A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_640c3fbff659ea8d01fc4a4b42bf410e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::414446 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeiraTest takers' perspective of authenticity in foreign language reading assessmentAvaliaçãoLeituraLíngua estrangeiraAssessmentReadingForeign languageOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A "autenticidade" de uma avaliação de língua estrangeira (LE) geralmente é uma característica tida como positiva e desejável, pois refletiria princípios mais condizentes com o ideal de avaliação de desempenho comunicativo. A "autenticidade" se caracterizaria pelo uso de insumo "real" (não produzidos especialmente para a avaliação), e tarefas integradoras, que se aproximem dos usos cotidianos da LE. A perspectiva dos examinandos revela-se importante nesse contexto, uma vez que suas concepções acerca do que são, por exemplo, leitura e avaliação, orientarão suas percepções sobre um determinado exame, o modo como o realizam e seu conseqüente desempenho. Busca-se aqui compreender melhor qual é a percepção do examinando sobre a "autenticidade" do teste - quais elementos ele identifica como "autênticos" em três tipos de avaliação de leitura, qual a importância atribuída a essa autenticidade e se suas concepções são consoantes com princípios mais (ou menos) integradores. Para isso, metodologia qualitativa é empregada, com estudos de caso que permitem refletir sobre a natureza dessas percepções. Os resultados refletem diferenças nas percepções sobre autenticidade entre examinandos com diferentes níveis de proficiência, assim como na importância atribuída à autenticidade e à integração de habilidades na avaliaçãoAbstract: The "authenticity" of a foreign language (FL) assessment generally is taken as a positive characteristic, since it would reflect principles more suitable to the idea of communicative performance assessment. "Authenticity" could be described as the use of authentical input (not produced only for assessment purposes) and integrated tasks, which would be similar to the common FL use. The perspectives of examinees are important in this context, since their conceptions about reading and assessment, for instance, will lead their perceptions about an exam, the manner they do it and their consequent performance. It is aimed to comprehend examinees' perceptions of authenticity of tests - which elements they identify as authentic in three kinds of reading assessment, the importance given to authenticity, and if their conceptions are consonant with more(or less) integrated principles. To achieve that, qualitative methodology is used, with case studies that permit to reflect about the essence of these perceptions. The results demonstrate differences in the perceptions of authenticity among examinees with different levels of proficiency, as well as in the importance given to authenticity and to the integration of skills in assessmentMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Oliveira, Paulo Sampaio Xavier deLanzoni, Helcio de PaduaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Katia da Silva20072007-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100ARAUJO, Katia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/414446porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:02:14Zoai::414446Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:02:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira Test takers' perspective of authenticity in foreign language reading assessment |
title |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira |
spellingShingle |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira Araujo, Katia da Silva Avaliação Leitura Língua estrangeira Assessment Reading Foreign language |
title_short |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira |
title_full |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira |
title_fullStr |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira |
title_sort |
A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira |
author |
Araujo, Katia da Silva |
author_facet |
Araujo, Katia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Oliveira, Paulo Sampaio Xavier de Lanzoni, Helcio de Padua Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Katia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Leitura Língua estrangeira Assessment Reading Foreign language |
topic |
Avaliação Leitura Língua estrangeira Assessment Reading Foreign language |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100 ARAUJO, Katia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ARAUJO, Katia da Silva. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/414446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 147p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188975254962176 |