Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biase, Erica Giaretta
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829
Resumo: Orientador: Elizabeth Nogueira da Silva Mercuri
id UNICAMP-30_6607ad0517a69fb394f74c902ce180ae
oai_identifier_str oai::422708
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacionalReason of choise of the graduation course : an analysis of the national scientific productionEnsino superiorCurso de graduaçãoEscolha profissionalPesquisa bibliográficaHigher educationGraduation courseProfessional choiceBibliographical researchOrientador: Elizabeth Nogueira da Silva MercuriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa voltou-se para a compreensão de motivos e fatores que interferem na escolha de curso superior de graduação, a partir de um estudo de natureza bibliográfica da produção científica nacional de 1990 a 2005. O objetivo foi à identificação e análise dos principais motivos de escolha do curso de graduação presentes nos estudos e sua relação ao ano de publicação, área do conhecimento do curso e natureza administrativa das instituições a que os estudantes estão vinculados. Foram analisadas 57 publicações distribuídas entre dissertações, teses e artigos de periódicos. Constatou-se, no conjunto de dados descritos pelos autores das pesquisas, 80 termos de motivos de escolha apontados pelos estudantes pesquisados. A partir da extensão e similitude dos termos, foi possível o agrupamento de sete categorias. Cada uma dessas categorias está direcionada para um núcleo de atenção, as quais são os motivos voltados ao estudante, ao mercado de trabalho, ao outro, à profissão, aos familiares e às outras pessoas, à área do conhecimento e/ou curso e aos motivos voltados para o processo educacional. Dentre estas categorias de motivos de escolha do curso de graduação, observou-se que a categoria ¿motivos voltados ao estudante¿ apresentou uma porcentagem superior às demais (82,4%). Verificou-se também que no período estudado há uma maior incidência das categorias de motivos voltados à profissão, ao mercado de trabalho e à família. As outras categorias, que envolvem os motivos voltados ao outro, curso e ao processo educacional se mostraram menos atuantes nas decisões de escolha de curso. Em relação às associações entre motivos de escolha e as áreas do conhecimento, evidenciou-se que os resultados das pesquisas envolvendo estudantes do ensino superior das áreas de Ciências Médicas e da Saúde, e Ciências Humanas apresentaram entre si semelhanças maiores do que aos dados dos estudos com alunos do ensino médio. Na análise dos motivos de escolha presentes entre os estudantes de instituições públicas e privadas verificouse que os motivos voltados para o estudante tiveram uma porcentagem maior no setor público (69,2%), e no setor privado os motivos voltados à profissão alcançaram maior destaque (78,5%). Entretanto, estes dados apresentam diferenças quando se consideram estudantes de ensino médio e graduandos. A presença quase permanente de motivos ligados ao estudante aponta estar fortemente presente nos indivíduos a crença de que, ao fazerem suas escolhas de curso estão, dentre outros aspectos, principalmente, respondendo às suas expectativas e características pessoais. Sugere-se a realização de um maior número de estudos com alunos de instituições privadas e ampliação de pesquisas comparativas, as quais envolvem cursos de diferentes áreas do conhecimentoAbstract: The research turned toward the understanding of reasons and factors that intervene with the choice of superior course of graduation, from a study of bibliographical nature of the national scientific production of 1990 the 2005. The objective was to the identification and analysis of the main reasons of choice of the graduation course gifts in the studies and its relation to the year of publication, area of the knowledge of the course and administrative nature of the institutions the one that the students are tied. 57 publications distributed between Master¿s dissertations, Doctoral thesis and articles of periodic had been analyzed. It was evidenced, in the described data set for the authors of the research, 80 terms of reasons of choice pointed by the searched students. From the extension and similitude of the terms, the grouping of seven categories was possible. Each one of these categories is directed for an attention nucleus, which are the reasons directed to the student, to the work market, to the other, to the profession, the familiar ones and the other people, the area of the knowledge and/or course and to the reasons come back toward the educational process. Amongst these categories of reasons of choice of the graduation course, it was observed that the category "reasons directed to the student" presented a superior percentage to excessively (82,4%). It was also verified that in the studied period it has a bigger incidence of the categories of reasons directed to the profession, the market of work and the family. The other categories, that involve the reasons directed to the other, course and to the educational process if had shown operating little in the decisions of course choice. In relation to the associations between choice reasons and the areas of the knowledge, it was proven that the results of the research involving students of the superior education of the areas of Medical Sciences and the Health, and Sciences Human beings had presented between itself bigger similarities of the one than to the data of the studies with pupils of average education. In the analysis of the choice reasons gifts between the students of public and private institutions it was verified that the reasons directed toward the student had had a bigger percentage in the public sector (69,2%), and in the private sector the reasons come back to the profession had reached greater have detached (78,5%). However, these data present differences when graduating students of average education consider themselves and. The almost permanent presence of on reasons to the student points to be strong present in the individuals the belief of that, when making its choices of course are, amongst other aspects, mainly, answering to its expectations and personal characteristics. It is suggested the accomplishment of a bigger number of studies with pupils of private institutions and magnifying of comparative research, which involves courses of different areas of the knowledgeMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-Soares Neto, Cícero José AlvesFini, Lucila Diehl TolaineOliveira, Jose AriSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBiase, Erica Giaretta20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf130p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829BIASE, Erica Giaretta. Motivos de escolha do curso de graduação: uma analise da produção cientifica nacional. 2008. 130p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422708porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:16Zoai::422708Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
Reason of choise of the graduation course : an analysis of the national scientific production
title Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
spellingShingle Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
Biase, Erica Giaretta
Ensino superior
Curso de graduação
Escolha profissional
Pesquisa bibliográfica
Higher education
Graduation course
Professional choice
Bibliographical research
title_short Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
title_full Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
title_fullStr Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
title_full_unstemmed Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
title_sort Motivos de escolha do curso de graduação : uma analise da produção cientifica nacional
author Biase, Erica Giaretta
author_facet Biase, Erica Giaretta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Soares Neto, Cícero José Alves
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Oliveira, Jose Ari
Soligo, Ângela Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Biase, Erica Giaretta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Curso de graduação
Escolha profissional
Pesquisa bibliográfica
Higher education
Graduation course
Professional choice
Bibliographical research
topic Ensino superior
Curso de graduação
Escolha profissional
Pesquisa bibliográfica
Higher education
Graduation course
Professional choice
Bibliographical research
description Orientador: Elizabeth Nogueira da Silva Mercuri
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829
BIASE, Erica Giaretta. Motivos de escolha do curso de graduação: uma analise da produção cientifica nacional. 2008. 130p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BIASE, Erica Giaretta. Motivos de escolha do curso de graduação: uma analise da produção cientifica nacional. 2008. 130p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
130p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188982419881984