Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawaguchi, Patricia, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805
Resumo: Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
id UNICAMP-30_5fa3058005e2f0200f550551a5e04c79
oai_identifier_str oai::1161901
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da MúsicaCultural domination, heritage and inequalities in Music teachingPatrimônio culturalProjetos sociaisEducação musicalIndústria culturalEducação libertadoraCultural heritageSocial projectsMusic educationCultural industryLiberation educationOrientador: Silvia Cordeiro NassifDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho compreende uma investigação acerca de como acontece a transmissão da cultura musical no ensino de instrumento, permeada pelas desigualdades no ensino formal de Música e por questões de acesso e apropriação da cultura de modo geral. Para isso, partimos do conceito de herança cultural do sociólogo Pierre Bourdieu somado à influência das interações com o meio colocada pelo psicólogo Lev Vigotski. Uma questão que se entrelaça com essa é a da dominação cultural: a ideia de que algumas manifestações culturais, aquelas reconhecidas pelas elites, são superiores à cultura popular. Foi traçada uma reflexão sobre como a indústria cultural contribui para perpetuar a estrutura de dominação a partir da transmissão da ideologia dominante. De maneira prática, foi realizado um estudo de caso em um projeto social municipal de ensino de instrumento, na cidade de Campinas-SP, com vinte e três estudantes das turmas de violoncelo, viola, clarinete e trompete e suas professoras e professores. Após a observação de aulas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para levantar dados sobre as experiências familiares com a música e outras linguagens artísticas, motivações para estudar, gosto musical, relação com o repertório do projeto, entre outras informações relevantes para esta pesquisa. À luz do referencial teórico e utilizando como base metodológica o materialismo histórico dialético, a análise dos dados mostra evidências de que as heranças culturais familiar e escolar têm grande importância para que jovens ingressem em projetos sociais de estudo de instrumento. Com relação ao repertório, nota-se uma combinação da música midiática e da música erudita nas práticas, com considerável abertura para as sugestões trazidas pelas turmas. Foram feitas então considerações de modo a construir possibilidades para que a educação musical seja mais libertadora, buscando dialogar com concepções da escola como potencial transformadora da sociedade. A contribuição que o presente trabalho espera oferecer, desse modo, é apontar caminhos para reduzir as desigualdades no ensino de Música e no acesso e apropriação da culturaAbstract: This work comprises an investigation about how the transmission of music culture happen in the teaching of musical instruments, which is permeated by the inequalities in formal music teaching, as well as in cultural access and appropriation in general. For this we start with Pierre Bourdieu¿s concept of cultural heritage added to the influence of interactions with the environment proposed by psychologist Lev Vigotski. A subject that interweaves with this is that of cultural dominance: the idea that some cultural manifestations, those recognized by the elites, are superior to popular culture. A reflection was drawn about how the cultural industry contributes to perpetuating the structure of dominance, from the transmission of the dominant ideology. In practice, a case study was conducted in a municipal social project of musical instruments teaching in Campinas-SP, with twenty-three students from cello, viola, clarinet and trumpet classes and their teachers. After watching the classes, semi-structured interviews were conducted to retrieve data about their familiar experiences with music and other artistic languages, motivations to study, musical preferences, conection with the project¿s repertoire among other relevant informations. In light of the theoretical references using the historial and dialectical materialism as methodological basis, the data analysis shows evidences that family and school cultural heritages have great importance for young people to enter social projects for musical instrument learning. As for the repertoire, a combination of media and classical music is noted, with considerable openness to sugestions that are brought by the students. Considerations were then made to construct possibilities for music education to be more liberating, trying to dialogue with views about the school as a potentially transformative force of our society. Thus the contribution that this work hopes to offer is to show paths to reduce inequalities in music teaching and in cultural access and apropriationMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-Schroeder, Jorge LuizUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKawaguchi, Patricia, 1989-20202020-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805KAWAGUCHI, Patricia. Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música. 2020. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161901Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-19T15:11:20Zoai::1161901Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-19T15:11:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
Cultural domination, heritage and inequalities in Music teaching
title Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
spellingShingle Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
Kawaguchi, Patricia, 1989-
Patrimônio cultural
Projetos sociais
Educação musical
Indústria cultural
Educação libertadora
Cultural heritage
Social projects
Music education
Cultural industry
Liberation education
title_short Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
title_full Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
title_fullStr Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
title_full_unstemmed Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
title_sort Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música
author Kawaguchi, Patricia, 1989-
author_facet Kawaguchi, Patricia, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Schroeder, Jorge Luiz
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawaguchi, Patricia, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Projetos sociais
Educação musical
Indústria cultural
Educação libertadora
Cultural heritage
Social projects
Music education
Cultural industry
Liberation education
topic Patrimônio cultural
Projetos sociais
Educação musical
Indústria cultural
Educação libertadora
Cultural heritage
Social projects
Music education
Cultural industry
Liberation education
description Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805
KAWAGUCHI, Patricia. Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música. 2020. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805
identifier_str_mv KAWAGUCHI, Patricia. Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da Música. 2020. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640805. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161901
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170873106432