O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cidade, Ruth Eugenia Amarante
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430
Resumo: Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
id UNICAMP-30_605bd2548f1c876160812aca9b610d68
oai_identifier_str oai::133753
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de DownDown, Síndrome deEducação física para crianças deficientesAtençãoAprendizagem motoraOrientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes TavaresDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: No processo de ensino-aprendizagem de habilidades motoras um aspecto essencial para produzir um resposta motora é a seleção da informação do meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi verificar o desempenho de portadores da Síndrome de Down no uso de dicas específicas como estratégia de atenção seletiva em programa similar ao aplicado em indivíduos não portadores com o mesmo nível de escolaridade. Participaram desta pesquisa 37 indivíduos portadores da Síndrome de Down, sendo 23 do sexo masculino e 14 do sexo feminino com idades entre 9 e 20 anos, todos cursando o equivalente ao 1 ano do 1 grau. A tarefa destes indivíduos consistiu em jogar de computador desenvolvido Por LADEWING (1994) para estudos de atenção seletiva, no qual os indivíduos tinham que manobrar um nave espacial num campo de asteróides com intuito de atingir naves adversárias. Os indivíduos foram divididos aleatoriamente em dois grupos, GRUPO 1- com dicas e Grupo 2 sem dicas e testados um a um, seguindo suas fases, aquisição e retenção. Durante a fase de aquisição os indivíduos jogaram 8 minutos, fizeram um pausa de 5 minutos e na seqüência, durante a fa se de retenção jogaram mais 6 minutos ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digitalAbstract: : One of the most important aspects to produce a correct motor response is the selection of information from the environment. The objective of this study was to investigate the performance of Down Syndrome subjects usisng specific cues as seletives attention strategies. Thirty sever Downs Syndrome subjects, 23 males and 14 females, age varynf from 9to 20 years, from a first grade participated in this study. The task consisted in to play a computer game developed by LADEWIG(1994) in which subjects have to maneuver a spaceship through fields of asteroids while destroying alien spaceships. Subjects were randomly divided of into 2 groups, GROUP 1 - Cues and GROUP 2 - No Cues and individually tested during two phases: acquisition and retention. During acquisition subjects played for 8 minutes, with a 5 minutes interval, followed by a 6 minutes retention phase. Statistical analysis through means and standard deviation were calculated on the dependent variables of aliens, hits, contacts and the proportion. A MANOVA was also calculated on the factors of age, sex, city and cues. Alpha level was set at .05 for statistical significance purposes. The results indicated no significant differences between the two groups. Subjects with Down Syndrome did not improved performance between aquisition and retention contrary the results found by LADEWIG (1994) using normal children. Future studies using this type of population and this methodology should adapt the instrument considering the cognitive dificulties of Down Syndrome subject ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertationsMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-Ferreira, Ana Isabel de FigueiredoLadewig, IversonUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCidade, Ruth Eugenia Amarante19981998-08-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430CIDADE, Ruth Eugenia Amarante. O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down. 1998. 99f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133753porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:17Zoai::133753Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
title O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
spellingShingle O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
Cidade, Ruth Eugenia Amarante
Down, Síndrome de
Educação física para crianças deficientes
Atenção
Aprendizagem motora
title_short O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
title_full O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
title_fullStr O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
title_full_unstemmed O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
title_sort O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down
author Cidade, Ruth Eugenia Amarante
author_facet Cidade, Ruth Eugenia Amarante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
Ferreira, Ana Isabel de Figueiredo
Ladewig, Iverson
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cidade, Ruth Eugenia Amarante
dc.subject.por.fl_str_mv Down, Síndrome de
Educação física para crianças deficientes
Atenção
Aprendizagem motora
topic Down, Síndrome de
Educação física para crianças deficientes
Atenção
Aprendizagem motora
description Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430
CIDADE, Ruth Eugenia Amarante. O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down. 1998. 99f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430
identifier_str_mv CIDADE, Ruth Eugenia Amarante. O uso de dicas especificas como estrategia de atenção seletiva em portadores da Sindrome de Down. 1998. 99f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586430. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138335065636864