Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_be4e8154516555f9064c0586522da361
oai_identifier_str oai::439125
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino FundamentalSigns and appropriations in project Geosciences and the continous formations of teachers for the basic school : Signs and appropriations in project Geosciences and the continous formations of teachers for the basic schoolFormação de professoresGeociências - Estudo e ensinoCiência - Estudo e ensinoPesquisa-ação em educaçãoTeacher trainingGeosciences - Study and teachingScience - Study and teachingAction research in educationOrientador: Mauricio CompianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: A presente pesquisa aborda a formação de professores a partir do projeto "Geociências e a Formação Continuada de Professores em Exercício no Ensino Fundamental", que ocorreu entre os anos 1996 e 2001, no Instituto de Geociências, Unicamp. O objetivo principal da tese foi reconstruir o processo formativo vivido pelas professoras a partir da reflexão sobre os principais aspectos teóricos metodológicos do Projeto. A análise privilegiada nessa tese parte do conteúdo dos relatórios das professoras participantes e da coordenação do Projeto, além de três entrevistas feitas com três professoras envolvidas no processo de formação. Esses dados possibilitaram um recorte de análise que abordou três aspectos principais. Primeiro, as Práticas de Debate e Reflexão do projeto, que embora guardem semelhança e tenham o referencial de Donald Schön como referência, foi uma prática que, nessa tese, é considerada em função do coletivo envolvido na prática colaborativa. Um segundo aspecto está relacionado à pesquisa do professor, pois o projeto privilegiou a formação do professor a partir da investigação que o mesmo faz de sua prática. Finalmente, o terceiro aspecto estaria relacionado às opções conceituais do Projeto: as geociências e as estratégias didáticas de natureza construtivistas. Nesse ponto, o interesse foi por destacar as ressignificações feitas pelas professoras no decorrer do processo formativo. Essa análise foi feita a partir do referencial bakhtiniano, especialmente, a teoria do enunciado pois, a partir dela a materialidade lingüística ganha contornos específicos e passa a representar e ser representada por sujeitos falantes integrantes de um determinado grupo social. Entre os enunciados dos relatórios e entrevistas, foi possível relembrar e dar novo sentido a diversos aspectos do Projeto Geociências, enxergando toda essa produção como apropriações das professoras em relação às demandas do Projeto.Abstract: This research approaches the training of teachers in the context of a research project entitled "Geosciences and the continuing teacher education for elementary and secondary school", that was carried out between the years 1996 and 2001, Institute of Geosciences, at Campinas University - UNICAMP. The main goal of the thesis was to rebuild the educational process faced by teachers by reflecting upon the major theoretical and methodological aspects proposed by the Project. The analysis considers the content of reports written by participating teachers, the reports written by the coordination of the program, as well as three interviews carried out with three teachers involved in the continuing education process. The analysis of the corpus approached three main aspects: First, it approached the practices concerning debate and reflection attitudes in the context of the project. Although these practices present similarities to Schön's theoretical approach, in this thesis, they were adopted considering the collectiveness that was involved in collaborative practice in the program. A second aspect is related to the research process conducted by teachers; since the project has focused on the investigation that teachers carry on taking into consideration their own practice. Finally, the third aspect is the one related to conceptual basis of the Project, such as: the concept of geosciences, and the constructivist nature of teaching strategies. By analyzing the corpus, the main interest was to highlight the re-signifying process teachers implemented during the training process. This analysis was embedded in the theory of enunciation based on Bakhtin, through which the linguistic substance acquires specific contours and it is able to represent and be represented by speakers, members of a particular social group. The reports and interviews analyzed made possible to remember different aspects of Geosciences Project and re-signifying them in such a way that we considered that the teachers' production faces a constant process of appropriation and re-appropriation of concepts concerning the demands of the project.DoutoradoDoutor em Ciências[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Figueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaImbernon, Rosely Aparecida LiguoriCazetta, ValériaSantos, Vania Maria Nunes dosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf308 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941SILVA, Fernanda Keila Marinho da. Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental. 2009. 308 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439125porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:27:23Zoai::439125Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:27:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
Signs and appropriations in project Geosciences and the continous formations of teachers for the basic school : Signs and appropriations in project Geosciences and the continous formations of teachers for the basic school
title Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
spellingShingle Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Formação de professores
Geociências - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Pesquisa-ação em educação
Teacher training
Geosciences - Study and teaching
Science - Study and teaching
Action research in education
title_short Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
title_full Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
title_fullStr Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
title_sort Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental
author Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
author_facet Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori
Cazetta, Valéria
Santos, Vania Maria Nunes dos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Geociências - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Pesquisa-ação em educação
Teacher training
Geosciences - Study and teaching
Science - Study and teaching
Action research in education
topic Formação de professores
Geociências - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Pesquisa-ação em educação
Teacher training
Geosciences - Study and teaching
Science - Study and teaching
Action research in education
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941
SILVA, Fernanda Keila Marinho da. Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental. 2009. 308 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941
identifier_str_mv SILVA, Fernanda Keila Marinho da. Rastros e apropriações no Projeto Geociencias e a Formação de Professores em Exercicio no Ensino Fundamental. 2009. 308 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608941. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
308 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138450763415552