As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457 |
Resumo: | Orientador : Luiz Cesar Marques Filho |
id |
UNICAMP-30_5b6e1be732df7c8c45dde3d7322f8d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::275996 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São PauloBoucher, François, 1703-1770Veronese, Paolo, 1528-1588Pintura - França - Séc. XVIIIPintura - Itália - Séc. XV-XVIOrientador : Luiz Cesar Marques FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O objetivo principal deste estudo é a análise do contexto histórico e artístico em que foram realizadas duas telas pertencentes ao Museu de Arte de São Paulo, cópias de quadros de Paolo Veronese (1528-1588): Hércules entre o Vício e a Virtude e Alegoria da Sabedoria e da Força, pintadas por François Boucher (1703-1770). Os originais foram pintados por volta de 1576 e pertencem atualmente à Frick Collection, de Nova Iorque. As cópias pintadas por Boucher foram realizadas quando os originais estavam na Coleção do Regente da França, sendo datadas de a partir de 1752. As cópias de Veronese do século XVIII pertencem a um contexto histórico europeu de revalorização da pintura veneziana do século XVI. Esta ocorreu não apenas através de Sebastiano Ricci, que retoma a poética dos mestres venezianos do século XVI, mas também através da irradiação das obras de Rubens no contexto francês do século XVIII, através de artistas como Watteau, Coypel, La Fosse. Através dos debates na Academia francesa em tomo da supremacia da linha ou do colorido e da admiração pela obra de Rubens, a Paris do século XVIII redescobriu a sensibilidade cromática veneziana e a poética de seus mestres do Renascimento. O colecionismo e a possibilidade de acesso dos artistas franceses do século XVIII a estas obras venezianas foi outro fator importante. Pelos motivos abordados, as cópias de Boucher assumem assim um caráter paradigmático. A pintura francesa da segunda metade do século XVIII iria traçar caminhos muitos diferentesAbstract: The main aim of this study is the anaIysis of both the historicaI and the artistic context of production of two paintings beIonging to the Art Museum of São Paulo. They are copies, painted by François Boucher (1703-1770), of previous paintings by PaoIo Veronese (1528-1588): Hercules between Vice and Virtue and Allegory of Wisdom and Strength. The originaIs were painted around 1576. Nowadays theyare at the Frick Collection in New Y orIe. The copies painted by Boucher were made while the originaIs were at the Collection ofthe Regent ofFrance. In this way, they are dated to the years around 1752. The 18th century copies of Veronese's paintings should be set within a context of European reappraisal of 16th century venetian painting. This reappraisal happened through Sebastiano Ricci's retaken of 16th century venetian masters poetics and through the irradiation ofRubens paintings, which happened in 18th centuty France through artists like Watteau, Coypel and La Fosse. The debates that took place in the French Academy, regarding the supremacy either of the line or the color, and the admiration that Ruben's works received, made it possible, in 18th century Paris, to happen the rediscovery of venetian chromatic sensibility and of its Renascence masters poetics. "Collecting" and the accessibility to these paintings by french artists of the 18th century were other essential factors for these rediscoveries. In this context, Boucher's copies have a paradigmatic character. French painting of the second half of the 18th century would go through very different pathsMestradoMestre em História[s.n.]Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-Migliaccio, LucianoMattos, Claudia ValladaoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Antonia Couto da, 1965-20032003-04-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457SILVA, Maria Antonia Couto da. As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. 2003. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275996porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:39Zoai::275996Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
title |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
spellingShingle |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo Silva, Maria Antonia Couto da, 1965- Boucher, François, 1703-1770 Veronese, Paolo, 1528-1588 Pintura - França - Séc. XVIII Pintura - Itália - Séc. XV-XVI |
title_short |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
title_full |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
title_fullStr |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
title_full_unstemmed |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
title_sort |
As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo |
author |
Silva, Maria Antonia Couto da, 1965- |
author_facet |
Silva, Maria Antonia Couto da, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques Filho, Luiz Cesar, 1952- Migliaccio, Luciano Mattos, Claudia Valladao Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Antonia Couto da, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Boucher, François, 1703-1770 Veronese, Paolo, 1528-1588 Pintura - França - Séc. XVIII Pintura - Itália - Séc. XV-XVI |
topic |
Boucher, François, 1703-1770 Veronese, Paolo, 1528-1588 Pintura - França - Séc. XVIII Pintura - Itália - Séc. XV-XVI |
description |
Orientador : Luiz Cesar Marques Filho |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-04-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457 SILVA, Maria Antonia Couto da. As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. 2003. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SILVA, Maria Antonia Couto da. As copias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. 2003. 135p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 135p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188880854810624 |