Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes Rojas, Fagner Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kehrig, Ruth Terezinha, Leitão Biato, Emilia Carvalho, dos Santos, Neuci Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730
Resumo: Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde.
id UNEMAT-3_d4aced109e3ccd65b508cba704245d20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3730
network_acronym_str UNEMAT-3
network_name_str Journal Health NPEPS
repository_id_str
spelling Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...Health EducationContinuing educationPermanent Health Education.Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730Journal Health NPEPS; v. 4 n. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330Journal Health NPEPS; Vol. 4 No. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330Journal Health NPEPS; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-3302526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730/3362Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes Rojas, Fagner LuizKehrig, Ruth TerezinhaLeitão Biato, Emilia Carvalhodos Santos, Neuci Cunha2021-11-01T11:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3730Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:33.639864Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
title Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
spellingShingle Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
Lemes Rojas, Fagner Luiz
Health Education
Continuing education
Permanent Health Education.
title_short Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
title_full Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
title_fullStr Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
title_full_unstemmed Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
title_sort Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
author Lemes Rojas, Fagner Luiz
author_facet Lemes Rojas, Fagner Luiz
Kehrig, Ruth Terezinha
Leitão Biato, Emilia Carvalho
dos Santos, Neuci Cunha
author_role author
author2 Kehrig, Ruth Terezinha
Leitão Biato, Emilia Carvalho
dos Santos, Neuci Cunha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes Rojas, Fagner Luiz
Kehrig, Ruth Terezinha
Leitão Biato, Emilia Carvalho
dos Santos, Neuci Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Health Education
Continuing education
Permanent Health Education.
topic Health Education
Continuing education
Permanent Health Education.
description Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730
url https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730/3362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Health NPEPS; v. 4 n. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330
Journal Health NPEPS; Vol. 4 No. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330
Journal Health NPEPS; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330
2526-1010
10.30681/25261010
reponame:Journal Health NPEPS
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Journal Health NPEPS
collection Journal Health NPEPS
repository.name.fl_str_mv Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv npeps@unemat.br
_version_ 1797051502380974080