Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753 |
Resumo: | Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson |
id |
UNICAMP-30_948a182a93b4f04cb9fe37e1e779cd1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::108268 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São PauloLinguística aplicadaAlfabetizaçãoEnsino de primeiro grauOrientador: Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma reflexão acerca do que significou nas leituras, nas interpretações e na prática pedagógica dos profissionais envolvidos com a questão da alfabetização no contexto da escola pública, a implantação do Ciclo Básico no Estado de São Paulo. Para isto, necessária se fez uma volta ao início do período que sucedeu a referida implantação. Utilizando-me de uma análise da bibliografia que fundamentava os profissionais da escola p~blica naquela época e também da observação da prática de uma professora de Ciclo Básico que orientei naquele período e que trabalha em sintonia com os pressupostos filososóficos/metodológicos do Ciclo Básico, pretendi "unir" teoria/prática. Para desenvovimento do estudo (retrospectivo, portanto), foram feitas observações das aulas desta professora, durante os meses de março a junho de 1995. Os dados recolhidos, após transcritos (grave5U-se em áudio) e analisados, apresentaram evidências de que a implantação do Ciclo Básico no estado de São Paulo provocou uma série de diferentes interpretações tanto por aqueles que divulgam teorias quanto por aqueles que desenvolvem a prática no âmbito da escola pública, levantando, portanto: a) a necessidade de se repensar a maneira como é desenvolvido o processo de capacitação de profissionais do ensino neste âmbito e; b) a necessidade de caminharmos para uma ação pedagógica mais reflexiva e menos presa a dogmas pré estabelecidosAbstract: This work presents the results of a reflection on what the Ciclo Básico which began in the eighties in the State of São Paulo - meant to professionals involved with orientation and teaching of beginning reading and writing in public schools as to their reading and interpretation of the underlying theory and its transformation into pedagogical practic. Its main objective was to think about the relationship between theory and practice. An ana1ysis of the texts in which the philosophy and practice of the Ciclo Básico were based, as well as c1assroom observations - held from March to June of 1995 - of a first grade teacher whose work I had oriented in the eighties (and whose teaching has not changed much since then) were carried out with this purpose. The data made it evident that the implantation oí the Ciclo Básico brought with it a series of different interpretations of both theory and practice on the part of those who are in charge of making public education policies as well as on the , part of those who are in charge of putting them to work in c1assrooms. This raises the question of rethinking the process of teachers' training and formation as well as the necessity of beginning a pedagogical action more reflexive and less bound. to pre established dogmasMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Cruz, Celene MargaridaFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Ivanilde Moreira de19961996-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf73f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753SOUSA, Ivanilde Moreira de. Alfabetização: teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo. 1996. 73f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108268porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:28:52Zoai::108268Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:28:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
title |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo Sousa, Ivanilde Moreira de Linguística aplicada Alfabetização Ensino de primeiro grau |
title_short |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
title_full |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
title_sort |
Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo |
author |
Sousa, Ivanilde Moreira de |
author_facet |
Sousa, Ivanilde Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945- Cruz, Celene Margarida Fiad, Raquel Salek Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ivanilde Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Alfabetização Ensino de primeiro grau |
topic |
Linguística aplicada Alfabetização Ensino de primeiro grau |
description |
Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-08-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753 SOUSA, Ivanilde Moreira de. Alfabetização: teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo. 1996. 73f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOUSA, Ivanilde Moreira de. Alfabetização: teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo. 1996. 73f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 73f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188788524548096 |