entre os modelos de rota atualmente disponíveis na literatura e na pratica foi elaborada e seu efeito sobre a vida do rolamento analisado. O histórico de carregamentos, nas condições reais de percurso, foi levantado para a rota nacional. Os dados foram medidos com extensômetros fixados no rolamento e na suspensão, bem como um acelerômetro fixado na altura do centro de gravidade do veiculo, circulando numa rota utilizada em teste de durabilidade de veículos no Brasil. Os carregamentos foram analisados e comparados com os modelos de carregamentos levantados anteriormente. Apos as analises, adotou-se o modelo de carga mais adequado as condições reais das vias brasileiras para o calculo de vida do rolamento de rodasAbstract: The present work has the objective of defining a load model to estimate the life of wheel bearing, suitable to the conditions of roads in Brazil. A comparative analysis of models of the routes currently available in the literature and practice was conducted and the effect of their loads on the bearing life was analised. A composition of loads extracted from the actual conditions of route was proposed to define the national route. To get the actual loads the data were measured by strain gages fixed in the wheel bearing and the strut body, and also by an accelerometer sensor fixed in the gravity center of the vehicle, circulating in a route used for vehicle durability test in Brazil. The loads were analyzed and compared with the loads previously proposed. After that, a more appropriate load model was adopted to calculate the durability of the bearing for the real conditions of the Brazilian roadsMestradoDinâmicaMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Santos Júnior, Auteliano Antunes dos, 1963-Pederiva, RobsonGuimarães, Carlos Alberto BandeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFescina, Edson Lelis2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf70 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176FESCINA, Edson Lelis. Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras. 2010. 70 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776207porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T14:13:00Zoai::776207Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-28T14:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
Durability study of wheel bearings, based on Brazilian route data
title Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
spellingShingle Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
Fescina, Edson Lelis
Rolamentos
Automóveis - Rodas
Bearing
Durability (Engineering)
Automobiles - Wheels
Metais - Durabilidade
title_short Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
title_full Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
title_fullStr Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
title_full_unstemmed Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
title_sort Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras
author Fescina, Edson Lelis
author_facet Fescina, Edson Lelis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Júnior, Auteliano Antunes dos, 1963-
Pederiva, Robson
Guimarães, Carlos Alberto Bandeira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fescina, Edson Lelis
dc.subject.por.fl_str_mv Rolamentos
Automóveis - Rodas
Bearing
Durability (Engineering)
Automobiles - Wheels
Metais - Durabilidade
topic Rolamentos
Automóveis - Rodas
Bearing
Durability (Engineering)
Automobiles - Wheels
Metais - Durabilidade
description Orientador: Auteliano Antunes dos Santos Júnior
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176
FESCINA, Edson Lelis. Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras. 2010. 70 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176
identifier_str_mv FESCINA, Edson Lelis. Estudo de durabilidade de rolamentos de roda baseado em rotas brasileiras. 2010. 70 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613176. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
70 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189039976218624