A compreensão dos elementos pré-totalitários na educação, segundo Hannah Arendt
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619104 |
Resumo: | Orientador: Roberto Akira Goto |
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A compreensão dos elementos pré-totalitários na educação, segundo Hannah ArendtThe understanding of the pre-totalitarian elements in education, according to Hannah ArendtEducaçãoTotalitarismoAutoridadeTradição (Filosofia)Sociedade de massaLiberdadeEducationTotalitarianismAuthorityTradition (Philosophy)Mass societyFreedomOrientador: Roberto Akira GotoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese tem por objeto o pensamento de Hannah Arendt (1906-1975), naquilo que se refere às relações entre educação e totalitarismo constantes em sua obra, tendo como ponto de partida o ensaio "A crise na educação", de 1958. Inicia-se esclarecendo que o trato de Arendt sobre assuntos políticos se faz sob o assombro do fenômeno totalitário, que segundo a autora explodiu nossas categorias do pensamento político e nossos padrões de julgamento moral. Demonstra que suas análises não se baseiam em nenhuma metodologia, mas consiste num impulso fenomenológico com vistas a compreender os principais eventos do mundo moderno, pensando sem arrimos, por meio de uma análise conceitual transmitida na forma de narrativa. Posteriormente, passa-se à análise das teses contidas em "A crise na educação", crise caracterizada pelo rebaixamento dos níveis escolares, após a aplicação servil e indiscriminada de pressupostos teóricos fundamentados na progressive education; utiliza-se como aporte conceitual parte significativa da obra da autora. Conclui-se, do pensamento de Arendt, que a crise da autoridade e da tradição está na base da crise educacional, pois a educação, enquanto instância pré-política, não pode prescindir de ambas, mas caminha em um mundo que não mais está ordenado pela autoridade nem coeso pela tradição, e, sobretudo, porque a recusa dos adultos em exercer a autoridade sobre as crianças equivale a eles não assumirem a responsabilidade pelas crianças e pelo mundo, embora elas precisem de sua orientação até que possam se inserir no mundo comum, onde deverão exercer sua liberdade. Depois, busca-se analisar a natureza do totalitarismo em Hannah Arendt, com a finalidade de trazer à luz as principais características totalitárias das quais se podem extrair consequências para o mundo não totalitário, destacando-se a limitação da liberdade e da espontaneidade, a solidão organizada, a superfluidade, a ideologia e a logicidade, questões que Arendt analisa pela ótica da perda do mundo e do senso comuns. Finalmente, busca-se situar o problema específico da educação no conjunto das preocupações de Hannah Arendt com o fenômeno totalitário, concluindo-se que há conexões textuais e conceituais, pois a crise educacional local reflete a crise geral à medida que é, pela recusa da autoridade e geração do conformismo, uma atitude frente ao novo no sentido de negar-lhe o direito de no mundo se firmar.Abstract: This thesis has as its object the thought of Hannah Arendt (1906-1975), concerning the relations between education and totalitarianism that appear in her work, having as its starting point the essay "The crisis in education", 1958. It begins by explaining that Arendt's approach on political affairs is under the amazement of the totalitarian phenomenon, which according to the author burst our categories of political thought and our standards of moral judgment. It shows that her analyzes are not based on any methodology, but it consists on a phenomenological impulse in order to understand the key events of the modern world, thinking without considering, based on a conceptual analysis transmitted in a narrative form. Subsequently, it focus on the analysis of the theses presented in "The crisis in education", crisis characterized by the lowering of school levels, after the servile and indiscriminate application of theoretical assumptions based on progressive education; using as framework a significant part of her work. It is concluded, considering the thought of Arendt, that the crisis of authority and tradition is the basis of educational crisis, since education, being a pre-political instance, cannot be separated from both, but it walks into a world that is neither ordered by the authority nor cohesive by tradition, and, above all, because adult's refusal of exercising their authority on children is equivalent to their not being responsible for children and the world, although they need their guidance until they can be inserted in common world, where they should exercise their freedom. Then, it tries to analyze the nature of totalitarianism in Hannah Arendt's though, with the purpose of enlightening the main characteristics of totalitarian from which consequences for a non-totalitarian world can be extracted, highlighting the limitation of freedom and spontaneity, the organized loneliness, the superfluity, ideology and the logicality, issues that Arendt analyzes from the perspective of the loss of world and common senses. Finally, it seeks to locate the specific problem of education among the concerns of Hannah Arendt with the totalitarian phenomenon, concluding that there are textual and conceptual connections, because the local educational crisis reflects the general crisis as it is, by the refusal of authority and the generation of conformism, an attitude toward the new to deny you the right to grow and establish yourself in the world.DoutoradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Goto, Roberto Akira, 1954-Gonçalves, TãniaPensarelli, DanielZuben, Newton Aquiles vonRodrigo, Lidia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Flávio Rovani de, 1982-20122012-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2008 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619104ANDRADE, Flávio Rovani de. A compreensão dos elementos pré-totalitários na educação, segundo Hannah Arendt. 2012. 2008 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619104. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/896372porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:50:20Zoai::896372Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:50:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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