Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calligaris, Juliana Pablos, 1973-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748
Resumo: Orientador: Suzi Frankl Sperber
id UNICAMP-30_af399d7c0bbc941f68a5b1aab77f8321
oai_identifier_str oai::1372558
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing artsBody-cognition and performativ theater with aphasic acting people : creative procedures, training and pedagogy in the performing artsTeatro contemporâneoPerformatividadeAfasiaPerformance (Arte)EducaçãoContemporary theaterPerformativityAphasiaPerformance artPedagogyOrientador: Suzi Frankl SperberTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa investigou a criação artística na cena contemporânea a partir dos processos performativos do Programa de Expressão Teatral (PET) com pessoas atuadoras afásicas desenvolvido no Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos de Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Segui por um veio de investigação herdado do mestrado, considerando que a primeira prospecção que fiz no doutorado foi retomar os dados escritos e as materialidades audiovisuais sobre o trabalho de teatro performativo que já havia realizado no Centro, pois havia diante de mim mais de uma década de procedimentos de interação, ressignificação e criação teatral processual do meu modus operandi no trabalho de expressão teatral com afásicas registrados no âmbito de uma pesquisa inter, multi e transdisciplinar entre Artes Cênicas, Linguística e Semiótica. Percebi que existia um procedimento de interação, ressignificação e criação artística processual no Programa. Focada nesta observação foi que segui para o segundo veio de investigação da tese: a seleção de específicos trabalhos/processos teatrais e performativos, fossem da iniciação científica, mestrado ou doutorado para estudo e organização de procedimentos criativos e de uma pedagogia, nas artes da cena, a partir da performatividade advinda de contextos de afasia. Estes dois modos de prospecção estiveram conectados com a minha história e prática como artista, com processos de criação, individuais e coletivos, inseridos no contexto da minha companhia de teatro – a Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas – que em 2023 completa 32 anos de existência. É por isso que, logo na primeira prospecção, tive como motivação inicial o resgate do meu primeiro momento de presença no Centro, de 2003 a 2007: porque o que desenvolvi naquele tempo fez parte da minha Iniciação Científica (IC), que esteve vinculada à minha graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP), realizada após a minha graduação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes (IA/UNICAMP). Naquele período, com conhecimentos provindos das três áreas, Artes Cênicas, Semiótica e Linguística – imbricadas com a Filosofia, identifiquei o recurso das atuadoras afásicas participantes do PET a estratégias verbais e não verbais próprias de diferentes sistemas semióticos para expressarem-se performativamente, motivadas pela experiência com teatro. Aquele estudo de IC prosseguiu para a pesquisa de mestrado em Linguística – com abrangência em teatro e semiótica, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) de 2013 a 2016, que investigou a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, olhar etc.) com atuadoras afásicas, através de observações das interações de diferentes processos semióticos – ativos na construção de significados – para analisar o papel da atividade cênica teatral e do jogo teatral na (re)organização de possibilidades afetivas, comunicativas, performativas e expressivas daquelas pessoas. O objetivo, pois, desta pesquisa de doutorado, ancorado em parte na experiência daqueles estudos, é refletir sobre o ato teatral performativo em contextos de afasia a partir da pulsão de ficção originado na e da a experiência da atuadora de ser corpo, um organismo que ocupa um lugar e vive uma experiência, tornando-se um corpo-cognição. Recobre o aprofundamento – já assinalado na dissertação – dos interesses teóricos, estéticos, metodológicos e práticos acerca da encenação performativa com pessoas afásicas, a fim de desenvolver um ambiente de estudo que contribua com as práticas e pedagogias de criação e formação nas artes da cenaAbstract: This research investigated artistic creation in the contemporary scene, from the performative processes of the Theatrical Expression Program (TEP) with aphasic performers developed at the Aphasic Living Center of the Institute for Language Studies at the State University of Campinas. I followed a line of investigation inherited from the master’s degree, considering that the first prospection I did in the doctorate was to resume written data and audiovisual material on the work of performative theater that I had already carried out at the Center, since I had more than a decade of procedures of interaction, resignification and procedural theatrical creation of my modus operandi in the work of theatrical expression with aphasic persons registered within the scope of an inter, multi and transdisciplinary research between Performing Arts, Linguistics and Semiotics. I realized that there was a procedure of interaction, resignification and procedural artistic creation at the Program. Focused on this observation, I moved on to the second research line of the thesis: the selection of specific theatrical and performative works/processes, whether from Scientific Initiation, master’s or doctorate for the study and organization of creative procedures and a pedagogy, in the performing arts, from the performativity arising from aphasia contexts. These two ways of prospecting were connected with my history and practice as an artist, with individual and collective creation processes, inserted in the context of my theater company – Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas – which in 2023 complete 32 years of existence. That is why, in the first prospection, I had as initial motivation the rescue of my first moment of presence at the Center, from 2003 to 2007: because what I developed, at that time, was part of my Scientific Initiation (SI), which was linked to my graduation in Philosophy from the Institute of Philosophy and Human Sciences, which took place after my graduation in Performing Arts from the Institute of Arts. In that period, with knowledge from the three areas, Performing Arts, Semiotics and Linguistics – intertwined with Philosophy, I identified the resource of the aphasic performers participating in the TEP to verbal and nonverbal strategies specific to different semiotic systems to express themselves performatively, motivated by the theater experience. That SI study proceeded to the Master’s research in Linguistics – with coverage in theater and semiotics, by Language Studies Institute from 2013 to 2016, which investigated the multimodal co-occurrence of semiosis (speech, gesture, look etc.) with aphasic actors, through observations of the interactions of different semiotic processes – active in the construction of meanings – to analyze the role of theatrical scenic activity and theatrical game in the (re)organization of affective, communicative, performative and expressive possibilities of those people. The objective, therefore, of this doctoral research, anchored in part on the experience of those studies it is to reflect on the performative theatrical act in contexts of aphasia from the fiction drive originated in and from the experience of the performer of being a body, an organism that occupies a place and lives an experience, becoming a body-cognition. It covers the deepening – already mentioned in the dissertation – of theoretical, aesthetic, methodological and practical interests about performative staging with aphasic people, in order to develop a study environment that contributes to the practices and pedagogies of creation and training in the performing artsDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaCAPES88882.435487/2019-01[s.n.]Sperber, Suzi Frankl, 1939-Wuo, Ana ElviraIbañez, Ana PaulaHirson, Raquel ScottiOkamoto, EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalligaris, Juliana Pablos, 1973-20232023-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748CALLIGARIS, Juliana Pablos. Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas: procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts. 2023. 1 recurso online (310 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372558porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T14:46:57Zoai::1372558Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-18T14:46:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people : creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
title Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
spellingShingle Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
Calligaris, Juliana Pablos, 1973-
Teatro contemporâneo
Performatividade
Afasia
Performance (Arte)
Educação
Contemporary theater
Performativity
Aphasia
Performance art
Pedagogy
title_short Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
title_full Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
title_fullStr Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
title_full_unstemmed Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
title_sort Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas : procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts
author Calligaris, Juliana Pablos, 1973-
author_facet Calligaris, Juliana Pablos, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Wuo, Ana Elvira
Ibañez, Ana Paula
Hirson, Raquel Scotti
Okamoto, Eduardo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Calligaris, Juliana Pablos, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro contemporâneo
Performatividade
Afasia
Performance (Arte)
Educação
Contemporary theater
Performativity
Aphasia
Performance art
Pedagogy
topic Teatro contemporâneo
Performatividade
Afasia
Performance (Arte)
Educação
Contemporary theater
Performativity
Aphasia
Performance art
Pedagogy
description Orientador: Suzi Frankl Sperber
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748
CALLIGARIS, Juliana Pablos. Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas: procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts. 2023. 1 recurso online (310 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748
identifier_str_mv CALLIGARIS, Juliana Pablos. Corpo-cognição e teatro performativo com pessoas atuadoras afásicas: procedimentos criativos, formação e pedagogia nas artes da cena = Body-cognition and performativ theater with aphasic acting people: creative procedures, training and pedagogy in the performing arts. 2023. 1 recurso online (310 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14748. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189194074947584