Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464 |
Resumo: | Orientador: Silvio Donizette de Oliveira Gallo |
id |
UNICAMP-30_64ee832b686e4e98990b1a1706404559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::366063 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertextoFormal Knowledge, reading and reality: an inter-textAutobiografiaCurrículosCotidiano escolarAutobiographyCurriculumSchool dailyOrientador: Silvio Donizette de Oliveira GalloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir de minhas experiências como aluna e professora, investigo as transformações e permanências no currículo escolar. Problematizo a pertinência dos projetos inseridos como parte da flexibilização da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); a abertura das escolas para projetos de inserção dos menos favorecidos e o discurso da inclusão a partir do multiculturalismo e do localismo, ou seja, a partir da realidade sociocognitiva dos alunos. Proponho, frente à gravidade da situação de analfabetismo ou semi-analfabetismo e também, frente à abertura da escola para atividades extra-curriculares e para todo o azar de violências, que a formação dos estudantes seja pautada pelo desenvolvimento da leitura, do aprendizado da norma culta da língua, do aprendizado dos conhecimentos formais mais universais, os quais devem se constituir em objetivo primeiro da escola, como momento de formação e emancipação intelectual individual e de alteridade. Também, insisto na manutenção da escola como o lugar da disciplina na sua positividade, ou seja, como momento de aprendizagem, de produção de saberes emancipatórios por meio do desenvolvimento da leitura e da intertextualidadeAbstract: Taking as starting point my experiences as student and teacher, I research on changes and fixtures in school curriculum. I question the pertinence of projects included as part of the flexibleness derived from the new LDB -Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Law on Education Norms and Foundations); the opening of schools to projects of inclusion of the economically excluded, and the inclusion discourse centered on multiculturalism and localism, that is to say, inclusion based on students¿ socio-cognitive reality. Considering the gravity of students¿ illiteracy and semi-illiteracy as well as the opening of schools to extracurricular activities and to all sorts of violence hazards, I propose that students¿ education should be rooted in the development of reading competence, in the learning of standard Portuguese dialect, in the acquisition of the more universal formal knowledge which must constitute the first and foremost school objective, being school time viewed as the moment for individuals¿ intellectual formation and emancipation, and alterity. Also, I insist on the positive rôle of school as a disciplinary institution in that it provides for the learning and production of emancipating knowledgeMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Souza, Regina Maria deDanelon, MarcioPeres, CarmemUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPizarro, Dione20062006-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464PIZARRO, Dione. Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade: um intertexto. 2006. 116p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366063porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:01Zoai::366063Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto Formal Knowledge, reading and reality: an inter-text |
title |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto |
spellingShingle |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto Pizarro, Dione Autobiografia Currículos Cotidiano escolar Autobiography Curriculum School daily |
title_short |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto |
title_full |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto |
title_fullStr |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto |
title_full_unstemmed |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto |
title_sort |
Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade : um intertexto |
author |
Pizarro, Dione |
author_facet |
Pizarro, Dione |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963- Souza, Regina Maria de Danelon, Marcio Peres, Carmem Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizarro, Dione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Currículos Cotidiano escolar Autobiography Curriculum School daily |
topic |
Autobiografia Currículos Cotidiano escolar Autobiography Curriculum School daily |
description |
Orientador: Silvio Donizette de Oliveira Gallo |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464 PIZARRO, Dione. Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade: um intertexto. 2006. 116p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PIZARRO, Dione. Conhecimento formal, leitura ficcional e realidade: um intertexto. 2006. 116p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 116p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248622939439104 |