Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ivanilde Moreira de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753
Resumo: Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
id UNICAMP-30_948a182a93b4f04cb9fe37e1e779cd1b
oai_identifier_str oai::108268
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São PauloLinguística aplicadaAlfabetizaçãoEnsino de primeiro grauOrientador: Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma reflexão acerca do que significou nas leituras, nas interpretações e na prática pedagógica dos profissionais envolvidos com a questão da alfabetização no contexto da escola pública, a implantação do Ciclo Básico no Estado de São Paulo. Para isto, necessária se fez uma volta ao início do período que sucedeu a referida implantação. Utilizando-me de uma análise da bibliografia que fundamentava os profissionais da escola p~blica naquela época e também da observação da prática de uma professora de Ciclo Básico que orientei naquele período e que trabalha em sintonia com os pressupostos filososóficos/metodológicos do Ciclo Básico, pretendi "unir" teoria/prática. Para desenvovimento do estudo (retrospectivo, portanto), foram feitas observações das aulas desta professora, durante os meses de março a junho de 1995. Os dados recolhidos, após transcritos (grave5U-se em áudio) e analisados, apresentaram evidências de que a implantação do Ciclo Básico no estado de São Paulo provocou uma série de diferentes interpretações tanto por aqueles que divulgam teorias quanto por aqueles que desenvolvem a prática no âmbito da escola pública, levantando, portanto: a) a necessidade de se repensar a maneira como é desenvolvido o processo de capacitação de profissionais do ensino neste âmbito e; b) a necessidade de caminharmos para uma ação pedagógica mais reflexiva e menos presa a dogmas pré estabelecidosAbstract: This work presents the results of a reflection on what the Ciclo Básico which began in the eighties in the State of São Paulo - meant to professionals involved with orientation and teaching of beginning reading and writing in public schools as to their reading and interpretation of the underlying theory and its transformation into pedagogical practic. Its main objective was to think about the relationship between theory and practice. An ana1ysis of the texts in which the philosophy and practice of the Ciclo Básico were based, as well as c1assroom observations - held from March to June of 1995 - of a first grade teacher whose work I had oriented in the eighties (and whose teaching has not changed much since then) were carried out with this purpose. The data made it evident that the implantation oí the Ciclo Básico brought with it a series of different interpretations of both theory and practice on the part of those who are in charge of making public education policies as well as on the , part of those who are in charge of putting them to work in c1assrooms. This raises the question of rethinking the process of teachers' training and formation as well as the necessity of beginning a pedagogical action more reflexive and less bound. to pre established dogmasMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Cruz, Celene MargaridaFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Ivanilde Moreira de19961996-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf73f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753SOUSA, Ivanilde Moreira de. Alfabetização: teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo. 1996. 73f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108268porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:28:52Zoai::108268Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:28:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
title Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
spellingShingle Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
Sousa, Ivanilde Moreira de
Linguística aplicada
Alfabetização
Ensino de primeiro grau
title_short Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
title_full Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
title_fullStr Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
title_sort Alfabetização : teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo
author Sousa, Ivanilde Moreira de
author_facet Sousa, Ivanilde Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-
Cruz, Celene Margarida
Fiad, Raquel Salek
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ivanilde Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Alfabetização
Ensino de primeiro grau
topic Linguística aplicada
Alfabetização
Ensino de primeiro grau
description Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-08-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753
SOUSA, Ivanilde Moreira de. Alfabetização: teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo. 1996. 73f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUSA, Ivanilde Moreira de. Alfabetização: teoria e pratica em (des)encontro : uma reflexão sobre a implantação do ciclo basico no Estado de São Paulo. 1996. 73f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
73f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188788524548096