Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Darlyane Antunes, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791
Resumo: Orientador: Rubens Bedrikow
id UNICAMP-30_6531baa72890d099f4b29057c7077f04
oai_identifier_str oai::1091464
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health educationPublic university extension projects, from the perspective of health educationEducação em saúdeEducação permanenteExtensão universitáriaUniversidades e faculdadesCapacitação de recursos humanos em saúdeHealt educationEducation, ContinuingUniversity extensionUniversitiesHealth human resource trainingOrientador: Rubens BedrikowDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Os três pilares da universidade pública são o ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária tornou-se o principal instrumento de inter-relação da Universidade com a sociedade, de democratização do conhecimento acadêmico e de (re)produção desse conhecimento por meio da troca de saberes com as comunidades. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, o projeto pedagógico do Curso de Graduação deve prever atividades complementares e mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, como os programas de extensão. Esta pesquisa analisou projetos de extensão desenvolvidos no Curso de Bacharelado em Enfermagem do Departamento de Educação do Campus de Guanambi, da Universidade do Estado da Bahia, sob a ótica da Educação na Saúde - formação e desenvolvimento para a atuação em saúde. O objetivo foi traçar os perfis dos projetos de extensão, identificar as estratégias de Educação na Saúde utilizadas nesses projetos e conhecer a opinião dos docentes, coordenadores dos projetos de extensão pesquisados, acerca da Educação na Saúde nos projetos de extensão coordenados por eles. A metodologia incluiu a análise do conteúdo do relatório do Sistema Integrado de Planejamento, preenchido pelos coordenadores dos projetos no início de cada ano letivo, e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os coordenadores dos projetos de extensão. Encontrou-se predomínio do perfil social/acadêmico - tendo como prioridade a busca de solução para problemas sociais e a construção de sujeitos que participam de sua própria história e da sociedade em que estão inseridos, com resquícios do modelo assistencialista - cujas ações são pautadas na oferta de cursos, treinamentos e prestação de serviços. Os coordenadores dos projetos de extensão associam a relevância da extensão universitária à necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no intuito de qualificar o processo formativo, e apontam para a necessidade de garantia da permanência das ações em andamento. Dentre as ações de extensão, prevaleceram as reuniões periódicas, metodologia participativa, encontros para promoção de saúde, ações educativas e oficinas, em geral, realizadas pelos discentes. A Educação em Saúde - processo educativo que visa à apropriação temática pela população e contribui para aumentar a autonomia das pessoas, prevalece como principal estratégia de execução das ações extensionistas. Os projetos não deixam explicitados de maneira clara como serão desenvolvidas as ações, o que pode indicar a necessidade de apropriação pelos coordenadores dos projetos dos conceitos relativos aos tipos de Educação na Saúde, visando a elaboração de projetos mais adequados do ponto de vista conceitual, assim como fortalecimento de ações mais politicas e emancipatórias nas atividades extensionistas. Os principais obstáculos à realização de projetos de extensão relacionam-se à grande carga horária discente, falta de transporte, insuficiente apoio financeiro por parte da universidade, notadamente no que diz respeito à limitação de bolsas para alunos, e incompatibilidade de horário disponível pelos alunos e funcionamento das unidades de saúdeAbstract: The formation of an egress / professional in the field of health is complex, considering that these future professionals will deal daily with health and illness situations of the population in general. The study had as justification, the importance of knowing how actions for professional training in health occur and how the university extension contributes in this process. To understand these phenomena were listed objectives for the research, the general is "to analyze from the point of view of Health Education the extension projects developed in the Nursing Bachelor Course of UNEB - DEDC XII". For the development the qualitative approach was chosen, with the use of semi-structured interview and documentary analysis. The choice of the qualitative methodology was based on the fact that it is a methodology able to answer the guiding questions of the work and thus to reach the objectives of the same. From the reading of the documents, there was a subdivision of the data into nine constituent axes. The choice of interview as a method based on the project proposal, because I understood that this would be the best way to extract the information from the participants. After analysis, we performed a quantitative of eight coordinators / projects that fit the research. It is important to note that the eight participated in the first phase, and seven of the second. The analysis of the materials was carried out in the following ways, the documentary part after structuring in worksheet produced by the researcher, was discussed correlating with the aspects of the interviews. With the results, a diversity of projects, both in the theme, public, spaces for execution, as well as the chosen approach for the extensionist actions, is concluded, however, as regards the structure of the projects, there is a superficiality in its present construction in the great majority, since these do not describe in a timely manner how the proposed activities will be carried out and present divergences in the concepts about the types of Education in Health, according to the Ministry of Health. In the interviews, the method of analysis was based on the one proposed by Minayo, thematic It followed the construction of fourteen initial categories, finalizing with three endings that are discussed throughout the text. It is concluded that the profile of social / academic extension predominates in the projects, however there are remnants of the disused assistance model in Brazil. The indissociability between teaching, research and extension is a permanent search of most of the coordinators, since they understand the relevance of extension as one of the supports of the university tripod in the formation process. Student workload, peer-to-peer compatibility, incentive and financial support from the university are limitations that permeate all projects, but do not prevent them from executing extension actions. The practice of Health Education prevails as a means for the execution of the extensionist actions, however it is concluded that there is a need for appropriation of the concepts of the types of Education in Health, by the coordinators of the projects, aiming at a more balanced structuring of the projects, as well as strengthening of more political and emancipatory actions in extension activities. The coordinators demonstrate a search to ensure the permanence of actions, to produce interaction between teaching and research thrugh extension, producing the indissociability of the university tripoMestradoPolítica, Gestão e PlanejamentoMestra em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde[s.n.]Bedrikow, Rubens, 1962-Marques, DalvaniDini, Ariane PolidoroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Política e Gestão em SaúdeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMacedo, Darlyane Antunes, 1980-20192019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791MACEDO, Darlyane Antunes. Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde: Public university extension projects, from the perspective of health education. 2019. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091464Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T14:41:40Zoai::1091464Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-19T14:41:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
Public university extension projects, from the perspective of health education
title Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
spellingShingle Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
Macedo, Darlyane Antunes, 1980-
Educação em saúde
Educação permanente
Extensão universitária
Universidades e faculdades
Capacitação de recursos humanos em saúde
Healt education
Education, Continuing
University extension
Universities
Health human resource training
title_short Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
title_full Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
title_fullStr Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
title_full_unstemmed Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
title_sort Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
author Macedo, Darlyane Antunes, 1980-
author_facet Macedo, Darlyane Antunes, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bedrikow, Rubens, 1962-
Marques, Dalvani
Dini, Ariane Polidoro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Darlyane Antunes, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação permanente
Extensão universitária
Universidades e faculdades
Capacitação de recursos humanos em saúde
Healt education
Education, Continuing
University extension
Universities
Health human resource training
topic Educação em saúde
Educação permanente
Extensão universitária
Universidades e faculdades
Capacitação de recursos humanos em saúde
Healt education
Education, Continuing
University extension
Universities
Health human resource training
description Orientador: Rubens Bedrikow
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791
MACEDO, Darlyane Antunes. Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde: Public university extension projects, from the perspective of health education. 2019. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791
identifier_str_mv MACEDO, Darlyane Antunes. Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde: Public university extension projects, from the perspective of health education. 2019. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636791. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091464
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189146965573632