Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murback, Silvana Elisa Sauaia Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194
Resumo: Orientador : Maria Helena Salgado Bagnato
id UNICAMP-30_675cece1e10a4997aa4aeae44561f1f2
oai_identifier_str oai::425869
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidadesContinuing education in collective health : challenges and opportunitiesEducação permanenteEducaçãoSaúde públicaEnfermagemContinuing educationEducationCollective healthNursingOrientador : Maria Helena Salgado BagnatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa aborda a temática Educação Continuada em Saúde Coletiva: desafios e possibilidades. Teve como objetivo geral analisar como se configuram as atividades de Educação Continuada dos enfermeiros na área de saúde coletiva de um município mineiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que utilizamos aporte dos elementos da teoria crítica como estratégia metodológica entrevista semi-estruturada, questionário, diário de campo e análise documental. Os sujeitos desta pesquisa foram enfermeiras, Secretário de Saúde, Secretária-adjunta e a Coordenadora dos Programas de Saúde. As enfermeiras que atuavam na saúde coletiva realizaram um número considerável de atividades intituladas de Educação Continuada, mesmo que de forma pontual, principalmente no período compreendido entre 2001-2007. As informações obtidas junto aos sujeitos evidenciam a falta de uma política mais sistematizada de Educação Continuada na área da saúde abrangendo: previsão, captação e distribuição de recursos financeiros, incentivo à formação continuada dos trabalhadores da saúde, participação dos trabalhadores de todos os setores, áreas que demandam aquisição de novos conhecimentos e demandas dos trabalhadores. Consideramos essencial que para a avaliação dos resultados dos programas de Educação Continuada, haja um diagnóstico da situação, com uma resposta dos sujeitos envolvidos. Só assim, pesquisas que abordam esta temática poderão dar uma maior contribuição para os profissionais envolvidos. As falas dos sujeitos (gestores) indicam que existe um movimento voltado para questões da humanização e a melhoria da qualidade do atendimento em saúde, o que pode contribuir para a transformação da realidadeAbstract: This research addresses the theme Continuing Education in Public Health: its challenges and opportunities. It had intended to analyse the shape how to configure the activities of Continuing Education of nurses in the area of public health of a city of the state of Minas Gerais. This is a qualitative research, we use input elements of the critical theory as a strategy methodological, semi-structured interview, questioning, daily field and documentary analysis. The subjects of this research were nurses, Secretary for Health, Deputy Secretary and Coordinator of Health Programs. The nurses working in public health held a number considerable of activities calls by the name of Continuing Education, even if so the punctual shape, mainly in the period 2001-2007. The information obtained from these subjects showed a lack of a more systematic policy of Continuing Education for health cover: prediction, capture and distribution of financial resources, encouraging the continued training of health workers, worker participation of all sectors, areas that require acquisition of new knowledge and demands of the workers. We consider it essential that for the evaluation of the results of programmes for Continuing Education, there is a diagnosis of the situation, with a response of the subjects involved. Only thus, searches which address this issue can make a greater contribution to the professionals involved. The words of the subjects (managers) indicate that there is a movement dedicated to issues of humanization and improving the quality of care in health, which may contribute to the transformation of realityMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019Monteiro, Maria InêsSoligo, Ângela FátimaBueno, Sonia Maria VillelaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMurback, Silvana Elisa Sauaia Lopes2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194MURBACK, Silvana Elisa Sauaia Lopes. Educação continuada em saude coletiva: desafios e possibilidades. 2008. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425869porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:12:40Zoai::425869Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:12:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
Continuing education in collective health : challenges and opportunities
title Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
spellingShingle Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
Murback, Silvana Elisa Sauaia Lopes
Educação permanente
Educação
Saúde pública
Enfermagem
Continuing education
Education
Collective health
Nursing
title_short Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
title_full Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
title_fullStr Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
title_sort Educação continuada em saude coletiva : desafios e possibilidades
author Murback, Silvana Elisa Sauaia Lopes
author_facet Murback, Silvana Elisa Sauaia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019
Monteiro, Maria Inês
Soligo, Ângela Fátima
Bueno, Sonia Maria Villela
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Murback, Silvana Elisa Sauaia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Educação
Saúde pública
Enfermagem
Continuing education
Education
Collective health
Nursing
topic Educação permanente
Educação
Saúde pública
Enfermagem
Continuing education
Education
Collective health
Nursing
description Orientador : Maria Helena Salgado Bagnato
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194
MURBACK, Silvana Elisa Sauaia Lopes. Educação continuada em saude coletiva: desafios e possibilidades. 2008. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MURBACK, Silvana Elisa Sauaia Lopes. Educação continuada em saude coletiva: desafios e possibilidades. 2008. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188986472628224