Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troncoso Guerrero, Patricia Virginia
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_61b0a1b332d80564597c4ce132e846c7
oai_identifier_str oai::134381
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interação social : a dominancia em situação de aprendizagemPiaget, Jean, 1896-1980Dominancia (Psicologia)Interação socialConflito (Psicologia)AprendizagemOrientador: Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nos estudos publicados sobre a questão da dominância-complacência, autores como Doise e Mugny (1983) verificaram, em uma única situação de conflito, um efeito negativo da complacência em duplas. o objetivo desta pesquisa foi estudar como se manifesta o aspecto da dominância-complacência em duplas, quando submetidas a um processo de intervenção por conflito sócio-cognitivo em interações continuadas. Também, verificar relações entre aprendizagem e dominância-complacência. Participaram da intervenção quarenta e quatro sujeitos pré-escolares, não operatórios em conservação de comprimento. Realizaram-se uma média de três sessões experimentais de conservação de comprimento por dupla, cada uma delas contendo seis situações de conflito; um pós-teste imediato; um pós-teste retardado. Os dados sugeriram que o efeito de dominância-complacência , é bem menos freqüente em situações de interação continuada, do que foi encontrado na literatura. Analisando as condutas das duplas observou-se quatro tipos de comportamento: os sujeitos submissos puros (complacentes em todas as sessões), com tendência a submissão, com tendência a dominância, e dominantes puros (dominantes em todas as sessões). Foram encontradas diferenças quanto a movimentação cognitiva e aprendizagem entre os grupos. Os sujeitos dominantes puros aprendem mais que os complacentes puros, e movimentam-se cognitivamente produzindo ganhos cognitivos, o mesmo não ocorrendo com os complacentes purosAbstract: In the studies about the subject dominance-submission Doise and Mugny (1983) checked, in a single conflict situation, a negative effect of submission in peers. The aim of this research was to study how the dominance-submission aspect happened in peers when they suffered a sócio-cognitive conflict intervention in continuous interactions, and to check relations between learning and dominance submission. Fourty four non-operational preschoolers in lenght conservation took part in a lenght conservation experimento Na avarage of three experimental sessions plus imediate and delayed post-test were realized. Each session had six conflict situations. The data suggested that the dominance-submission effect is less frequent in continous interaction situations than suggested in literature. Analysing the peer's procedure, four types of behaviour were observed: the submissive (the subject was submissive in all sessions), those with submission tendence, those with dominance tendence and the pure dominant (the subject was dominant in all sessions). Diferences were found among groups related with cognitive movement and learning. The pure dominant subject learn more than the pure submissive, and their submissive. cognitive moments produce cognitive increase, fact that doesn't happen for the pureMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTroncoso Guerrero, Patricia Virginia19981998-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524TRONCOSO GUERRERO, Patricia Virginia. Interação social: a dominancia em situação de aprendizagem. 1998. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134381porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:55:38Zoai::134381Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:55:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
title Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
spellingShingle Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
Troncoso Guerrero, Patricia Virginia
Piaget, Jean, 1896-1980
Dominancia (Psicologia)
Interação social
Conflito (Psicologia)
Aprendizagem
title_short Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
title_full Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
title_fullStr Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
title_full_unstemmed Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
title_sort Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
author Troncoso Guerrero, Patricia Virginia
author_facet Troncoso Guerrero, Patricia Virginia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Troncoso Guerrero, Patricia Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Dominancia (Psicologia)
Interação social
Conflito (Psicologia)
Aprendizagem
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Dominancia (Psicologia)
Interação social
Conflito (Psicologia)
Aprendizagem
description Orientador: Fermino Fernandes Sisto
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524
TRONCOSO GUERRERO, Patricia Virginia. Interação social: a dominancia em situação de aprendizagem. 1998. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TRONCOSO GUERRERO, Patricia Virginia. Interação social: a dominancia em situação de aprendizagem. 1998. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814736850944